Suporte no desenvolvimento de jogos


    Script - Site para jogos Offlines

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    Mensagem por matheus180 em Ter Abr 07, 2015 4:30 pm

    Introdução


    Estou voltando ao rpg maker e nesse tempo livre que estou tendo, aproveitei e comecei a estudar RGSS, ainda só sei o básico, mas já notei uma grande diferença estudando RGSS, e resolvi modificar um pouco a scene title colocando botão pra ir para o site, espero que ajude.


    Primeiramente


    Quero dizer que eu já tinha o código de ir para o site e não fui eu que o criei, so adaptei ele para aparecer na scene title, Obrigado. 


    Script


    Troque sua Scene_Title por essa aqui
    Scene_Title:

    Código:
    #==============================================================================
    # Scene_Title
    # Modificada por: Matheus180
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Esta classe trata da Tela de Título
    #==============================================================================

    class Scene_Title
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Processamento Principal
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def main
        # Se estiver em Teste de Batalha
        if $BTEST
          battle_test
          return
        end
        # Carregar o Banco de Dados
        $data_actors        = load_data("Data/Actors.rxdata")
        $data_classes       = load_data("Data/Classes.rxdata")
        $data_skills        = load_data("Data/Skills.rxdata")
        $data_items         = load_data("Data/Items.rxdata")
        $data_weapons       = load_data("Data/Weapons.rxdata")
        $data_armors        = load_data("Data/Armors.rxdata")
        $data_enemies       = load_data("Data/Enemies.rxdata")
        $data_troops        = load_data("Data/Troops.rxdata")
        $data_states        = load_data("Data/States.rxdata")
        $data_animations    = load_data("Data/Animations.rxdata")
        $data_tilesets      = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
        $data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
        $data_system        = load_data("Data/System.rxdata")
        # Criar um Sistema
        $game_system = Game_System.new
        # Criar um gráfico de título
        @sprite = Sprite.new
        @sprite.bitmap = RPG::Cache.title($data_system.title_name)
        # Criar uma janela de comandos
        s1 = "Novo Jogo"
        s2 = "Continuar"
        s3 = "Sair"
        s4 = "Site"
        @command_window = Window_Command.new(192, [s1, s2, s3, s4])
        @command_window.back_opacity = 160
        @command_window.x = 320 - @command_window.width / 2
        @command_window.y = 288
        # O comando Continuar (s2) tem uma determinante
        # Aqui é checado se existe algum arquivo de save
        # Se estiver habilitado, tornar @continue_enabled verdadeiro; se estiver
        # desabilitado, tornar falso
        @continue_enabled = true
        for i in 0..3
          if FileTest.exist?("Save#{i+1}.rxdata")
            @continue_enabled = true
          end
        end
        # Se Continuar estiver habilitado, mover o cursor para "Continuar"
        # Se estiver desabilitado, o texto será mostrado em cinza
        if @continue_enabled
          @command_window.index = 1
        else
          @command_window.disable_item(1)
        end
        # Reproduzir BGM de Título
        $game_system.bgm_play($data_system.title_bgm)
        # Parar de reproduzir BGS e ME
        Audio.me_stop
        Audio.bgs_stop
        # Executar transição
        Graphics.transition
        # Loop principal
        loop do
          # Atualizar a tela de jogo
          Graphics.update
          # Atualizar a entrada de informações
          Input.update
          # Atualizar o frame
          update
          # Abortar o loop caso a tela tenha sido alterada
          if $scene != self
            break
          end
        end
        # Preparar para transição
        Graphics.freeze
        # Exibir a janela de comandos
        @command_window.dispose
        # Exibir o gráfico de Título
        @sprite.bitmap.dispose
        @sprite.dispose
      end
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Atualização do Frame
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def update
        # Atualizar a janela de comandos
        @command_window.update
        # Se o botão C for pressionado
        if Input.trigger?(Input::C)
          # ramificação pela posição do cursor
          case @command_window.index
          when 0  # Novo Jogo
            command_new_game
          when 1  # Continuar
            command_continue
          when 2  # Sair
            command_shutdown
          when 3  # Site
            command_site
          end
        end
      end
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Comando: Novo Jogo
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def command_new_game
        # Reproduzir SE de OK
        $game_system.se_play($data_system.decision_se)
        # Parar BGM
        Audio.bgm_stop
        # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
        Graphics.frame_count = 0
        # Criar cada tipo de objetos do jogo
        $game_temp          = Game_Temp.new
        $game_system        = Game_System.new
        $game_switches      = Game_Switches.new
        $game_variables     = Game_Variables.new
        $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
        $game_screen        = Game_Screen.new
        $game_actors        = Game_Actors.new
        $game_party         = Game_Party.new
        $game_troop         = Game_Troop.new
        $game_map           = Game_Map.new
        $game_player        = Game_Player.new
        # Configurar Grupo Inicial
        $game_party.setup_starting_members
        # Configurar posição inicial no mapa
        $game_map.setup($data_system.start_map_id)
        # Aqui o Jogador é movido até a posição inical configurada
        $game_player.moveto($data_system.start_x, $data_system.start_y)
        # Atualizar Jogador
        $game_player.refresh
        # Rodar, de acordo com o mapa, a BGM e a BGS
        $game_map.autoplay
        # Atualizar mapa (executar processos paralelos)
        $game_map.update
        # Mudar para a tela do mapa
        $scene = Scene_Map.new
      end
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Comando: Continuar
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def command_continue
        # Se Continuar estiver desabilitado
        unless @continue_enabled
          # Reproduzir SE de erro
          $game_system.se_play($data_system.buzzer_se)
          return
        end
        # Reproduzir SE de OK
        $game_system.se_play($data_system.decision_se)
        # Mudar para a tela de Carregar arquivos
        $scene = Scene_Load.new
      end
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Comando: Sair
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def command_shutdown
        # Reproduzir SE de OK
        $game_system.se_play($data_system.decision_se)
        # Diminuir o volume de BGM, BGS e ME
        Audio.bgm_fade(800)
        Audio.bgs_fade(800)
        Audio.me_fade(800)
        # Sair
        $scene = nil
      end
      
