Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Compartilhe
    avatar
    GallighanMaker
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor

    Medalhas :
    Mensagens : 750
    Créditos : 78

    Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por GallighanMaker em Qui Set 24, 2015 12:17 am



    Dicas para desenvolver um bom MMORPG


    Olá folks!, ultimamente eu percebi que muitos makers estão utilizando a engine Eclipse Origins e suas versões alternativas, isso de fato é algo excelente para todos desenvolvedores e não que terá mais concorrência em projetos mas sim por uma qualidade melhor, dedicação, maior quantidade de material para estudar, disponibilizar e também trocar informações, aprendizados etc... 


    Não vim aqui desmerecer nenhum Netplay pois acredito que existe um publico fiel ao RPG Maker na aldeia que acaba utilizando esses plugins do que outras engines, até porque acho o netplay (master e crystal) fantástico mas ainda falta uma conclusão ou uma versão muito mais estável sem depender dos criadores resolverem. 
    Eu por exemplo comecei aqui na aldeia a mexer com netplay e não outra engine, pois estava curioso sobre a força de jogos 2D, antes eu só utilizava Unity3D e para adaptar a algo parecido com o do RPG Maker ou eclipse era difícil. 

    Com isso acabo sempre recomendando engines como Crystalshire, Eclipse Origins e outras para quem quer desenvolver algo mais sério, que vai ocupar seu tempo e esgotar sua cabeça desenvolvendo um projeto.

    Sem mais delongas vou ao que interessa, quero dar algumas dicas sobre desenvolvimento de projetos e levantar algumas questões importantes que um bom MMORPG deveria ter, muitos aqui não me conhece mas eu já tenho uma experiencia grande em criação de jogos porém passo a maior parte do meu tempo ajudando o pessoal do que desenvolvendo algo próprio. 
    --

    1º - Projeto estruturado e definições importantes: Anote tudo, comece criando o propósito do seu jogo, qual será o ambiente que os jogadores terão que enfrentar, história é algo importante em todos projetos e muitos deixam a desejar e não fazem ideia de como construir uma. 

    O RD12 Postou um artigo muito interessante e aqui esta o Link. Lembre-se sempre dos backups, anotar todas as mudanças no projeto, construir um changelog de versões anteriores e versões novas, desde a quantidade de HP e MP que cada classe começa, sistemas, bugs fixados entre outras mudanças, dessa forma poderá informar cada passo que der e não se perder em um cronograma de desenvolvimento.

    As definições de um projeto é importante como por exemplo quais classes os jogadores poderão escolher, diversos makers querem inovar nessa parte mas acredito que quanto mais simples mais imersivo fica. RPGs clássicos contam com Guerreiros, Magos, Ladinos podendo variar ou ser mais especifico como Cavaleiros e Bárbaros, Feiticeiros e Necromantes, Arqueiros ou Ladrões. 

    Algo que acho bacana são as evoluções dos personagens como as próprias classes, de Cavaleiro para Guarda Real, Paladino para Templário, Feiticeiro para Mago Arcano, necromante para Demonologista (ou algo assim), essas são apenas dicas!, fica a critério de cada desenvolvedor dar as classes para os jogadores escolherem mas lembre-se de ser cuidadoso nessa parte e balancear todas as classes envolvidas para não ter um power abuse entre elas.

    2º - Nomear locais e NPCs: Isso é uma tarefa difícil pra quem não tem muita imaginação, a dica que eu dou é: aprenda a ter mais contato com RPGs tanto jogos de mesa, revistas, livros, filmes e series, isso ajuda muito a captar nomes e conseguir bolar algo próprio pegando palavras e juntando com outras. Locais você poderá usar nomes como Floresta Encantada (Enchanted Forest), Floresta Amaldiçoada (Darkwood), Caverna Perdida (Lost Cave) entre outros nomes. 

    Os NPCs você poderá dar nomes comuns como uma comerciante de joias Mary, um feiticeiro da corte Salazar, um ferreiro importante do imperador Jhon, podendo ser atribuídos a esses nomes mais prefixos a sua escolha, o segredo é inovar nos nomes tanto para locais quanto para NPCs. Aqui um gerador de nomes para auxiliar na busca de um nome ideal ao seu personagem ou NPC: Link.

