Suporte no desenvolvimento de jogos


    Ruby Tutorial Básico

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    Mensagem por makergame2000 em Qua Abr 20, 2016 3:38 pm




    #10 - Arrays




    Arrays..., se você gosta de RPG Maker então fique sabendo que normal os sistemas de inventário por scripts são feitos com arrays.
    O que é uma array? pergunta você, posso garantir que não tem nada haver com areia como muita gente pensa..., arrays é tipo uma lista de coisa dentro de uma super vareável, uma lista de compras por exemplo.

    Criar uma array é algo muito simples, simplesmente faça isto:
    Código:
    kauzz = ["moderador", "feio", "programa", "bio", "rpgmaker"]
    [size]
    Pode ser uma lista de palavras ou numeros separados por uma virgula

    Ruby Tutorial Básico - Página 2 IQS1l0x
    Cada palavra ou numero dentro da array chama-se um elemento.

    Agora vamos extrair um elemento na nossa array, e atenção que a contagem dos elementos começa no 0 portanto se eu quiser saber qual é o primeiro elemento na minha array eu devo por:
    [/size]
    Código:
    print kauzz[0]
    [size] e salta o primeiro elemento
    se eu quiser saber o segundo elemento troco o 0 por 1

    Ruby Tutorial Básico - Página 2 L4uC7U1

    Agora eu quero mudar um elemento, então vamos fazer assim:
    [/size]
    Código:
    kauzz[1] = "lindo"
    [size]
    Desta maneira vamos mudar o elemento "feio" para "lindo"

    E se formos ver os elementos da Arrays você vai reparar que o segundo elemento é outro.
    Ruby Tutorial Básico - Página 2 AoOO6DJ[/size]
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    Mensagem por makergame2000 em Qua Abr 20, 2016 3:38 pm




    #11 comandos com strings




    Strings são um bloco de texto que pode ter letras ou numeros, aqui vamos aprender a modificalos.

    Numero de Letras
    Algo útil para criar sistemas de login, isto vai contar o numero de letras (espaços incluidos) da frase do string
    Código:
    "meu string muito longo, eu gosto muito de escrever isto, adoro last of us...".length
    [size]
    O resultado vai ser 76 letras, coloque .length á frente de qualquer string ou de uma vareável para saber o quanto ele é longo.
    Ruby Tutorial Básico - Página 2 HutWVE4

    UPCASE e donwcase!
    O comando .upcase apenas faz com que o texto fique todo em maiúsculas
    Use .donwcase para por as letras em minúsculas
    Ruby Tutorial Básico - Página 2 OsnQ5IS

    Unir Strings
    Algo muito simples, é só usar o simbolo +:

    [/size]
    Código:
    "maker" + "game" + "2000"
    [size]

    Inverter
    Inverter as palavras de um string:
    [/size]
    Código:
    "gordo".reverse
    [size]

    Ruby Tutorial Básico - Página 2 17pFAr2

    Você pode também misturar estas operações.[/size]
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    Mensagem por makergame2000 em Qua Abr 20, 2016 3:39 pm

    #12 Mini jogo - Adivinha o número

    Este vai ser o nosso segundo programa que vamos criar seguindo este turorial.
    Para este programa vamos ter que usar um comando que gere número e esse comando é rand(x) x é o valor máximo que pode ser gerado, este comando vai gerar um valor de 0 a X.

    Ruby Tutorial Básico - Página 2 FvFF9JN

    primeiro vamos gerar um valor de 0 a 100 e dar esse valor a uma vareável
    Código:

    numero = rand(100)
    [size]

    de seguida usamos o comando para o jogador colocar um valor, o como no programa da calculadora mas aqui vamos usar o comando to_i para ficar num  valor inteiro
    [/size]
    Código:

    tentativa = gets.to_i
    [size]
    Este será a tentativa do jogador.

    de seguida usamos as operações if para comparar o valor.
    [/size]
    Código:

    if tentativa == numero

      end
    if tentativa < numero then
      

      end
    if tentativa > numero then

      end
    [size]

    E finalmente vamos dar comandos para cada acontecimento da estrutura if.
    Se a tenativa for igua ao numero então significa que o jogador acertou o número gerado e ganhou o jogo
    caso foi inferir ou maior ele perde.

    [/size]
    Código:

    numero = rand(100)
    tentativa = gets.to_i
    if tentativa == numero
      print "Acertou!"
      end
    if tentativa < numero then
      print "Errou!"
    sleep
      end
    if tentativa > numero then
      print "Errou"
    sleep
      end

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