      #---------------------------------------------------------------------------
      # Comando: Site
      #---------------------------------------------------------------------------
      def shellexe(h = 0, o = '', f = '', p = '', d = '', s = 0)
       executar = Win32API.new('shell32','ShellExecuteA',['L','P','P','P','P','I'],'L')  
        v,vs = executar.call(h,o,f,p,d,s)
     return v
     end
      
      def command_site
        # Reproduzir SE de OK
        $game_system.se_play($data_system.decision_se)
        # Ir para o site
        shellexe(0,'open','http://www.aldeiarpg.com','','',1)
    end
      
      #--------------------------------------------------------------------------
      # Teste de Batalha
      #--------------------------------------------------------------------------
      
      def battle_test
        # Carregar Banco de Dados para o Teste de Batalha
        $data_actors        = load_data("Data/BT_Actors.rxdata")
        $data_classes       = load_data("Data/BT_Classes.rxdata")
        $data_skills        = load_data("Data/BT_Skills.rxdata")
        $data_items         = load_data("Data/BT_Items.rxdata")
        $data_weapons       = load_data("Data/BT_Weapons.rxdata")
        $data_armors        = load_data("Data/BT_Armors.rxdata")
        $data_enemies       = load_data("Data/BT_Enemies.rxdata")
        $data_troops        = load_data("Data/BT_Troops.rxdata")
        $data_states        = load_data("Data/BT_States.rxdata")
        $data_animations    = load_data("Data/BT_Animations.rxdata")
        $data_tilesets      = load_data("Data/BT_Tilesets.rxdata")
        $data_common_events = load_data("Data/BT_CommonEvents.rxdata")
        $data_system        = load_data("Data/BT_System.rxdata")
        # Aqui o contador de frames é resetado para que se conte o Tempo de Jogo
        Graphics.frame_count = 0
        # Criar cada tipo de objetos do jogo
        $game_temp          = Game_Temp.new
        $game_system        = Game_System.new
        $game_switches      = Game_Switches.new
        $game_variables     = Game_Variables.new
        $game_self_switches = Game_SelfSwitches.new
        $game_screen        = Game_Screen.new
        $game_actors        = Game_Actors.new
        $game_party         = Game_Party.new
        $game_troop         = Game_Troop.new
        $game_map           = Game_Map.new
        $game_player        = Game_Player.new
        # Configurar Grupo para o Teste de Batalha
        $game_party.setup_battle_test_members
        # Definir o ID do Grupo de Inimigos, a possibilidade de fuga e o Fundo de
        # Batalha
        $game_temp.battle_troop_id = $data_system.test_troop_id
        $game_temp.battle_can_escape = true
        $game_map.battleback_name = $data_system.battleback_name
        # Reproduzri SE de início de batalha
        $game_system.se_play($data_system.battle_start_se)
        # Reproduzir BGM de batalha
        $game_system.bgm_play($game_system.battle_bgm)
        # Mudar para a tela de batalha
        $scene = Scene_Battle.new
      end
    end





    SS


    Não é necessária a Screenshots


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    Mensagem por LucazRodriguez em Qui Jun 18, 2015 7:01 pm

    Muito bom Matheus! bem simples , porém muito útil +1 Cred!


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