Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Compartilhe
    avatar
    RaonyFM
    Novato
    Novato

    Mensagens : 2
    Créditos : 1

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Vida:
    30/30  (30/30)
    Energia:
    0/0  (0/0)

    Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por RaonyFM em Qua Fev 28, 2018 6:28 am

    Informações Básicas:


    Nome do criador: RaonyFM
    Gênero: RPG/Drama/Aventura
    Data de inicialização: 15/12/2017
    Engine: RPG Maker VX Ace


    APRESENTAÇÃO

         Saudações calorosas, Makers! 
       Chamo-me Raony Francisco Moraes, sou um estudante de filosofia fascinado por histórias e videogame, e decidi arriscar-me a desenvolver um joguinho nessa engine que lhes é tão familiar. Mas antes de começar a falar do projeto em si, gostaria de dizer algumas breves palavras. 
       Quando comecei a ruminar sobre a história que pretendia contar, decidi que ela precisava ser lembrada menos por suas mecânicas e jogabilidade revolucionária que pela sua sensibilidade e força. Este jogo não será sobre dragões e criaturas demoníacas (embora essas coisas estejam presentes), mas sobre personagens. É uma tentativa de tentar exprimir o que se perde na corrente das palavras. 
    Por esse motivo, talvez o que estarei fazendo aqui não atenda às expectativas de como deveria ser um jogo - tradicionalmente falando. Explico-me. Em uma entrevista, quando perguntado sobre a maior lição que ele teria aprendido após desenvolver “To the Moon”, Kan Gao diz:
    "Talvez não me sentir obrigado a seguir o que eu penso que um jogo deva ser e tentar só fazer algo que seja importante para mim. E eu acho que as pessoas não são tão diferentes quanto achamos que somos. Todos temos aspectos centrais que nos conectam. Todos sentimos as mesmas coisas fundamentais. Eu sinto que ao fazer algo importante para mim... eu sei que será importante para outras pessoas também."


       Acredito que se pudesse precisar o que pretendo fazer aqui, seria isso: algo importante para mim e que possa, de alguma maneira, tornar-se importante para outras pessoas. Espero, genuinamente, que isso aconteça.

    INTRODUÇÃO



    "Blessed are the forgetful, for they get the better even of their blunders. – Charlie Kaufman, Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)"


       Canções de Mnemosine é, se for para defini-lo em breves palavras, um experimento existencial e filosófico cujo objetivo consistiria em provocar sensações e dar voz aos dramas humanos, demasiado humanos. Trata-se de um RPG clássico, à moda de jogos como os primeiros FF e Chrono Trigger. Ambientado na era medieval, suas mecânicas são análogas ao que já se viu por aí, mas seu mérito consiste em assumir o risco de contar uma história cujos temas não orbitam a jornada épica de um valoroso herói chamado a salvar o mundo de uma grande ameaça maligna, mas a aventura íntima de indivíduos quaisquer dotados daquelas contradições comuns ao gênero humano.  
       Indo de encontro às regras estabelecidas pelo modelo tradicional da jornada do herói, aqui não haverá um chamado a ser negado e, depois, respondido à medida que o herói aceita o fardo de ser o escolhido. Cada personagem age segundo forças independentes de sua vontade, contudo, tais forças são mundanas, destituídas de uma natureza épica e superior: o que, no aqui e agora, nos move, nos faz seguir em frente e continuar lutando, mesmo não existindo nenhuma promessa de final feliz ou o Destino para dizer-nos que a vitória é certa? 
       E por que esse título? Mnemosine é a deusa grega da memória, titânide filha de Urano e Gaia, protetora do passado. Sua prole com Zeus dará origem às artes (poesia, teatro, música, dança etc.), à história e à astronomia, isto é, ela é a deusa que dá à luz a cultura, na medida em que preserva as ações do homem, imerso em sua finitude, do esquecimento. Seu nome já representa um indício dos dois grandes temas deste jogo: a memória e o esquecimento, o jogo e mistura entre essas duas instâncias que definem o que somos e a possibilidade de nos tornarmos coisas diferentes do que somos. E se uma classe por séculos oprimida, impotente diante do sofrimento do passado, fizer de motor da sua revolta essa impotência? E se um povo, tendo se reconciliado com seu passado trágico, buscar por não mais do que o direito de existir e ter um futuro? O quão longe eles poderão chegar? Que mudanças eles podem trazer, para eles e para outros? Cada acontecimento do presente - da vida singular de cada personagem à revolução e à guerra - remete a uma postura com relação ao tempo. 
       Finalizando, eu diria que esse jogo fala... ou procura falar sobre nós mesmos, sobre a virtude que possuímos (quer saibamos ou não) de construir mundos, ou de destruí-los.
    SOBRE O ENREDO E PERSONAGENS