    Obs: Eu usei muito os livros D&D como o livro do mestre e o livro do jogador.

    3º - Desenvolvendo os Mapas e Database do projeto: Todo jogo possui diversos mapas, uma interface agradável e uma database enorme, quando você for construir um jogo não queira já sair criando 448930 mapas e 2398023 itens, isso é algo totalmente sem noção e quantidade de mapas e itens não é algo para se gabar e postar achando que seu projeto está enorme e maravilhoso, esse fator ocorre conforme seu jogo cresce, com updates, dicas da comunidade do que falta no ambiente do projeto, com isso seu mundo cresce e com isso os itens também. 

    Mapas com tilesets exclusivos são a melhor opção mas nem todos possuem um talento artístico para isso, tanto para criar tiles, itens, visual equip, animações etc, caso você for uma dessas pessoas que faz tudo sozinho lembre-se de pesquisar MUITO, em fóruns, google o que for, algo de qualidade irá aparecer mas se você lembrar da minha primeira dica desse tópico você vai conseguir achar seus recursos com maior velocidade, não baixar 23803823 recursos e sim usar apenas 1 para X mapa.

    Isso faz com que seu projeto não fique pesado e de uma certa forma "limpo", se você anotou como será o ambiente do seu projeto, quais classes o jogo possui, como será os mapas, NPCs (incluindo criaturas), animações, você poderá buscar na internet o recurso perfeito para certo ambiente ou o que for e testar para ver se bate com o que planejou.

    Lembre-se que MMORPG requer mapas maiores devida a quantidade de jogadores, mapas pequenos acabam atrapalhando a locomoção dos jogadores e NPCs  e acaba ficando muito repetitivo.


    Aqui alguns exemplos de Tilesets/Characters/Monstros em um projeto chamado DarkStory, se você prestar a atenção você poderá sentir a harmonia entre todos elementos do mapa e dos personagens.
    Spoiler:

    Exemplo de iluminação: Isso da um diferencial em alguns mapas, como o famoso sistema de dia e noite.


    Spoiler:




    Já vi muitos jogos que a casa é 1000x maior que o character, ou que o character é 1000x maior que a casa, sempre tenha um bom senso, de como se fosse um mundo real que os jogadores estão vivendo, cuidado com coisas desproporcional.



    4º - Interface e Qualidade Visual do projeto: Eu costumo dizer que interface é o pulmão do projeto (servidor o coração), pois muita coisa depende da interface, a posição dos botões, HUD que contém as informações do seu personagem, font utilizada no projeto, poluição visual etc... 



    Interface é um fator chave para deixar seu projeto único e agradável, sempre a modifique aquando começar a desenvolver um projeto em uma engine, nunca utilize a padrão, isso acaba com seu projeto. 

    Invista em qualidade visual, existe muitas pessoas capazes de criar botões bonitos com harmonia em uma interface em geral, logos, backgrounds, entre outras imagens que seu projeto necessita. 


    Aqui uma interface diferente e bonita:
    Spoiler:

    5º - Use e abuse da engine: Maioria das engines possuem diversos sistemas, um particularmente que eu gosto é o de eventos, com isso você poderá criar diversas interações com os jogadores, como por exemplo poder falar com certo NPC caso cumprir alguma outra coisa, diversos diálogos que acabam sendo importantes pois dependendo da sua resposta o NPC não falará mais com você ou vai gostar mais ainda de você, com tal forma de pensar o personagem acaba desenvolvendo uma certa reputação.
     
    Outra coisa que acho interessante é a porcentagem de drop de certos itens em monstros, dependendo a engine você pode colocar multi-drop separando por raridade os itens, vejo isso no famoso jogo Tibia e é algo muito bom de se ver nos jogos 2D.

    Lembre-se de testar tudo, sistema de pet, guild, trade, etc, MMORPG vive de interações entre jogadores então pense nisso. Não saia criando mil sistemas achando que está tudo funcional, lembre-se sempre do backup e de ter amigos para ajudar a testar em outras maquinas o seu projeto, planejamento nunca é demais.

