Suporte no desenvolvimento de jogos


    [DÚVIDAS] sobre Crystalshire

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    Mensagem por LoliconSenpal em Qua Mar 14, 2018 4:02 pm

    Eu sou iniciante na engine e tenho algumas dúvidas. quer poder ao menos 1 ou 2 já ajuda bastante.

    1- como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?

    2- me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?

    3- Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)

    4-Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?

    5-como eu edito a parte da GUI ?

      Resolvi colocar tudo em 1 tópico pq se eu fosse dividir iriam ser 5 tópicos separados, caso eu tiver mais alguma dúvida que esqueci de colocar irei adcionar depois.
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    Mensagem por Profane ~ em Qua Mar 14, 2018 5:22 pm

    Eu tinha escrito bastante, mas acabou atualizando a pagina sem querer ;c Perdi tudo que tinha explicado -.-'; Então vamos lá ...

    [1] como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?
    A Engine (e outras da mesma linha) usam VB6 ( Visual Basic  6 ); Utilizando a linguagem vbScript/Pascal. 
    É simples e mixada entre Procedural e Objeto, aprendendo um pouco da estrutura e entendendo a base você é capaz de 
    fazer muito, e já partir para fazer sistemas próprios e o que quiser.


    No Download da engine, dentro da pasta, tem os scripts que podem ser acessados na interface do VB6, se instalado.


    [ 2 ]  me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?
    Bem, toda engine do mundo tem seus limites, não ÀH engine ilimitada e que não apresente seus problemas ou dificuldades.
    Creio que você humanamente e de forma novata não irá atingir qualquer um dos limites, e os limites de programação serão apenas suas capacidades para fazer o que você deseja fazer.


    [ 3 ]  Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)
    Sim e Não, um release feito pelo @Valentine chamado "EvolutionMaker" é uma EO/CS editada, onde a mesma contém seu próprio editor de mapas. Com conhecimento ou ajuda você poderia converter o editor de mapa externo da engine para a sua engine. 


    Outra forma de contornar e até mesmo tentar deixar mais bonito os mapas, seria fazer uso do "Parallax Mapping", isso você pode buscar aulas no Youtube/google. É algo muito usado no RpgMaker, mas que é facilmente posto na EO/CS.

    [ 4 ] Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?
    Isso é um mistério da natureza para alguns, você pode buscar pela resposta disso na nossa sessão de tutoriais para EO/CS, lá terá topicos guias para isso. Redimensionalizar; Resolução e outros outros ~


    [ 5 ] como eu edito a parte da GUI ?
    A CristalShire faz uso da directX8, é uma renderização dos arquivos visuais que estão dentro da sua pasta do jogo. Você pode simplesmente editar a GUI que está dentro da pasta do jogo, como também pode aprender a fazer uso da DirectX8 e assim criar novas janelas e edita-las.


    Bom, no mais é isso. ;c Maiores duvidas traga a nós xD Queremos ver seu projeto no futuro!


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    Mensagem por LoliconSenpal em Qua Mar 14, 2018 5:45 pm

    @Profane ~ escreveu:Eu tinha escrito bastante, mas acabou atualizando a pagina sem querer ;c Perdi tudo que tinha explicado -.-'; Então vamos lá ...

    [1] como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?
    A Engine (e outras da mesma linha) usam VB6 ( Visual Basic  6 ); Utilizando a linguagem vbScript/Pascal. 
    É simples e mixada entre Procedural e Objeto, aprendendo um pouco da estrutura e entendendo a base você é capaz de 
    fazer muito, e já partir para fazer sistemas próprios e o que quiser.


    No Download da engine, dentro da pasta, tem os scripts que podem ser acessados na interface do VB6, se instalado.


    [ 2 ]  me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?
    Bem, toda engine do mundo tem seus limites, não ÀH engine ilimitada e que não apresente seus problemas ou dificuldades.
    Creio que você humanamente e de forma novata não irá atingir qualquer um dos limites, e os limites de programação serão apenas suas capacidades para fazer o que você deseja fazer.


