[Dúvida] Para que serve os comandos Self e draw_text no RGSS?

    Compartilhe

    Rayner
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 63
    Créditos : 11

    [Dúvida] Para que serve os comandos Self e draw_text no RGSS?

    Mensagem por Rayner em Ter Jan 26, 2016 3:13 pm

    Boa tarde. Estou com dúvidas sobre esses comandos (sobre para que eles servem) em scripts para RPG Maker XP. (Sei que funcionam nas Engines VX e Ace, mas estou usando o XP )

    Agradeço a quem puder me ajudar.

    Até Breve~

    Paulo S.
    Lenda
    Lenda

    Mensagens : 1876
    Créditos : 331

    Re: [Dúvida] Para que serve os comandos Self e draw_text no RGSS?

    Mensagem por Paulo S. em Ter Jan 26, 2016 4:27 pm

    self em ruby refere-se a si mesmo, ou seja, ao objeto onde o código foi chamado.
    draw_text é um método da classe Bitmap do RGSS que como o nome já indica: desenha um texto.


    _________________

    Rayner
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 63
    Créditos : 11

    Re: [Dúvida] Para que serve os comandos Self e draw_text no RGSS?

    Mensagem por Rayner em Ter Jan 26, 2016 4:53 pm

    Não entendi direito essa Self ainda.

    # Aqui a janela do Temporizador é desenhada
    self.bitmap.draw_text(self.bitmap.rect, text, 1)

    Esse é o comando que me deixou com essa dúvida e dps eu vi que não tem nenhum lugar que explica os comandos Self e draw_text (draw_text eu já entendi).

    Paulo S.
    Lenda
    Lenda

    Mensagens : 1876
    Créditos : 331

    Re: [Dúvida] Para que serve os comandos Self e draw_text no RGSS?

    Mensagem por Paulo S. em Ter Jan 26, 2016 6:39 pm

    Por exemplo, se eu crio uma classe de Janela com um método mostrar

    Código:
    class Janela
        def mostrar
        end
    end


    Eu, de dentro desse código posso chamar o método mostrar apenas usando a palavra mostrar ou também usando self.mostrar. Uma vez que self faz referência ao objeto em que o código está sendo executado.


    _________________

      Data/hora atual: Ter Dez 06, 2016 2:46 am