Introdução
Ultimamente estou vendo tutoriais de rgss, ele esta me ajudando muito espero que um dia eu possa fazer meu próprio Netplay :).
Explicação
Um sistema simples, onde crio uma janela e chamo ela por npc, muito simples, eu coloco o icone dentro da janela e o texto!
Código
- Código:
class Window_Livro < Window_Base
def initialize
super(142, 50, 250, 290)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
#self.contents = Bitmap.new("chame a pasta graphics/dentro da pasta escolha outra pasta/escolha uma imagem dentro da pasta que vc abriu")
icone = RPG::Cache.icon("038-Item07")
rect = Rect.new(0, 0, icone.width, icone.height)
#self.contents.blt(x, y, bitmap,rect[,opacidade])
self.contents.blt(0, 0, icone, rect)
#self.contents.draw_text(x, y, largura, altura, "texto" [,alinhamento])
self.contents.draw_text(icone.width + 4, 0, self.width - 40, 32, "Livro Aldeia", 0)
self.contents.draw_text(4, 20, self.width - 40, 32, "Hahaha minha primeira janela!", 0)
self.contents.draw_text(4, 40, self.width - 40, 32, "To aprendendo!", 0)
end
end
Instrução
para que a janela apareça no mapa crie um npc, vá ate a 3 aba de evento e aperte em chamar script nela escreva assim Window_Livro.new
Imagem
- Sistema de livro:
Janela Fixa
So com esses códigos a janela depois de um tempo ela some, para que a janela fique fixa vai no script Main, abaixo de
coloque esse código
- Código:
Graphics.freeze
coloque esse código
- Código:
$janela = []
no mesmo evento que você chamou a Window, você coloque esse código abaixo
- Código:
$janela = Window_Livro.new
Créditos
Matheus 180 por criar o script sozinho Uhul!
Gladstony por me passar tutoriais!