    6º - Direitos Autorais:  Tudo que for usar em seu projeto, que buscar da internet, ou fóruns lembre-se de marcar o criador e o tipo de licença que possui esse arquivo, com isso você saberá quem deverá receber pelos seus direitos ou se for de graça poder creditar no final do projeto. Problemas de direitos autorais são sérios então devem ser levados em consideração por todos. Isso incluí músicas, efeitos sonoros, imagens, tilesets, characters, font e etc...

    7º - Finalizando: Sei que ficou grande o conteúdo do tópico mas espero que sirva positivamente algum maker que está querendo desenvolver um projeto sério, qualquer dúvida pode entrar em contato comigo que eu terei o prazer de ajudar e lembre-se, não tenham medo de investir em seus projetos!.


    -

    avatar
    Hayato_Katsuo
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 50
    Créditos : 1

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por Hayato_Katsuo em Qui Jun 15, 2017 4:13 pm

    @GallighanMaker escreveu:


    Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Olá folks!, ultimamente eu percebi que muitos makers estão utilizando a engine Eclipse Origins e suas versões alternativas, isso de fato é algo excelente para todos desenvolvedores e não que terá mais concorrência em projetos mas sim por uma qualidade melhor, dedicação, maior quantidade de material para estudar, disponibilizar e também trocar informações, aprendizados etc... 

    Não vim aqui desmerecer nenhum Netplay pois acredito que existe um publico fiel ao RPG Maker na aldeia que acaba utilizando esses plugins do que outras engines, até porque acho o netplay (master e crystal) fantástico mas ainda falta uma conclusão ou uma versão muito mais estável sem depender dos criadores resolverem. 
    Eu por exemplo comecei aqui na aldeia a mexer com netplay e não outra engine, pois estava curioso sobre a força de jogos 2D, antes eu só utilizava Unity3D e para adaptar a algo parecido com o do RPG Maker ou eclipse era difícil. 
    Com isso acabo sempre recomendando engines como Crystalshire, Eclipse Origins e outras para quem quer desenvolver algo mais sério, que vai ocupar seu tempo e esgotar sua cabeça desenvolvendo um projeto.
    Sem mais delongas vou ao que interessa, quero dar algumas dicas sobre desenvolvimento de projetos e levantar algumas questões importantes que um bom MMORPG deveria ter, muitos aqui não me conhece mas eu já tenho uma experiencia grande em criação de jogos porém passo a maior parte do meu tempo ajudando o pessoal do que desenvolvendo algo próprio. 
    --
    1º - Projeto estruturado e definições importantes: Anote tudo, comece criando o propósito do seu jogo, qual será o ambiente que os jogadores terão que enfrentar, história é algo importante em todos projetos e muitos deixam a desejar e não fazem ideia de como construir uma. 
    O RD12 Postou um artigo muito interessante e aqui esta o Link. Lembre-se sempre dos backups, anotar todas as mudanças no projeto, construir um changelog de versões anteriores e versões novas, desde a quantidade de HP e MP que cada classe começa, sistemas, bugs fixados entre outras mudanças, dessa forma poderá informar cada passo que der e não se perder em um cronograma de desenvolvimento.
    As definições de um projeto é importante como por exemplo quais classes os jogadores poderão escolher, diversos makers querem inovar nessa parte mas acredito que quanto mais simples mais imersivo fica. RPGs clássicos contam com Guerreiros, Magos, Ladinos podendo variar ou ser mais especifico como Cavaleiros e Bárbaros, Feiticeiros e Necromantes, Arqueiros ou Ladrões. 
    Algo que acho bacana são as evoluções dos personagens como as próprias classes, de Cavaleiro para Guarda Real, Paladino para Templário, Feiticeiro para Mago Arcano, necromante para Demonologista (ou algo assim), essas são apenas dicas!, fica a critério de cada desenvolvedor dar as classes para os jogadores escolherem mas lembre-se de ser cuidadoso nessa parte e balancear todas as classes envolvidas para não ter um power abuse entre elas.
    2º - Nomear locais e NPCs: Isso é uma tarefa difícil pra quem não tem muita imaginação, a dica que eu dou é: aprenda a ter mais contato com RPGs tanto jogos de mesa, revistas, livros, filmes e series, isso ajuda muito a captar nomes e conseguir bolar algo próprio pegando palavras e juntando com outras. Locais você poderá usar nomes como Floresta Encantada (Enchanted Forest), Floresta Amaldiçoada (Darkwood), Caverna Perdida (Lost Cave) entre outros nomes. 
    Os NPCs você poderá dar nomes comuns como uma comerciante de joias Mary, um feiticeiro da corte Salazar, um ferreiro importante do imperador Jhon, podendo ser atribuídos a esses nomes mais prefixos a sua escolha, o segredo é inovar nos nomes tanto para locais quanto para NPCs. Aqui um gerador de nomes para auxiliar na busca de um nome ideal ao seu personagem ou NPC: Link.
    Obs: Eu usei muito os livros D&D como o livro do mestre e o livro do jogador.
    3º - Desenvolvendo os Mapas e Database do projeto: Todo jogo possui diversos mapas, uma interface agradável e uma database enorme, quando você for construir um jogo não queira já sair criando 448930 mapas e 2398023 itens, isso é algo totalmente sem noção e quantidade de mapas e itens não é algo para se gabar e postar achando que seu projeto está enorme e maravilhoso, esse fator ocorre conforme seu jogo cresce, com updates, dicas da comunidade do que falta no ambiente do projeto, com isso seu mundo cresce e com isso os itens também. 
    Mapas com tilesets exclusivos são a melhor opção mas nem todos possuem um talento artístico para isso, tanto para criar tiles, itens, visual equip, animações etc, caso você for uma dessas pessoas que faz tudo sozinho lembre-se de pesquisar MUITO, em fóruns, google o que for, algo de qualidade irá aparecer mas se você lembrar da minha primeira dica desse tópico você vai conseguir achar seus recursos com maior velocidade, não baixar 23803823 recursos e sim usar apenas 1 para X mapa.
    Isso faz com que seu projeto não fique pesado e de uma certa forma "limpo", se você anotou como será o ambiente do seu projeto, quais classes o jogo possui, como será os mapas, NPCs (incluindo criaturas), animações, você poderá buscar na internet o recurso perfeito para certo ambiente ou o que for e testar para ver se bate com o que planejou.
    Lembre-se que MMORPG requer mapas maiores devida a quantidade de jogadores, mapas pequenos acabam atrapalhando a locomoção dos jogadores e NPCs  e acaba ficando muito repetitivo.


