Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+6
adiif1
mahdiias
dilorka
kleberbp
GallighanMaker
Dooolly
10 participantes

    [EO]Servidor MySQL

    Dooolly
    Dooolly
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL Trophy12
    Mensagens : 1227
    Créditos : 153

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Dooolly Ter Jun 09, 2015 2:41 pm

    [EO]Servidor MySQL ImifP2b2fbBVy

    O que é MySQL?
    O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados, que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares , com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

    Características

    • Portabilidade (suporta praticamente qualquer plataforma atual);
    • Compatibilidade (existem drivers ODBC, JDBC e .NET e módulos de interface para diversas linguagens de programação, como Delphi, Java, C/C++, C#, Visual Basic, Python, Perl, PHP, ASP e Ruby)
    • Excelente desempenho e estabilidade;
    • Pouco exigente quanto a recursos de novos hardware;
    • Facilidade no manuseio;
    • É um Software Livre com base na GPL (entretanto, se o programa que acessar o Mysql não for GPL, uma licença comercial deverá ser adquirida);
    • Contempla a utilização de vários Storage Engines como MyISAM, InnoDB, Falcon, BDB, Archive, Federated, CSV, Solid…
    • Suporta controle transacional;
    • Suporta Triggers;
    • Suporta Cursors (Non-Scrollable e Non-Updatable);
    • Suporta Stored Procedures e Functions;
    • Replicação facilmente configurável;
    • Interfaces gráficas (MySQL Toolkit) de fácil utilização cedidos pela MySQL Inc.


    Servidor Pronto

    Tutorial
    Antes de começar façam Backup do seu Servidor, não iremos mexer no Cliente

    Primeiramente vamos instalar uma nova Referencia!
    No topo do VB6 vá em Project>References e marque a opção
    Microsoft ActiveX Data Objects 2.6 Library
    [EO]Servidor MySQL IubczZBGXJ08N

    No modDatabase apague toda essa sub:
    Código:
    Sub SavePlayer(ByVal index As Long)

    Agora apague toda a:
    Código:
    Function FindChar(ByVal Name As String) As Boolean

    Agora apague toda a:
    Código:
    Function PasswordOK(ByVal Name As String, ByVal Password As String) As Boolean

    Apague toda a:
    Código:
    Function CharExist(ByVal index As Long) As Boolean

    Apague toda a:
    Código:
    Sub LoadPlayer(ByVal index As Long, ByVal Name As String)

    Apague toda a:
    Código:
    Function AccountExist(ByVal Name As String) As Boolean

    Procure por:
    Código:
    ' Serves as a constructor

    Abaixo adicione:
    Código:
    Dim File As String
        
        File = App.Path & "\Data\mysql.ini"
        If Not FileExist(File, True) Then
           PutVar File, "MYSQL", "Host", "127.0.0.1"
           PutVar File, "MYSQL", "Port", 3306
           PutVar File, "MYSQL", "Database", "Database"
           PutVar File, "MYSQL", "User", "root"
           PutVar File, "MYSQL", "Password", "  "
        End If

        Call SetStatus("Connecting to Database...")
        Call ConnectDatabase(GetVar(File, "MYSQL", "Host"), GetVar(File, "MYSQL", "Port"), GetVar(File, "MYSQL", "Database"), GetVar(File, "MYSQL", "User"), GetVar(File, "MYSQL", "Password"))

    Agora instale os seguintes arquivos:
    Arquivos*
    Driver ODBC 3.51*

    Vamos instalar o modMySQL
    Extraia o arquivo rar dentro da pasta do servidor.

    Volte para o Visual Basic e clique com o Botão Direito do Mouse na pasta modules Assim:
    [EO]Servidor MySQL IblJe3G5hlxwXz

    Vai aparecer o seguinte:
    [EO]Servidor MySQL ItSpdUhxJxLJA

    Clique em Existing, vai em src, e selecione o modMySQL
    [EO]Servidor MySQL IXQ0N0jIYkl4x

    Agora vamos Configurar
    Instale o Driver ODBC Connector 3.51(Eu já havia deixado o link!)

