Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+2
Adanrox
Paulo Soreto
6 participantes

    Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Paulo Soreto
    Paulo Soreto
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1980
    Créditos : 367

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue0/0Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue30/30Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (30/30)

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Paulo Soreto Qua Nov 19, 2014 11:49 pm

    Bom, é muito comum para os que iniciaram agora na programação e não tiveram acesso a informações necessárias sobre as boas práticas na hora de programar. Essas boas práticas são referentes ao código, nomenclatura de métodos e variáveis, comentários nos métodos e identação.

    Nome de métodos e variáveis
    Sinceramente, creio que isso não afeta apenas a mim, mas também a todos os programadores que quando leem um código com variáveis com nomes tipo: data, ret, temp...
    Isso me deixa muito, muito nervoso porque como que vou saber ao que se refere? Esses nomes não significam nada no código, não explicam absolutamente nada e apenas fazem com que terceiros se percam nas centenas de linhas existentes.

    Programação Ruby – Guia de boas práticas 54nOUWr

    Sempre tente usar nomes explicativos paras as variáveis e métodos, caso a variável guarde o nome de uma pessoa, o nome da variável deverá ser name. Isso também vale para os métodos.

    Programação Ruby – Guia de boas práticas R3lZ9IP

    Eu particularmente sou a favor de utilizar na nomenclatura apenas inglês, isso se deve ao fato da própria linguagem já apresentar os termos em inglês e continuar no padrão ajuda a tornar o código legível. Mas por favor, não misturem inglês com português e forme uma zona em cada linha.

    Em C# tenho a prática de utilizar Camel Case pra nomear algumas variáveis e Pascal Case para métodos. Bem, Ruby tem uma forma “diferente” de nomenclatura que ao invés de utilizar letras maiúsculas e minúsculas pra separar as palavras dentro do método, é utilizado o underline (_).

    Programação Ruby – Guia de boas práticas DCHD5eF

    Código identado
    Esse ponto é fundamental, pior do que pegar um código com variáveis e métodos com nomes “exóticos” é pegar um código não identado.
    Identar um código é ressaltar as linhas, ou seja, definir uma estrutura para os método. Não sou muito bom com palavras, então vai as imagens:

    Não identado:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas SXJVQxt

    Identado:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas ZYB8xgO


    Viram a diferença? E blocos de código contendo váris if ou coisas do tipo, o fato de não estar identado tornaria o código praticamente ilegível.

    Comentários
    Agora vem, é comum que muitos não adotem a prática de comentar os códigos, eu mesmo odiava fazer isso até que peguei um projeto criado por um outro programador e continha códigos muito desorganizados e sem comentário algum, isso me fez perder horas preciosas do meu dia.
    Pois bem, na imagem acima vocês puderam ver um bom exempli de como se comentar um código em Ruby, tendo a classe o “#==”, métodos apenas “#--“ e tudo isso no mesmo nível da linha, ou seja: identado.


    Espero que tenham gostado, escrevi esse pequeno artigo, pois como expliquei no início é muito comum vermos novos programadores escrevendo códigos cada vez mais confusos e embaralhados.


    _________________
    Programação Ruby – Guia de boas práticas FwYnoXI
    Adanrox
    Adanrox
    Diva
    Diva


    Mensagens : 522
    Créditos : 74

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue0/0Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue30/30Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (30/30)

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Adanrox Qui Nov 20, 2014 3:24 am

    Área errada!

    +1 pelo o tutorial


    _________________
    Programação Ruby – Guia de boas práticas EiLDYSs
    avatar
    Trpino
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 300
    Créditos : 12

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue0/0Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue30/30Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (30/30)

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Trpino Qui Nov 20, 2014 4:36 am

    muito bom Paulo por favor tens de fazer mais tutoriais destes para a galera


    _________________
                                                                                                                                          
    Jonny
    Jonny
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : Programação Ruby – Guia de boas práticas Trophy11Programação Ruby – Guia de boas práticas 9P5Gx
    Mensagens : 1936
    Créditos : 327

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Jonny Qui Nov 20, 2014 4:43 am

    belho tutorial Very Happy Paulo Soreto


    _________________
    Spoiler:


    Programação Ruby – Guia de boas práticas KVIdx
    Paulo Soreto
    Paulo Soreto
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1980
    Créditos : 367

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue0/0Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Programação Ruby – Guia de boas práticas Left_bar_bleue30/30Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty_bar_bleue  (30/30)

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Paulo Soreto Qui Nov 20, 2014 10:38 am

    Adanrox: Como é um tutorial e a maioria dos "makers" usam o RMXP, achei melhor postar nesta área que também suporta esse mesmo conteúdo. Mas realmente, a área que melhor se enquadraria seria a de programação Ruby.

    Obrigado aos que leram e gostaram.


    _________________
    Programação Ruby – Guia de boas práticas FwYnoXI
    Pablo Kawan
    Pablo Kawan
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 480
    Créditos : 158

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Pablo Kawan Dom Nov 23, 2014 11:38 am

    o/ boa iniciativa +1


    _________________
    Assinatura removida pela Staff
    ^ Tenho nova, surprise
    Programação Ruby – Guia de boas práticas H2D9a9k
    odairneto
    odairneto
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 47
    Créditos : 7

    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por odairneto Dom Nov 23, 2014 5:38 pm

    Boa paulo estou começando agora em programação Ruby vou tentar usar essas dicas em meus scripts vlw +1 pela ajuda aos principiantes :)
    Confesso que no começo não vi nenhuma diferença entre os dois Scripts mais depois que olhei com mais atenção consegui identificar a diferença e vi que o segundo é melhor para ler se o script conter várias linhas de código.

    Conteúdo patrocinado


    Programação Ruby – Guia de boas práticas Empty Re: Programação Ruby – Guia de boas práticas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:18 pm