Suporte no desenvolvimento de jogos


    Alguns conceitos e técnicas para Mapear!

    Matt53
    Matt53
    Novato
    Novato

    Mensagens : 4
    Créditos : 2

    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! Empty Alguns conceitos e técnicas para Mapear!

    Mensagem por Matt53 em Sex Dez 29, 2017 9:38 am

    Alguns conceitos e técnicas para Mapear!



    Introdução:
    Olá, eu sou o Matt e hoje eu vim trazer um tutorial que eu fiz, de forma rápida enquanto eu estava mapeando meu projeto.
    O tutorial não é algo super elaborado, é apenas uma luz para o pessoal que não tem facilidade para mapear mapas grandes, ou dificuldades com o trabalho. Este tutorial faz com que o trabalho seja mais focado e direcionado, o que te faz ganhar tempo na produção de mapas, você não demora tanto para mapear se fizer dessa forma, sem mais delongas vamos começar!



    Primeiro passo:

    O primeiro passo é imaginar como você quer seu mapa, não adianta mapear sem ter algo em mente, no exemplo abaixo eu pensei em uma floresta, com um lago, com muito verde. Isso tudo e mais você pode imaginar, mas antes de adicionar qualquer coisa no mapa, você precisa saber que caminhos vão existir no mapa e também o tamanho, também deve ter em mente se o mapa vai ser mais na horizontal ou mais na vertical, isso ajuda muito na dimensão de tamanhos. No caso do mapa que vou usar de exemplo abaixo, fiz três caminhos claros, o mapa tem dimensões focadas na vertical, ele é maior em altura do que em largura.
    exemplo:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! XasnWGx
    As flechas sinalizam as saídas do mapa, eu usei montanhas/relevos para destacar os caminhos, você pode usar também ou usar estradas, mas particularmente em florestas para mim o relevo ou mata fechada, ajuda muito para que o mapa fique com as bordas preenchidas.


    Segundo passo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 2iG3ZQW
    O segundo passo segue a mesma linha do primeiro, mas ele aprofunda um pouco mais nos detalhes, como pode ver na imagem acima. Vamos desmembrar a imagem acima e analisar os pontos. Primeiro ponto, você vai fazer os caminhos(trilhas) que seu personagem vai andar. As trilhas são o primeiro a ser feito, até porque você já tem as saídas do mapa, agora só trilhar mesmo.
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! NfjuoVD
    Essa trilha foi a que eu fiz, procure fugir da simetria, não deixe padrão nas trilhas, como por exemplo ela sempre com dois blocos de largura, sempre procure variar como no exemplo acima.
    Na mesma imagem acima, você pode ver que tem mais coisas além da trilha, como a grama e a água. A grama fica geralmente nas bordas da estrada/trilha, também seguindo um padrão irregular, sempre fugindo da simetria, dos quadrados e retângulos.
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 0n2LVgC
    Você pode notar que as formas que a grama é colocada nenhuma é igual, todas são formas diferentes, não existe regularidade de formas nessa mata, até porque se trata de uma floresta, não de um jardim. Buscar essa realidade no mapa é crucial, você precisa se imaginar no mapa para buscar o máximo de realidade possível.

    Continuando o desmembramento, por fim a água, o lago. Que eu citei lá no primeiro passo, o que estava na minha imaginação.
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 2iG3ZQW
    Como pode ver na imagem, ele tem um espaço só dele, isso você pode pensar enquanto está trilhando ou depois de já ter trilhado, o máximo que vai acontecer é algumas alterações nas trilhas ou talvez nos relevos, mas não é nada que vá fazer você perder a essência do seu mapa. Adicionar detalhes na água como sombra ou folhas em cima da água, dão um toque legal.


