Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


4 participantes

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Fabrizio
    Fabrizio
    Colaborador
    Colaborador


    Mensagens : 79
    Créditos : 12

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue0/0RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue30/30RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (30/30)

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por Fabrizio Sex maio 05, 2017 10:54 pm

    RODANDO JOGOS
    RPG MAKER MV EM ANDROID

    Já rodei tanto atrás de uma solução que já estava desistindo. Encontrei diversos métodos e os únicos que ainda deram "bons resultados" foi o XDK (que apresentou melhor desempenho no meu celular) e o que irei vos apresentar agora.

    Website 2 APK Builder

    https://websitetoapk.com/

    É um programa comercial mas há uma opção gratuita. Mesmo que limitado ele atende a tudo que eu precisei de forma simples, rápida e prática. Então, vou lhes contar como consegui atingir meu objetivo com essa ferramenta. POR FAVOR, LEIA TUDO ATÉ O FINAL PARA EVITAR PERGUNTAS ONDE AS RESPOSTAS JÁ ESTÃO AQUI. Vamos lá.

    Os 7 passos que fazem "mágica"!

    Brincadeiras a parte, irei explicar cada etapa e mais abaixo mostro uma imagem que irá ajudar.


    1. No seu RPG Maker MV, clique em "Arquivo > Implantação" e logo depois marque a opção "Android/iOS". Escolha um local de saída e OK.
    2. Faça o download e instale a versão FREE do Website 2 APK Builder.
    3. Abra-o. Se você não tiver o JAVA instalado em seu PC, ele vai pedir para instalar. Pode realizar o processo sugerido e instalar. Depois reabra o programa. Se perguntar se você tem uma licença, continue usando a versão gratuita.
    4. Quando abrir, na parte de cima/esquerda, marque a opção “Local HTML Website”. (IMAGEM 01)
    5. Mais abaixo, tipo no meio/ultima linha, clique em "Choose Folder" que fica na frente de "Directory of Local Website". Procure pelo diretório “www” criado no passo 1. (IMAGEM 01)
    6. Modifique outras opções se desejar. Algumas coisas estão limitadas e só podem ser usadas na versão PRO, mas o que vem liberado já serve bem.
    7. Você ja pode clicar em "Generate APK" que fica na parte de baixo e em vermelho. Assista ao processo que não deve demorar muito. Claro que isso depende do tamanho do seu projeto, mas comigo não demorou tanto. Achei BASTANTE rápido.


    A grande imagem e explicando o que precisa ser explicado nela!

    Application Title = Título do APP
    Landscape = Marque pro jogo iniciar "com o celular inclinado". E não "em pé".
    Output Directory = É onde vai ser criado o APK. Clica em CHANGE.
    Fullscreen = Eu deixei marcado. Não sei o que faz se não tiver.

    IMAGEM 01


    Agora pronto!

    Rapaz, acho que não fica faltando nada. Só pegar o APK gerado e passar pro teu celular. Lembre de ativar aquele negócio de "Fontes desconhecidas" já que o APP não vai vir da PlayStore.

    As perguntas que podem sair mas acredito que alguém ainda vai perguntar.

    - Como é o desempenho?
    Achei normal. Mas pode variar muito entre os modelos de celulares.

    - Qual celular você usou?
    Usei o LENOVO A7010

    - É melhor que o XDK?
    Rapaz, não sei. O meu celular o XDK rodou melhor mas da muito trabalho.

    - Você recomendo o XDK?
    Não. Apesar de ter tido um desempenho melhor, no meio desse ano ele vai parar de funcionar, então melhor correr atrás de método que funcionam e devem continuar funcionando.

    - Você tem alguma dica?
    Sim. Se quiser testar o FPS do jogo, basta criar um evento e chamar o seguinte SCRIPT:
    Código:
    Graphics.showFps();
    Coloca um evento pra executar em paralelo ou então ativar e depois apagar/mudar de página. Esse código funciona rodando em qualquer dispositivo.

    ---
    Originalmente descoberto por Warlyte, usuário de um fórum gringo.
    ---

    Enfim, espero ajudar quem precisar. Qualquer dúvida, postem aí.
    Abraço.


    _________________
    ---
    [ Retornando ao mundo maker... ]
    Acesse meu site: fabriziofeitosa.me
    ---
    Em busca de: Mapper | PixelArt
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID ZgLkiRU
    Mensagens : 5335
    Créditos : 1163

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por Valentine Sáb maio 06, 2017 7:57 am

    Muito bom, ainda não baixei o MV, mas a possibilidade de fazer jogos para celular é muito tentadora.

    + 1 crédito
    renan-vieira
    renan-vieira
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID ZgLkiRU
    Mensagens : 652
    Créditos : 254

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue0/50RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (0/50)
    Vida:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue30/30RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (30/30)

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por renan-vieira Sáb maio 06, 2017 2:22 pm

    eu já sei exportar para todas as plataformas mas a minha única dúvida é, tem algum compilador totalmente free sem restringir em alguma coisa? Esse na sua versão free ele tem alguma limitação até mesmo em questão de jogos comerciais?


    _________________
    Secti MaInE - Mapa de Informações Estratégicas do Rio de Janeiro.
    http://maine.rj.gov.br/

    eMuseu - Museu Nacional do Esporte.
    https://www.emuseudoesporte.com.br/

    Memórias - Memórias de Oswaldo Cruz(App Hibrido Ionic).
    Link do APP na playstore

    Projetos citados acima foram produzidos com equipes no qual eu participei como programador Frontend e UI Design/UX Design.



    Skype: Renan.vieiraa 
    Facebook: /renandesign 
    E-mail: renanvieira.webdesign@gmail.com
    ou entre em contato via MP:^.^:
    Fabrizio
    Fabrizio
    Colaborador
    Colaborador


    Mensagens : 79
    Créditos : 12

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue0/0RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue30/30RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (30/30)

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por Fabrizio Dom maio 07, 2017 8:48 pm

    renan-vieira escreveu:eu já sei exportar para todas as plataformas mas a minha única dúvida é, tem algum compilador totalmente free sem restringir em alguma coisa? Esse na sua versão free ele tem alguma limitação até mesmo em questão de jogos comerciais?

    Pelo o que sei a única limitação já está aplicada na ferramenta. Muitas funções só funcionam se comprar a versão PRO. Pode usar a vontade, mas o desempenho não foi tão bom quando o XDK. Como falei no post, ele vai ser descontinuado (XDK) no meio do ano, então, essa ferramenta aqui postada se tornou a mais prática e viável por enquanto.


    _________________
    ---
    [ Retornando ao mundo maker... ]
    Acesse meu site: fabriziofeitosa.me
    ---
    Em busca de: Mapper | PixelArt
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por JuanCollin Seg Jul 31, 2017 8:02 pm

    Rodar em iOS você sabe?
    Fabrizio
    Fabrizio
    Colaborador
    Colaborador


    Mensagens : 79
    Créditos : 12

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue0/0RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Left_bar_bleue30/30RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty_bar_bleue  (30/30)

    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por Fabrizio Ter Ago 01, 2017 12:10 pm

    JuanCollin escreveu:Rodar em iOS você sabe?

    Nunca testei, mas basta você olhar na documentação da ferramenta. Lá ela fala sobre iOS tanto quanto o Android.


    _________________
    ---
    [ Retornando ao mundo maker... ]
    Acesse meu site: fabriziofeitosa.me
    ---
    Em busca de: Mapper | PixelArt

    Conteúdo patrocinado


    RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID Empty Re: RODANDO JOGOS RPG MAKER MV EM ANDROID

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 6:10 am