Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Como fazer un Backup

    AvilaMan
    AvilaMan
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 34
    Créditos : 3

    Como fazer un Backup Empty Como fazer un Backup

    Mensagem por AvilaMan Ter Jun 28, 2016 8:24 pm

    Boa tarde galera da Aldeia, hoje eu venho trazer para vocês um tutorial de como criar um Backup do seu servidor.
    Eu sei que não é dos problemas mais importantes que a rapaziada tem ao cria um jogo mas acho que não e menos importante.
    Mais pera ai Buckzor, ó que é um Backup?
    Simples, e uma copia de segurança do seu jogo, que serve para não perder informação importante no caso da pasta do servidor ser excluída do seu computador. 

    Sem mais bla bla começa o tutorial:


    Informação Básica:
    *Este tutorial esta orientado a salvar o seu jogo, mas pode se aplicar a cualquer coisa do seu computador.
    *Não é necessário baixar nenhum programa pra fazer ele funcionar, nos apenas utilizaremos características do nosso Sistema Operativo.
    *O tutorial está orientado a gente que usa como Sistema Operativo "Windows" seja a versão que for.


    Opa:
    Vou pedir desculpas pelas imagens que vou postar já que como eu sou Uruguaio meu idioma natal é ó Espanhol, é por tanto minha PC esta em Espanhol.
    Mas não se preocupem o tutorial é bem intuitivo. 


    1º. Para começar vamos criar uma pasta no lugar que queremos seja guardado o nosso Backup.
    No meu caso vou criá-la em: D:\
    [E muito importante lembrar onde deixamos a pasta, e não deixá-la onde posa ser excluída facilmente.]
    Como fazer un Backup 308uwe9

    2º. Dentro dessa pasta vamos criar duas nodas pastas, uma pasta com o nome Logs.
    [Nessa pasta sera guardado um arquivo .txt que vai ter a informação de como foi realizado o Backup. Serve para saber se o Backup foi feito corretamente ou se ele travou em algum momento.]
    É a outra pasta com o nome que vocês decidirem.
    [Nessa pasta sera onde estará o Backup do seu jogo no caso.]
    Como fazer un Backup 2088uti

    3º. Agora na mesma pasta onde estão as duas pastas que criamos anteriormente vamos proceder a criar um arquivo .txt normal e colocaremos o nome de BACKUP.
    Abrimos o documento de texto é começamos a criar um Script para fazer o Backup.

    *A partir de esse ponto preste muita atenção. 




    4º. Dentro do documento de texto vamos colocar o seguinte código: 

    Código:
    @echo off
    :VARIABLE_LOG
    SET archivolog=%date%_%time%
    SET archivolog=%archivolog: =_%
    SET archivolog=%archivolog::=%
    SET archivolog=%archivolog:/=_%
    SET archivolog=%archivolog:.=_%
    SET archivolog=Backup_%archivolog%

    SET src="D:\Meu Jogo"
    SET dest="D:\BACKUP\GAME BACKUP"

    :BACKUP
    robocopy %src% %dest% /E /V /R:3 /LOG:"D:\BACKUP\Logs\%archivolog%.txt"

    exit

    Se vocês deixarem o código assim ele vai guardar todos os arquivos da pasta definida em:

    SET src="x", na pasta definida em: SET dest="x".
    Como vocês podem ver o código é bem simples só tem que modificar duas coisas.
    Informação Extra:
    O comando robocopy é o encarregado de copiar os dados da pasta que a gente definiu com %src% para a pasta que a gente definiu em %dest%.
    Os parâmetros que continuam o código podem ser modificados mas tenha cuidado.
    Aqui vou deixar uma lista dos parâmetros que podem ser usados:
    Spoiler:



    5º. Ao terminar as modificações no nosso script vamos salvar ele como ANSI, colocando como nome BACKUP.bat. 
    E muito importante colocar o .bat já que isso faz com que o script possa ser executado.
    Como fazer un Backup 27x16rm



    Como fazer un Backup 2lk2qab



    6º. Agora que já temos o script criado, podemos proceder a fazer uma tarefa programada do Windows para que execute o script, diariamente, semanalmente, como vocês definirem.
    Abrimos o "Programador de Tarefas":
    [list=ordered]
    [*]Clique no botão Iniciar.
    [*]Clique em Painel de Controlo.
    [*]Clique em Sistema e Manutenção.
    [*]Clique em Ferramentas Administrativas.
    [*]Faça duplo clique em Programador de Tarefas
    [/list]
    7º. Agora no Programador de Tarefas vamos criar uma nova tarefa, dando clica com o botão direito na Biblioteca de Tarefas, é criamos uma nova tarefa básica.
    Como fazer un Backup Ab1ibl

    A partir dessa parte o sistema e muito intuitivo, definimos o nome da tarefa, se vai ser executado diariamente, semanalmente, etc.
    A partir de que dia sera executado é a que hora sera executado.
    Que tipo de tarefa vai fazer, no caso seria iniciar um programa.
    Depois vai pedir pra indicar cual e o programa que queremos iniciar, vamos selecionar o BAKCUP.bat que a gente criou anteriormente é pronto.

    A partir da data que você definiu o backup vai a começar a se fazer sozinho. 


    Lembre de Criar todas as pastas é definir corretamente a rota da pasta no script.


    Espero ter ajudado algum cara que nem eu que tem que compartilhar o computador e minha irmã, sempre acaba excluindo minhas coisas "sem querer" kkkkk
    Um abração gente!
    Angel  


    [Se tiverem alguma duvida e só postar que eu irei responder com todo prazer]


    _________________
    Como fazer un Backup Firma10

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 4:55 am