    Terceiro passo:
    Agora que já terminamos o solo(água, trilha, relevos, grama), vamos para o preenchimento do mapa, com certeza o verde predomina em uma floresta, e o que mais aparece de cima, são árvores, iremos começar com as árvores.
    De preferência comece preenchendo com árvores, as bordas, os relevos no caso, veja a imagem abaixo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! Nfjd0m8
    É importante as árvores da borda tomarem um pouco do espaço interno do mapa, como no exemplo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! Kgn3rx2
    Quando você explora as bordas para preencher o mapa interno, você poupa seu trabalho em ter que preencher com detalhes mais chatinhos por assim dizer, como pedras, plantas, cogumelos e etc...
    Procure variar nos tipos de árvore, quando você quiser buscar preenchimento, use árvores maiores, como no exemplo, caso for detalhar alguma ponta do mapa ou espaço vazio, use árvores menores.


    Quarto passo:
    Agora que já temos árvores nas bordas da parte externa, precisamos de árvores na parte interna, sempre lembrando que devemos colocar uma quantidade menor na parte interna, porque afinal é onde o personagem vai andar, não podemos tapar muito a visão do jogo. Assim como na parte externa, você vai colocar as árvores na borda do mapa, só que dessa vez na parte interna, isso serve para tapar os cantos do jogo, algumas irregularidades de tiles e sombramento, isso ajuda a disfarçar, segue o exemplo abaixo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! FsFSOJk
    Note também que existe bastante variação de árvores na parte interna também, mas o que você mais vai ver são árvores médias e pequenas, para não interferir muito quando o character estiver no mapa.


    Quinto passo:
    Agora que os detalhes maiores e mais relevantes foram adicionados, vamos para os detalhes menores, onde existe uma variedade muito maior. Lembre-se de que os detalhes devem ser dosados, e variados, se você repetir muito no mapa os mesmo detalhes, sem ter um intervalo de espaço para eles voltarem a aparecer, vai ficar forçado, vai ficar simétrico. E sempre estamos fugindo da simetria. Veja o exemplo abaixo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! DMaD2Se
    Veja como tem bastante detalhes já no mapa, e não parecem simétricos, você pode repetir, desde que use muitos outros detalhes também para dar a impressão de variedade nos detalhes, pode não parecer mas existem muitos detalhes só nessa parte do mapa.
    Veja:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! Rzz2xgR
    Como viu, tem muitos detalhes, e o ideal é ir detalhando com o mapeamento mais próximo possível, como se você estivesse vendo o jogo, para notar a simetria, notar os espaços em branco entre outros detalhes. Você pode adicionar alguns detalhes únicos no mapa como alguma planta, ou uma estatua, ou uma placa. Isso deixa o mapa rico, veja o exemplo:
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 6yszc9C
    Essa placa e esse tronco, são detalhes únicos no mapa, deixam o mapa enriquecido. Note também que na água como já supracitado lá nos primeiros passos, eu adicionei detalhes, que deixaram o mapa mais vivo.


    O Resultado:
    Um mapa grande de 33 de Largura por 64 de altura, bem detalhado e fugindo o máximo possível de simetria.
    Spoiler:
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! RjUGg3g

    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 26132809_1533620123388436_1398128207_o

    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! K9WMW5P

    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! 6UYKq6f


    Passo extra!
    Para deixar o mapa mais intenso, você pode também adicionar iluminações ao seu gosto, sons, que também fazem parte do mapa e characters vivos, como animais, inimigos e etc... Tudo isso vai deixar seu mapa incrível.


    Resumão:
    Em resumo, aprendemos nesse tutorial a elaborar um mapa mentalmente e passar ele para o maker.
    Aprendemos a mapear a parte externa e interna do mapa.
    Aprendemos a mapear o solo do mapa, fugindo de simetrias.
    Aprendendo a preencher o mapa, para que ele não fique com aquele aspecto vazio.
    Aprendemos a detalhar o mapa de forma unica e fugindo de simetria.
    Aprendemos que podemos adicionar coisas na programação que geram um impacto positivo no mapa, como musica, eventos, etc.


    Créditos:
    Matt53 por criar o tutorial.
    Você pode postar esse tutorial em seu site se quiser, basta me creditar, um abraço.


    _________________
    Alguns conceitos e técnicas para Mapear! Ifiu5gA

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2019 4:04 pm