Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    [Feedback] RPG Maker MV

    Compartilhe
    avatar
    Paulo S.
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1945
    Créditos : 352

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Vida:
    30/30  (30/30)
    Energia:
    0/0  (0/0)

    [Feedback] RPG Maker MV

    Mensagem por Paulo S. em Qua Nov 11, 2015 3:28 pm

    Até agora no fórum não vi nenhuma avaliação concreta sobre esse engine então vim deixar minha opinião sobre alguns pontos da engine.

    Em primeiro lugar vem sempre a segurança, nesse ponto o MV é extremamente falho, em um jogo para WEB os códigos são apenas ofuscados (o que pode facilmente ser desfeito), para DESKTOP (independente se é MAC ou WINDOWS) os arquivos são compactados e ainda por cima rodam m cima do nw.js que apesar de ser muito boa é ridícula pra proteger os códigos, não darei muitos detalhes sobre como obter os códigos pois com certeza devem ter usuários muito leigos que não sabem mas alguém com um conhecimento mínimo consegue obtê-los. Banco de dados em JSON totalmente acessíveis (?????????????).

    A engine em si é até boa, me lembrou muito o VX Ace só que mais seca, com menos recursos. Eu vi alguns bugs no editor de mapas com tiles sobrepostos e as vezes o autotile não atualizava mas isso é meio irrelevante. Eu não curti muito a velocidade com que o jogador se move no mapa (parece um rato). Sem editor de scripts interno (se alguém souber onde fica por favor me avise pois não encontrei), o que eu sempre senti falta nessa série de engines foi um editor de scripts decente com debug e tudo mais e nessa última versão eles simplesmente não implementaram (???????????).

    Senti falta de um guia para usuários também, ao menos um guia de boas práticas com javascript porque tenho certeza que uma hora ou outra vão por dezenas de frameworks dentro do jogo (jquery etc...).

    Pra finalizar eu realmente fiquei decepcionado com essa engine, esperava bem mais. Eu testei usando a versão trial que baixei do site RPG Maker WEB, caso essa versão de avaliação seja limitada (quanto aos recursos) por favor me avisem.

    1ª Edição: Resolvi olhar com mais atenção os códigos e vi que está tudo misturado, diferente das versões anteriores que você tinha todos os métodos documentados e bem separados, no MV é tudo unificado. O uso de JS não justifica isso (antes que alguém use como argumento).


    _________________
    avatar
    ApocalypseofMetal
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente

    Medalhas :
    Mensagens : 124
    Créditos : 18

    Re: [Feedback] RPG Maker MV

    Mensagem por ApocalypseofMetal em Qua Nov 11, 2015 4:40 pm

    Bom Saber que não fui so eu quem ficou decepcionado. Para mim foi ouro a questão da criação de jogos para android e achei os gráficos LINDOS, mas eu esperava muito mais ate pq eu estou estudando scripts ainda sou apenas um simples Eventer e alem do fato de não ter adicionado nada em especial para a área de eventos ainda tiraram os Inputs que vinham em todos os RM Confuse


    _________________
    avatar
    Komuro Takashi
    Moderador Local
    Moderador Local

    Mensagens : 1038
    Créditos : 127

    Re: [Feedback] RPG Maker MV

    Mensagem por Komuro Takashi em Sex Nov 13, 2015 11:00 am

    Eu comprei a versão full e gosto da maneira como estão corrigindo os problemas com atualizações, em questão do Debug você pode utiliza-lo ao pressionar F8 onde ele abre um debug tipo o do Chrome(Com o Projeto Rodando).

    Com relação a segurança infelizmente nada mudou mais acredito que seja possível criar algo descente....na versão full vem um guia para encriptação utilizando emulação tipo VMWare.

    O Tamanho eu Gostei em relação ao VXACE, os graficos tem mais detalhes e as DLS tem img lindas.

    A Doc ta muito confusa e os Scripts uma merda para ficar pesquisando por classes lembrando que tem classes novas o que nos força a ler todo um scripts de 30000000 de linhas.

    No Mais é isso eu Gostei mais tem espaço para Melhora.


    _________________

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Feedback] RPG Maker MV

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua Nov 22, 2017 7:22 pm