Isso é Criar! - Onde Começar

    Compartilhe
    avatar
    Kenshiro
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 72
    Créditos : 5

    Isso é Criar! - Onde Começar

    Mensagem por Kenshiro em Ter Abr 25, 2017 6:30 pm



    Como criar um Jogo?
    Se está nesta página é por que tem esta dúvida, certo?



    Esta pergunta é comum, é a primeira pergunta que os novatos fazem ao terem a vontade de criar seu próprio mundo em um jogo. Surgem muitas dúvidas durante a criação de um jogo e os novatos principalmente, sofrem com a falta de planejamento e dificuldade em escolher uma boa plataforma para desenvolver seu tão sonhado jogo.

    Irei lhe ensinar nesta postagem, como escolher uma plataforma, criar uma ideia para seu projeto e tirar algumas dúvidas básicas, para que não tenha tantos problemas em sua jornada.



    Para começar o seu projeto, deve ter um planejamento de como quer que ele seja, vamos dar uma explicada para você nos passos abaixo, então leia com atenção.


    Ideias.
    Criar uma Ideia para seu jogo é criar uma História! Você estará criando o futuro do personagem do seu jogo. Estará criando o seu mundo em um pequeno roteiro de texto antes de passa-lo para o jogo.



    Comece escrevendo tudo que tiver em mente, assim quando terminar, pegue as partes que mais lhe agradam e monte uma história para o personagem, releia quantas vezes precisar, mas lembre-se de não criar uma história cansativa e muito longa, pois os jogadores nem sempre tem tempo para longas maratonas.


    Iniciativa.
    A Iniciativa é sua determinação, sem a iniciativa um projeto jamais sairá do papel e será apenas um sonho. Por que então ao invés de deixa-lo apenas como um sonho, não o tornar realidade em um jogo? Não teríamos nada a perder, apenas a ganhar.



    É importante não ser pessimista ao querer fazer um jogo. Não adianta apenas ficar dizendo a sí coisas como:


    Quero fazer um jogo, mas não sei se consigo.
    Tenho vontade de fazer jogos, mas não sei como...



    Sim, você consegue camarada, mas para isso você deve tomar coragem (vergonha na cara) e dar o primeiro passo para que isso possa se tornar real. Ninguém nasce sabendo criar um jogo, um exemplo disso é o nosso Administrador @Terabin, que nasceu sem saber nada e hoje tem um grande projeto como Wing of Misadventure.


    Plataforma.
    A Plataforma será responsável para ‘abrigar’ o seu jogo, ela é a base que lhe dará um começo para o seu mundo e permitirá que consiga fazer o que deseja com mais facilidade. Este é um passo difícil para os iniciantes, já que não conhecem muito sobre plataformas, mas irei dar-lhes algumas dicas.



    Escolha uma plataforma que lhe agrada mais, seja um jogo 2D ou 3D há sempre várias opções diferentes. 

    Outra dica, é sempre bom pesquisar sobra a plataforma escolhida e lembre-se que toda plataforma requer o mínimo de conhecimento, mas isso pode ser adquirido com o tempo, então 

    não desanime.


    Sempre tenha em mente: 
    Escolha uma plataforma que lhe dê mais liberdade, que lhe permita fazer seu jogo como tem em mente e não lhe de limitações desnecessárias.



    Para Jogos 2D há muitas plataformas disponíveis, como:
    RPG MakerUnity 2DConstruct 2Game Maker e várias outras.


    Algumas Plataformas para Jogos Online:
    Forjerum que é uma plataforma baseada no RPG Maker VX, que permite que faça seu jogo online sem muitas limitações.


    Eclipse Origins, é uma engine desenvolvia em Visual Basic 6, uma linguagem bem antiga, mas é boa para jogos 2D que não precisam de efeito avançados.


    Elysium Engine, é outra Engine desenvolvida em Visual Basic 6, e assim como a Eclipse Origins é recomendada para jogos 2D que não necessitam de efeitos avançados. E é mais fácil de ser manuseada e editada do que Eclipse.


    Skywyre Primitive, é uma Eclipse Origins, só que em Directx8 e permite usos de imagens em PNG e é muito superior a sua antecessora e permite usos de gráficos melhores e animações mais vivas.


    Muitas plataformas são gratuitas, porém algumas precisam ser compradas para que possa usar 100% de seus recursos. Então antes de escolher a plataforma, pesquise um pouco sobre ela e entenda como ela funciona, assim poderá evitar problemas futuros.


    Planejamento e Meta.
    O Planejamento lhe permitirá organizar melhor o desenvolvimento, evitando que se perca durante o trajeto e pode evitar muitos problemas futuros.



    Dilma escreveu:"Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta


    Por onde começo o meu jogo? Programação, Design, Mapeamento?

    Isso é algo que você mesmo deve decidir, mas lembre-se faça uma coisa de cada vez, colocando o carro na frente dos bois só irá piorar o seu trabalho.



    Já decidi o que irei fazer primeiro e agora?


    Tenha uma META!

    Seja lá o que decidiu fazer primeiro, tente colocar um tempo limite para terminar tudo, mas não coloque um tempo impossível se quer algo bem feito. Coisas boas tem um tempo maior de dedicação para serem terminadas.



    Orçamento.
    Um jogo Indie que seja comercial precisa sempre de um orçamento, ainda mais se for usar gráficos originais e não os gráficos disponibilizados na Internet. Então para que diminua um pouco o seu fardo, recomendo que procure sócios e patrocinadores ou pedir doações para jogadores. Lembrando que caso possa dar conta sozinho, ou não queira ajuda financeira, você pode ignorar as dicas sobre Orçamento.



    Divulgação.
    Esta é uma parte importante, ela determinará o sucesso e o futuro de seu jogo e deve ser trabalhada com dedicação e cuidado.



    Já começou o seu projeto, mas ainda precisa divulga-lo para chamar a atenção de jogadores. Isso é uma coisa que leva tempo, não basta apenas criar uma página no Facebook e esperar Likes.

    Você deve correr atrás de fóruns e sites de divulgação de jogos e criar postagens divulgando seu projeto, pode também, pagar sites de divulgação, como o próprio Facebook oferece, por isso o Orçamento que falamos acima é recomendável. Poste Imagens e vídeos na página do Facebook e onde quer que esteja divulgando. Mas lembre-se, não mostre demais!



    Este foi apenas o começo, assim como toda história tem um...
    Mas quem decidirá o futuro dela...
    Será Você!



    Agora que sabe como começar a criar o seu jogo, está esperando o que para criar o seu mundo virtual? Mostre-nos o incrível mundo que tem dentro da sua cabeça. Mostre-nos aventuras que jamais imaginamos. Isso é, Criar! 
    lammer-Kenshiro[/right]


    lammerTópico em Constante Edição.[/right]
    avatar
    Valentine
    Administrador
    Administrador

    Medalhas :
    Mensagens : 4635
    Créditos : 954

    Re: Isso é Criar! - Onde Começar

    Mensagem por Valentine em Ter Abr 25, 2017 9:00 pm

    Ótimo tópico, Ken.

    + 1 crédito.


    _________________
    avatar
    Profane ~
    Moderador Global
    Moderador Global

    Mensagens : 554
    Créditos : 102

    Re: Isso é Criar! - Onde Começar

    Mensagem por Profane ~ em Qua Abr 26, 2017 6:39 am

    Apenas uma coisa a relatar:



    _________________
    Poucas pessoas podem fazer uma vida dentro de seus sonhos, eu não sou um deles, devo então sofrer esta realidade?

      Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 11:48 am