    [ 3 ]  Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)
    Sim e Não, um release feito pelo @Valentine chamado "EvolutionMaker" é uma EO/CS editada, onde a mesma contém seu próprio editor de mapas. Com conhecimento ou ajuda você poderia converter o editor de mapa externo da engine para a sua engine. 


    Outra forma de contornar e até mesmo tentar deixar mais bonito os mapas, seria fazer uso do "Parallax Mapping", isso você pode buscar aulas no Youtube/google. É algo muito usado no RpgMaker, mas que é facilmente posto na EO/CS.

    [ 4 ] Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?
    Isso é um mistério da natureza para alguns, você pode buscar pela resposta disso na nossa sessão de tutoriais para EO/CS, lá terá topicos guias para isso. Redimensionalizar; Resolução e outros outros ~


    [ 5 ] como eu edito a parte da GUI ?
    A CristalShire faz uso da directX8, é uma renderização dos arquivos visuais que estão dentro da sua pasta do jogo. Você pode simplesmente editar a GUI que está dentro da pasta do jogo, como também pode aprender a fazer uso da DirectX8 e assim criar novas janelas e edita-las.


    Bom, no mais é isso. ;c Maiores duvidas traga a nós xD Queremos ver seu projeto no futuro!


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    muito obrigado por responder todas as dúvidas, agr fui ver sobre esse Parallax Mapping achei mt interessante achei um tópico de um gato chamado Profane, é dificil de se usar esse Parallax Mapping ?
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    Mensagem por Kies em Qua Mar 14, 2018 6:18 pm

    Man não é dificíl não, porém fazer requer tempo e Disposição da sua parte
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    Mensagem por LoliconSenpal em Qui Mar 15, 2018 4:25 pm

    @Profane ~ escreveu:Eu tinha escrito bastante, mas acabou atualizando a pagina sem querer ;c Perdi tudo que tinha explicado -.-'; Então vamos lá ...

    [1] como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?
    A Engine (e outras da mesma linha) usam VB6 ( Visual Basic  6 ); Utilizando a linguagem vbScript/Pascal. 
    É simples e mixada entre Procedural e Objeto, aprendendo um pouco da estrutura e entendendo a base você é capaz de 
    fazer muito, e já partir para fazer sistemas próprios e o que quiser.


    No Download da engine, dentro da pasta, tem os scripts que podem ser acessados na interface do VB6, se instalado.


    [ 2 ]  me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?
    Bem, toda engine do mundo tem seus limites, não ÀH engine ilimitada e que não apresente seus problemas ou dificuldades.
    Creio que você humanamente e de forma novata não irá atingir qualquer um dos limites, e os limites de programação serão apenas suas capacidades para fazer o que você deseja fazer.


    [ 3 ]  Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)
    Sim e Não, um release feito pelo @Valentine chamado "EvolutionMaker" é uma EO/CS editada, onde a mesma contém seu próprio editor de mapas. Com conhecimento ou ajuda você poderia converter o editor de mapa externo da engine para a sua engine. 


    Outra forma de contornar e até mesmo tentar deixar mais bonito os mapas, seria fazer uso do "Parallax Mapping", isso você pode buscar aulas no Youtube/google. É algo muito usado no RpgMaker, mas que é facilmente posto na EO/CS.

    [ 4 ] Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?
    Isso é um mistério da natureza para alguns, você pode buscar pela resposta disso na nossa sessão de tutoriais para EO/CS, lá terá topicos guias para isso. Redimensionalizar; Resolução e outros outros ~


    [ 5 ] como eu edito a parte da GUI ?
    A CristalShire faz uso da directX8, é uma renderização dos arquivos visuais que estão dentro da sua pasta do jogo. Você pode simplesmente editar a GUI que está dentro da pasta do jogo, como também pode aprender a fazer uso da DirectX8 e assim criar novas janelas e edita-las.