    Aqui alguns exemplos de Tilesets/Characters/Monstros em um projeto chamado DarkStory, se você prestar a atenção você poderá sentir a harmonia entre todos elementos do mapa e dos personagens.
    Spoiler:
    Exemplo de iluminação: Isso da um diferencial em alguns mapas, como o famoso sistema de dia e noite.


    Spoiler:




    Já vi muitos jogos que a casa é 1000x maior que o character, ou que o character é 1000x maior que a casa, sempre tenha um bom senso, de como se fosse um mundo real que os jogadores estão vivendo, cuidado com coisas desproporcional.


    4º - Interface e Qualidade Visual do projeto: Eu costumo dizer que interface é o pulmão do projeto (servidor o coração), pois muita coisa depende da interface, a posição dos botões, HUD que contém as informações do seu personagem, font utilizada no projeto, poluição visual etc... 


    Interface é um fator chave para deixar seu projeto único e agradável, sempre a modifique aquando começar a desenvolver um projeto em uma engine, nunca utilize a padrão, isso acaba com seu projeto. 
    Invista em qualidade visual, existe muitas pessoas capazes de criar botões bonitos com harmonia em uma interface em geral, logos, backgrounds, entre outras imagens que seu projeto necessita. 

    Aqui uma interface diferente e bonita:
    Spoiler:
    5º - Use e abuse da engine: Maioria das engines possuem diversos sistemas, um particularmente que eu gosto é o de eventos, com isso você poderá criar diversas interações com os jogadores, como por exemplo poder falar com certo NPC caso cumprir alguma outra coisa, diversos diálogos que acabam sendo importantes pois dependendo da sua resposta o NPC não falará mais com você ou vai gostar mais ainda de você, com tal forma de pensar o personagem acaba desenvolvendo uma certa reputação.
     