    Para configurar você vai precisar de um lugar para hospedar seu Database.
    Vou ensinar como hospedar em seu computador.

    Para isso você vai precisar do VertrigoServ
    Baixar VertrigoServ

    Instale-o, Não vou fazer um tutorial disso pois irá ficar muito extenso, mas não tem dificuldade!

    Depois de instalado, abra seu navegador, e digite: http://localhost/phpmyadmin
    Vai pedir o login e a senha, você pode usar a padrão que é:
    Login: root
    Senha: vertrigo

    Vai aparecer algo semelhante a isso:
    Imagem Grande:

    Clique em Base de Dados, no topo da pagina!
    Ai onde tem Create Database, você digita um nome para seu banco de dados, ex: mundoninja, mundo_ninja. Não pode usar espaços.
    Depois clique em Criar

    Agora que sua Base de Dados foi criada, ela irá aparecer em uma lista a sua esquerda.
    Clique nela e depois vá em Importar.
    [EO]Servidor MySQL IVr2N8ZLg5Zh7

    Clique em Selecionar Arquivo. E Selecione o arquivo Eclipse30.sql que você já havia baixado junto com o modMySQL.
    Feito isso execute o servidor para que o arquivo MySQL.ini seja criado. Vai dá um erro, mas é normal.

    Depois do arquivo ter sido criado vá na pasta Data. Na pasta do server, e abra o arquivo MySQL.INI
    Vai está assim:
    Código:
    [MYSQL]
    Host=127.0.0.1
    Port=3306
    Database=Database
    User=root
    Password=

    Propriedades

    • Host: Numero do ip onde seu servidor está hospedado. Ser estiver hospedado junto com o server, deixa como está.
    • Port: Pode deixar como está.
    • Database: Aqui é o nome da base de dados que você criou no phpmyadmin
    • User=Usuário do host, aquele que você usou no para entrar no phpmyadmin, "root"
    • Password=Senha do host, aquele que você usou no para entrar no phpmyadmin, "vertrigo"


    Finalmente terminamos o tutorial pode testa-lo.

    Créditos
    Eu por Criar o Tutorial
    Valentine por ajudar a melhorar
    Dragonick por criar e dar permissão para dispor


    Última edição por Dooolly em Sex Mar 18, 2016 10:16 pm, editado 3 vez(es)
    GallighanMaker
    GallighanMaker
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL ZgLkiRU
    Mensagens : 985
    Créditos : 102

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por GallighanMaker Ter Jun 09, 2015 4:18 pm

    Excelente tutorial e era isso que eu precisava, mas tive alguns erros e acabei arrumando e consegui fazer inicializar, o problema que mesmo criando acc pelo mysql ele nao loga, diz que está incorreta a acc ou algo do tipo, e se inserir uma acc nova pelo client da problema. Isso ocorre pq nao modificamos o client para essas funções?.


    _________________
    [EO]Servidor MySQL 8dVK0ku
    using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || [EO]Servidor MySQL 769_heart 2D pixel games.
    Dooolly
    Dooolly
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL Trophy12
    Mensagens : 1227
    Créditos : 153

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Dooolly Ter Jun 09, 2015 5:07 pm

    GallighanMaker escreveu:Excelente tutorial e era isso que eu precisava, mas tive alguns erros e acabei arrumando e consegui fazer inicializar, o problema que mesmo criando acc pelo mysql ele nao loga, diz que está incorreta a acc ou algo do tipo, e se inserir uma acc nova pelo client da problema. Isso ocorre pq nao modificamos o client para essas funções?.

    Não precisa modificar nada no cliente o sistema funciona normalmente, eu vou seguir o tutorial aqui em uma eo limpa e te falo se houver algo...

    Edit: Testei aqui em uma EO2.0 Limpa e foi tranquilo, você tá usando algum sistema de cryptografia? olha se você apagou a function passwordok, testa ai de novo..
    GallighanMaker
    GallighanMaker
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL ZgLkiRU
    Mensagens : 985
    Créditos : 102

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por GallighanMaker Ter Jun 09, 2015 5:46 pm

    verdade tinha me esquecido da criptografia, e sim deletei a passwordOK, vou testar novamente para ver se continua o problema. Achei que teria que mudar algo no cliente ainda mas dessa forma ele loga normalmente e pode ser feita acc pelo client tbm?.