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    em qual arquivo edita a posição das imagens do cliente ? to querendo por o local de digitar Login/Password em outro lugar
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    Mensagem por Profane ~ em Qui Mar 15, 2018 5:22 pm

    @LoliconSenpal escreveu:
    @Profane ~ escreveu:Eu tinha escrito bastante, mas acabou atualizando a pagina sem querer ;c Perdi tudo que tinha explicado -.-'; Então vamos lá ...

    [1] como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?
    A Engine (e outras da mesma linha) usam VB6 ( Visual Basic  6 ); Utilizando a linguagem vbScript/Pascal. 
    É simples e mixada entre Procedural e Objeto, aprendendo um pouco da estrutura e entendendo a base você é capaz de 
    fazer muito, e já partir para fazer sistemas próprios e o que quiser.


    No Download da engine, dentro da pasta, tem os scripts que podem ser acessados na interface do VB6, se instalado.


    [ 2 ]  me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?
    Bem, toda engine do mundo tem seus limites, não ÀH engine ilimitada e que não apresente seus problemas ou dificuldades.
    Creio que você humanamente e de forma novata não irá atingir qualquer um dos limites, e os limites de programação serão apenas suas capacidades para fazer o que você deseja fazer.


    [ 3 ]  Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)
    Sim e Não, um release feito pelo @Valentine chamado "EvolutionMaker" é uma EO/CS editada, onde a mesma contém seu próprio editor de mapas. Com conhecimento ou ajuda você poderia converter o editor de mapa externo da engine para a sua engine. 


    Outra forma de contornar e até mesmo tentar deixar mais bonito os mapas, seria fazer uso do "Parallax Mapping", isso você pode buscar aulas no Youtube/google. É algo muito usado no RpgMaker, mas que é facilmente posto na EO/CS.

    [ 4 ] Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?
    Isso é um mistério da natureza para alguns, você pode buscar pela resposta disso na nossa sessão de tutoriais para EO/CS, lá terá topicos guias para isso. Redimensionalizar; Resolução e outros outros ~


    [ 5 ] como eu edito a parte da GUI ?
    A CristalShire faz uso da directX8, é uma renderização dos arquivos visuais que estão dentro da sua pasta do jogo. Você pode simplesmente editar a GUI que está dentro da pasta do jogo, como também pode aprender a fazer uso da DirectX8 e assim criar novas janelas e edita-las.


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    em qual arquivo edita a posição das imagens do cliente ? to querendo por o local de digitar Login/Password em outro lugar

    Se for na CristalShire você terá que aprender a mexer no ModGraphics/ModDirectX8, dentro do VB6, para assim modificar as coisas. Se é seu primeiro contato com isso não é nada bom que você vá para uma engine Dx8 logo de cara ><

    Se ambiente e acostume com engines como EO 2.0 que é Dx7, é mais facil para você editar a interface já que a mesma é ligada fortemente a Componentes. No futuro você entendendo da engine base, você migra para um dx8 e outros.


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    Mensagem por LoliconSenpal em Qui Mar 15, 2018 6:02 pm

    @Profane ~ escreveu:
    @LoliconSenpal escreveu:
    @Profane ~ escreveu:Eu tinha escrito bastante, mas acabou atualizando a pagina sem querer ;c Perdi tudo que tinha explicado -.-'; Então vamos lá ...

    [1] como eu faço pra instalar os scripts de sistemas na Crystalshire ?
    A Engine (e outras da mesma linha) usam VB6 ( Visual Basic  6 ); Utilizando a linguagem vbScript/Pascal. 
    É simples e mixada entre Procedural e Objeto, aprendendo um pouco da estrutura e entendendo a base você é capaz de 
    fazer muito, e já partir para fazer sistemas próprios e o que quiser.


    No Download da engine, dentro da pasta, tem os scripts que podem ser acessados na interface do VB6, se instalado.


    [ 2 ]  me falaram que a Crystalshire tem limites mais não entendi bem, quais são esses limites ?
    Bem, toda engine do mundo tem seus limites, não ÀH engine ilimitada e que não apresente seus problemas ou dificuldades.
    Creio que você humanamente e de forma novata não irá atingir qualquer um dos limites, e os limites de programação serão apenas suas capacidades para fazer o que você deseja fazer.