    Outra coisa que acho interessante é a porcentagem de drop de certos itens em monstros, dependendo a engine você pode colocar multi-drop separando por raridade os itens, vejo isso no famoso jogo Tibia e é algo muito bom de se ver nos jogos 2D.
    Lembre-se de testar tudo, sistema de pet, guild, trade, etc, MMORPG vive de interações entre jogadores então pense nisso. Não saia criando mil sistemas achando que está tudo funcional, lembre-se sempre do backup e de ter amigos para ajudar a testar em outras maquinas o seu projeto, planejamento nunca é demais.
    6º - Direitos Autorais:  Tudo que for usar em seu projeto, que buscar da internet, ou fóruns lembre-se de marcar o criador e o tipo de licença que possui esse arquivo, com isso você saberá quem deverá receber pelos seus direitos ou se for de graça poder creditar no final do projeto. Problemas de direitos autorais são sérios então devem ser levados em consideração por todos. Isso incluí músicas, efeitos sonoros, imagens, tilesets, characters, font e etc...
    7º - Finalizando: Sei que ficou grande o conteúdo do tópico mas espero que sirva positivamente algum maker que está querendo desenvolver um projeto sério, qualquer dúvida pode entrar em contato comigo que eu terei o prazer de ajudar e lembre-se, não tenham medo de investir em seus projetos!.


    -


    Cara, onde faço o download, dessas engines: Eclipse Origins e Crystalshire?
    avatar
    GallighanMaker
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor

    Medalhas :
    Mensagens : 750
    Créditos : 78

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por GallighanMaker em Qui Jun 15, 2017 11:30 pm

    Aqui no fórum mesmo você pode encontrar o download dessas engines e materiais para estudar.

    avatar
    Hayato_Katsuo
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 50
    Créditos : 1

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por Hayato_Katsuo em Sex Jun 16, 2017 6:16 pm

    @GallighanMaker escreveu:Aqui no fórum mesmo você pode encontrar o download dessas engines e materiais para estudar.


    Ok, vou procurar, outra coisa, qual engine, vc recomendaria, para um iniciante?
    avatar
    Kincy
    Ocasional
    Ocasional

    Mensagens : 192
    Créditos : 12

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por Kincy em Sex Jun 16, 2017 7:13 pm

    KusanagiBR escreveu:
    @GallighanMaker escreveu:Aqui no fórum mesmo você pode encontrar o download dessas engines e materiais para estudar.


    Ok, vou procurar, outra coisa, qual engine, vc recomendaria, para um iniciante?

    Recomendo você usar o Netplay Master do nosso amigo @Valentine, é excelente para iniciantes, veja nesta área em nosso próprio fórum: http://www.aldeiarpg.com/f24-netplays

    Estará lançando logo breve a última versão do Netplay, recomendo você ficar de olho neste tópico: http://www.aldeiarpg.com/t12353-netplay-diamond

    Qualquer dúvida é só criar o seu próprio tópico na sessão de Dúvidas e Pedidos: http://www.aldeiarpg.com/f8-duvidas-e-pedidos

    Lá podemos te auxiliar melhor.


    _________________
    Faça uma visita em nosso canal, Clique aqui.
    avatar
    Hayato_Katsuo
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 50
    Créditos : 1

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por Hayato_Katsuo em Sex Jun 16, 2017 8:43 pm

    @Kincy escreveu:
    KusanagiBR escreveu:
    @GallighanMaker escreveu:Aqui no fórum mesmo você pode encontrar o download dessas engines e materiais para estudar.


    Ok, vou procurar, outra coisa, qual engine, vc recomendaria, para um iniciante?

    Recomendo você usar o Netplay Master do nosso amigo @Valentine, é excelente para iniciantes, veja nesta área em nosso próprio fórum: http://www.aldeiarpg.com/f24-netplays

    Estará lançando logo breve a última versão do Netplay, recomendo você ficar de olho neste tópico: http://www.aldeiarpg.com/t12353-netplay-diamond

    Qualquer dúvida é só criar o seu próprio tópico na sessão de Dúvidas e Pedidos: http://www.aldeiarpg.com/f8-duvidas-e-pedidos

    Lá podemos te auxiliar melhor.


    Vlw, vou dar uma olhada nesses tópicos dps.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Dicas para desenvolver um bom MMORPG

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Dez 15, 2017 3:21 am