Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Compartilhe
    avatar
    Profane ~
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 728
    Créditos : 125

    [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Profane ~ em Ter Jun 28, 2016 1:22 pm

    Alterando e Customizando o Cursor do Jogo




    Bom, essa é uma das dúvidas de muitos desenvolvedores em Eclipse. Na real muitos tem problema em relação a como conseguir editar seu ponteiro do mouse no game e etc.



    Através de uma solicitação do @Leoxp; Via meu PM, e como me é algo simples. Ensinarei a como o fazer.

    #OBS: Usei como base o Cursor da SkyWire (Warcraft); Na mesma já consta a modificação. Para aqueles tem já a tem basta trocar a PNG da Imagem do Cursor na Pasta GUI.

    ||  Ficha Tecnica do Sistema ||
    - Dificuldade: Semi-Nenhuma
    - Necessários:Visual Basic 6
    - Engines: Todas as que consigam usar DX8


    Ao sistema (modificações) ~




    [0.1] Faça o Download disso:
    Download da Blank Img

    Este Download, é o que chamamos de "Blank" um fundo branco que anulará seu mouse.

    [0.2] Faça o Download da Imagem do Cursor
    Cursor Warcraft

    Esta é a PNG da imagem a qual será usada como base. Podendo ser editada por qualquer outra.
    ~

    ~ Client Side Apenas.



    [0.3] Abra seu projeto; e vá até a Code Side, do seu FrmMain;

    Dentro da parte de codigos da sua FrmMain, procure por isso:

    Código:
    Private Sub Form_Load()

    Dentro da Mesma, não importando aonde exatamente, mas antes do End Sub e Exit Sub, adicione:

    Código:
    Dim strPath As String
            
        strPath = App.Path & "\data files\graphics\testeA.cur" 'App.Path & "\data files\
        Me.MousePointer = 99
        Me.MouseIcon = LoadPicture(strPath)

    Observe o caminho do strPath, ele irá buscar o Download do Blank ( Localizando no Link da area 0.1) dentro da Pasta Graphics.

    No Caso, basta você baixar o Arquivo do Link 0.1 e deixar o mesmo na pasta Graphics, onde ficam as pastas, gui, animation, itens e etc.. Basta soltar ali. Caso queira mudar o diretório você mesmo terá de mudar e fazer a edição do caminho. Ai fica a seu encargo xD


    [0.4] Agora, aperte Control + F e procure por isso aqui:

    Código:
    If FadeAmount > 0
    Baterá direto na Render_Graphics. Mais exatamente no fim dela.

    Adicione agora isso aqui:
    Código:
    RenderTexture Tex_GUI(XX), GlobalX, GlobalY, 0, 0, 32, 32, 32, 32

    Acima, Abaixo.. zzz você que sabe... Apenas queremos deixar no Fim da Render_Graphics para que o nosso Cursor fique acima de tudo é claro.

    Analise nosso codigo:
    RenderTexture Tex_GUI(XX), GlobalX, GlobalY, 0, 0, 32, 32, 32, 32

    Perceba o XX em vermelho;

    Neste momento você precisa adicionar o Cursor que Baixou no Link da area 0.2 dentro da sua pasta GUI; Lá você sabe que será uma sequencia de leitura, 1,2,3,4,10,50...zzz;

    Adicione ali a GUI que será nosso cursor e coloque a mesma sendo o ultimo numero +1; Se Minha pasta vai até o numero 40, meu cursor naturalmente será o 41, então você no codigo substitue XX por 41.

    Feito isso seu sistema está pronto.

    Lembre-se caso queira mudar o Cursor do Jogo, o formato, cores e etc, basta editar o seu Cursor na PNG, seu cursor não será um XXX.Cur, ele será lida direto na PNG xD ficando mais facil a customização.

    De preferência a usos de 32x32 ou menores.

    Att e façam bom uso.

    Creditos? me? ~ <3 Espero que gostem.

    ##Lembrando, a SKY faz uma leitura também por PNG da render da Imagem alvo, porém a Blank em case, eh setada direto, não consta adição de sistema como eu desenvolvi para ajudar você e a mim também >< até porque eu não queria bater prints uahua.. acabei mandar setar tudo por código.


    _________________
    "If you don't belong here, just build a place where you do."
    avatar
    Spooky
    Membro Ativo
    Membro Ativo

    Mensagens : 262
    Créditos : 23

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Spooky em Ter Jun 28, 2016 8:16 pm

    Tem como fazer em dx7?, Com a img do ponteiro sendo em gif


    _________________
    Sign

    Sign¹:

    Sign²:
    avatar
    Profane ~
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 728
    Créditos : 125

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Profane ~ em Ter Jun 28, 2016 8:22 pm

    @Spooky escreveu:Tem como fazer em dx7?, Com a img do ponteiro sendo em gif

    ahn... Deverás penso que não.

    Modificação de cursor no Vb eh algo bem restrito, a leitura do mesmo tem de ser em um tipo .Cur e tem especificações em cores e ser 24mmps.

    ;x Em Dx7 teria de fazer uma alusão de leitura, ou introduzir o arquivo exato direto no Cursor da Propriedade do Form, mais fácil, apenas menos costumizações.

    Em relação ao uso de Gifs no VB6, eh algo mais hard ainda pq pelo que sei as leituras gifs são a partir de componentes externos e necessitam da leitura via web.. vc iria ter de hospedar o gif para toda vez ele abrir o gif pelo webexplorer e puxar a gif.


    _________________
    "If you don't belong here, just build a place where you do."
    avatar
    leoXP
    Ocasional
    Ocasional

    Mensagens : 227
    Créditos : 5

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por leoXP em Ter Jun 28, 2016 9:35 pm

    Ainda n testei pois fiquei sem pc x.x,mas logo eu testo
    avatar
    Spooky
    Membro Ativo
    Membro Ativo

    Mensagens : 262
    Créditos : 23

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Spooky em Qua Jun 29, 2016 3:16 pm

    @Profane ~ escreveu:
    @Spooky escreveu:Tem como fazer em dx7?, Com a img do ponteiro sendo em gif

    ahn... Deverás penso que não.

    Modificação de cursor no Vb eh algo bem restrito, a leitura do mesmo tem de ser em um tipo .Cur e tem especificações em cores e ser 24mmps.

    ;x Em Dx7 teria de fazer uma alusão de leitura, ou introduzir o arquivo exato direto no Cursor da Propriedade do Form, mais fácil, apenas menos costumizações.

    Em relação ao uso de Gifs no VB6, eh algo mais hard ainda pq pelo que sei as leituras gifs são a partir de componentes externos e necessitam da leitura via web.. vc iria ter de hospedar o gif para toda vez ele abrir o gif pelo webexplorer e puxar a gif.
    Ah sim, blz Haha.. era só curiosidade jkkk


    _________________
    Sign

    Sign¹:

    Sign²:
    avatar
    Jonny157
    Ocasional
    Ocasional

    Mensagens : 245
    Créditos : 9

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Jonny157 em Qui Jun 30, 2016 4:33 pm

    Faltou só o print da modificação, no mais ta bem legal o tutorial. 
    avatar
    Profane ~
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 728
    Créditos : 125

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Profane ~ em Qui Jun 30, 2016 6:44 pm

    Print do cursor mudado ? ;c Acho um tanto irrelevante não? ><

    Nos proximos tutos postos prints uahuah.

    Att


    _________________
    "If you don't belong here, just build a place where you do."

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Prof ~] Modificando Cursor do Jogo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Set 21, 2018 12:48 am