         O ano é 3724d.c (“Depois da Conquista”, no calendário adotado pela Monastia). Verlan, um país do continente de Kaleron e centro do Reino dos Homens, passa por uma grande crise política que se alastrou por todo o seu território. A monarquia degenera-se, e uma classe senhorial emergente está pressionando o jovem e inexperiente rei Teófilo VII a aprovar reformas estruturais no governo em benefício próprio (ampliação do poder de legislar, de regular a economia e uma maior participação na divisão do tesouro da Coroa). Mas essas reformas vão de encontro às necessidades do povo, a violência e a pobreza aumentam pela deliberada negligência do Conselho dos Nobres e o rei, imobilizado pelo jogo político, pouco ou nada pode fazer para contornar a situação. Antigos conflitos entre a raça humana e outras raças de Verlan reacendem pela busca desesperada por culpados, provocando revoltas em todo o país e o surgimento de grupos de resistência variados, uns mais pacíficos, já outros extremamente violentos. Entre os mais violentos destaca-se um grupo que se autoproclama Apóstatas. Na verdade, trata-se de um culto hermético liderado por Dorfan, um mago excomungado pela Universidade Arcana e sentenciado à morte por manipular manifestações do Abismo, plano cósmico habitado pelas mais terríveis monstruosidades do mundo de Kaleron. 
       Perseguições a grupos raciais minoritários e execuções de militantes tornam-se comuns. Soldados são postos nas ruas para conter a massa revoltosa e de suas espadas escorre o sangue dos cidadãos. Com o discurso inflamado e acusatório dos membros do Conselho dos Nobres, cresce o medo e a suspeita contra magos, elfos e orcs, tidos como os verdadeiros responsáveis pela crise em Verlan. A Floresta de Tûrjan, o último reino dos elfos da floresta, torna-se alvo de operações militares de reconhecimento e os senhores élficos Arundir e Galadhalta preparam-se para a guerra iminente. Orcs, por sua vez, atacam indiscriminadamente e sem razão aparente quaisquer viajantes que ousem cruzar o seu território, despertando a cólera do povo fustigado pela violência desenfreada, enquanto jovens magos egressos da Universidade Arcana são capturados e queimados pela população sob as mais indignas acusações.
       Mariathan, o protagonista, vive numa cabana isolada em In’gan, um dos cinco condados que juntos formam o país de Verlan. Diante da crescente tensão política, Mariathan será forçado a participar de acontecimentos inesperados. Além disso, por ser um mago, ele passará por grandes dificuldades, sua condição torna-o um criminoso em potencial, posto em constante suspeita e despertando um misto de desprezo e pavor entre os cidadãos de Verlan. Isso o colocará em dúvida sobre qual causa abraçar, fazendo-o questionar-se sobre o limite entre a vingança e a justiça, a revolta e o ódio.
    O Protagonista

    Nome: Mariathan
    Classe: Mago


    Breve descrição: Mariathan vive como um eremita numa região de difícil acesso em Ing'an. Solitário e taciturno, ele passa a maior parte do tempo lendo seus livros arcanos e aperfeiçoando suas habilidades de manifestação, sob a orientação de Sawen, que o acompanha desde  sua infância.
         Outros três personagens acompanharão Mariathan, mas eles serão revelados na versão de demonstração que está em desenvolvimento.
    IMAGENS:


    Mapa do Condade de Ing'an:


    Uma das localidades:


    Mapeamento de um interior:
    Um vilarejo:



    Outra localidade:



    SISTEMAS E SCRIPTS


    Yanfly: Ace Message System v1.01
    Raizen884: Parallax Fix/Fix Picture/Script de Pular Title
    King Gerar: Cataclisman - Choose Drop/Cataclisman - Quest
    JohnBolton: JB{Distribuição de Atributos} - Versão 1.0
    Zeus81: Fullscreen++ v2.2 for VX and VXace
    Mithran: Text Cache v 1.03
    Tsukihime: Camera Target/Map Screenshot
    MOG: Anti-lag/Anti Animation Lag/Weather EX



    TEASER TRAILER






    DOWNLOAD (em breve)



         O lançamento da versão demo do jogo está previsto para meados de maio de 2018. Atrasos poderão, eventualmente, ocorrer. Um trailer também está previsto para ser lançado junto com a demo.
    CRÉDITOS



         Gostaria de agradecer a página RPG Maker Brasil pelo feedback e contribuições, e também ao Aldeia pela oportunidade de divulgar este projeto. Demais créditos serão dados no jogo.


    Última edição por RaonyFM em Ter Mar 27, 2018 5:48 am, editado 2 vez(es)


    _________________
    "A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)
    avatar
    Valentine
    Administrador
    Administrador

    Medalhas :
    Mensagens : 4961
    Créditos : 1055

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por Valentine em Qua Fev 28, 2018 12:10 pm

    Muito bom. Os mapas estão ficando bem bonitos, só precisa de um pouco mais de detalhes.


    _________________
    avatar
    Caio Juan
    Colaborador
    Colaborador

    Medalhas :
    Mensagens : 772
    Créditos : 69

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por Caio Juan em Qua Fev 28, 2018 4:39 pm

    Atrativo seu projeto, como mapper concordo com o que o Valentine falou, fora isso está muito bom.


    _________________
    -Não Aceito Mais do que um Mapa Perfeito-



    Aguardem!!!
    avatar
    GallighanMaker
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor

    Medalhas :
    Mensagens : 831
    Créditos : 82

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Vida:
    30/30  (30/30)
    Energia:
    0/0  (0/0)

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por GallighanMaker em Qua Fev 28, 2018 5:43 pm

    Gostei muito dos mapas, totalmente medieval, esses tilesets são fantásticos, ja tinha visto em algum lugar :).


    _________________
    @IndieDB @Steam Concept
    --
    avatar
    RaonyFM
    Novato
    Novato

    Mensagens : 2
    Créditos : 1

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Vida:
    30/30  (30/30)
    Energia:
    0/0  (0/0)

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por RaonyFM em Ter Mar 27, 2018 5:47 am

    Obrigado pelo feedback, meus caros. E gostaria de aproveitar para apresentar alguns vídeos de gameplay do projeto:

    Tela de título e cutscene inicial:



    Uma taberna:



    Um bosque:



    A cutscene e a taberna sofreram algumas alterações, mas esses vídeos ainda apresentam o essencial, a meu ver.


    _________________
    "A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)
    avatar
    Mundator
    Membro Ativo
    Membro Ativo

    Mensagens : 310
    Créditos : 21

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Vida:
    30/30  (30/30)
    Energia:
    0/0  (0/0)

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por Mundator em Ter Mar 27, 2018 2:19 pm

    Gostária de ver os sistemas de batalh, nesse trailer não da para ver muita coisa.


    _________________
    YOU ARE DEAD ? MUNDATOR

    Conteúdo patrocinado

    Re: Canções de Mnemosine - Projeto (27/03/2018)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Set 20, 2018 4:43 am