    _________________
    [EO]Servidor MySQL 8dVK0ku
    using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || [EO]Servidor MySQL 769_heart 2D pixel games.
    Dooolly
    Dooolly
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL Trophy12
    Mensagens : 1227
    Créditos : 153

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Dooolly Ter Jun 09, 2015 5:50 pm

    GallighanMaker escreveu:verdade tinha me esquecido da criptografia, e sim deletei a passwordOK, vou testar novamente para ver se continua o problema. Achei que teria que mudar algo no cliente ainda mas dessa forma ele loga normalmente e pode ser feita acc pelo client tbm?.

    sim dá pra criar acc sim pelo client, já que o client envia dados e o servidor processa.
    GallighanMaker
    GallighanMaker
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL ZgLkiRU
    Mensagens : 985
    Créditos : 102

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por GallighanMaker Ter Jun 09, 2015 5:54 pm

    Vou fazer mais alguns testes e começar novamente a modificar e ver se da mais algum problema, mas se realmente funcionou na base, está de parabéns e vai ser util pra muita gente.


    _________________
    [EO]Servidor MySQL 8dVK0ku
    using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || [EO]Servidor MySQL 769_heart 2D pixel games.
    Dooolly
    Dooolly
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL Trophy12
    Mensagens : 1227
    Créditos : 153

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Dooolly Ter Jun 09, 2015 7:40 pm

    GallighanMaker escreveu:Vou fazer mais alguns testes e começar novamente a modificar e ver se da mais algum problema, mas se realmente funcionou na base, está de parabéns e vai ser util pra muita gente.

    Pode ficar tranquilo Gallighan funciona muito bem, eu sempre utilizei ele, esse tutorial já é bastante antigo eu tinha postado ele na antiga MMORPG, ai decidi por no meu naruto tb e lembrei que aqui na aldeiarpg não tinha então eu trouxe, o valentine conhece o sistema tanto que ele tb ajudou a corrigir, e ele usa um sistema semelhante a esse, não é esse mais utiliza os mesmo métodos na engine dele.. Você só vai precisar entender como ele funciona para sempre está atualizando as tabelas de acordo com o PlayerRec, mas o recomendo o uso.
    kleberbp
    kleberbp
    Novato
    Novato


    Mensagens : 10
    Créditos : 0

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por kleberbp Ter Set 08, 2015 9:12 pm

    Caras tenho versão 2010 do Visual basic , sabem se posso usar tranquilamente como banco de dados caso inicie um projeto usando eclipse origins , ou tem que ser vb6 ?
    Dooolly
    Dooolly
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : [EO]Servidor MySQL Trophy12
    Mensagens : 1227
    Créditos : 153

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue0/0[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [EO]Servidor MySQL Left_bar_bleue30/30[EO]Servidor MySQL Empty_bar_bleue  (30/30)

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Dooolly Ter Set 08, 2015 9:41 pm

    kleberbp escreveu:Caras tenho versão 2010 do Visual basic , sabem se posso usar tranquilamente como banco de dados caso inicie um projeto usando eclipse origins , ou tem que ser vb6 ?

    Se não me engano Visual Basic 2010 já é .Net então acho que não.
    http://www.mediafire.com/download/9yrb56x98osssdo/Visual+Basic+6.rar

    Ai o visual basic 6 é levim.
    kleberbp
    kleberbp
    Novato
    Novato


    Mensagens : 10
    Créditos : 0

    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por kleberbp Ter Set 08, 2015 9:48 pm

    Poxa cara muito obrigado , pelo visto tu é um cara bacana que curte ajudar os outros , kkkkk
    tem como me add no skype para eu te fazer algumas perguntas , se sim o skype é kleberbp3
    obrigado.

    Conteúdo patrocinado


    [EO]Servidor MySQL Empty Re: [EO]Servidor MySQL

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:28 pm