    [ 3 ]  Existe alguma ferramenta pra editar mapas do Crystalshire ? achei um pouco ruim editar in game (Dentro do jogo)
    Sim e Não, um release feito pelo @Valentine chamado "EvolutionMaker" é uma EO/CS editada, onde a mesma contém seu próprio editor de mapas. Com conhecimento ou ajuda você poderia converter o editor de mapa externo da engine para a sua engine. 


    Outra forma de contornar e até mesmo tentar deixar mais bonito os mapas, seria fazer uso do "Parallax Mapping", isso você pode buscar aulas no Youtube/google. É algo muito usado no RpgMaker, mas que é facilmente posto na EO/CS.

    [ 4 ] Como eu faço pra aumentar a tela do jogo ?
    Isso é um mistério da natureza para alguns, você pode buscar pela resposta disso na nossa sessão de tutoriais para EO/CS, lá terá topicos guias para isso. Redimensionalizar; Resolução e outros outros ~


    [ 5 ] como eu edito a parte da GUI ?
    A CristalShire faz uso da directX8, é uma renderização dos arquivos visuais que estão dentro da sua pasta do jogo. Você pode simplesmente editar a GUI que está dentro da pasta do jogo, como também pode aprender a fazer uso da DirectX8 e assim criar novas janelas e edita-las.


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    Se for na CristalShire você terá que aprender a mexer no ModGraphics/ModDirectX8, dentro do VB6, para assim modificar as coisas. Se é seu primeiro contato com isso não é nada bom que você vá para uma engine Dx8 logo de cara ><

    Se ambiente e acostume com engines como EO 2.0 que é Dx7, é mais facil para você editar a interface já que a mesma é ligada fortemente a Componentes. No futuro você entendendo da engine base, você migra para um dx8 e outros.
    Se eu usar logo a CS (Crystal Shire) de 1 vez fica complicado eu sei, mais tipo fica tão dificil assim de fazer as coisas ? e pq se tipo eu pegar a EO 2.0 que é Dx7 e editar toda e quiser migrar pra CS vou ter re editar tudo que fiz na EO só que na CS ?
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    Mensagem por Profane ~ em Qui Mar 15, 2018 6:09 pm

    Digamos que sim, seria bem mais fácil uma vez que você teria bem mais experiência.

    Mas você começar um projeto pela CS não é dificil, depende de o quão empenhado você vai estar para aprender. 

    Sugiro que primeiro você aprenda a editar os graficos dentro da pasta, e depois aprenda a mexer neles dentro do Script, ai você mais a frente vai poder aprender a criar e editar telas, entre outros.

    Temos tutoriais em nossa sessão de tutoriais que ensinam a criar a base de telas  em DX8, como também botões.

    Então, é praticar, tentar entender a logica, copiar colar ~ até começar a criar por si só xD


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    Mensagem por Kies em Qui Mar 15, 2018 6:24 pm

    Hoje usar a dx7 é uma boa opção sim, já que para iniciantes é uma ótima forma de pegar lógica e pá. apesar de preferir dx8 pela customização. Recomendo seguir dicas do Fane que é estudar em dx7
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    Mensagem por LoliconSenpal em Qui Mar 15, 2018 6:26 pm

    @Profane ~ escreveu:Digamos que sim, seria bem mais fácil uma vez que você teria bem mais experiência.

    Mas você começar um projeto pela CS não é dificil, depende de o quão empenhado você vai estar para aprender. 

    Sugiro que primeiro você aprenda a editar os graficos dentro da pasta, e depois aprenda a mexer neles dentro do Script, ai você mais a frente vai poder aprender a criar e editar telas, entre outros.

    Temos tutoriais em nossa sessão de tutoriais que ensinam a criar a base de telas  em DX8, como também botões.

    Então, é praticar, tentar entender a logica, copiar colar ~ até começar a criar por si só xD
    se eu tiver precisando de um script e for pedir no tópico algum anjo daqui ajuda ? ou se eu tiver alguma dúvida eles tb ajuda ?

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