Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


5 participantes

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    ageter0
    ageter0
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 34
    Créditos : 0

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/50[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/50)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por ageter0 Ter Jul 02, 2019 10:19 pm

    Fiz uma demo do meu jogo usando script que outra pessoa fez e quero ganhar dinheiro em cima dele, dá algum problema mesmo que eu dê os créditos a pessoa que programo o script?


    Última edição por ageter0 em Ter Fev 25, 2020 9:49 pm, editado 1 vez(es)
    PlayDev
    PlayDev
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 32
    Créditos : 1

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/0[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por PlayDev Qua Jul 03, 2019 7:41 am

    ageter0 escreveu:Fiz uma demo do meu jogo usando script que outra pessoa fez e quero ganhar dinheiro em cima dele, dá algum problema mesmo que eu dê os créditos a pessoa que programo o script?
    Claro que não, a não ser que vc tenha dado um Ctrl v Ctrlv e so mudado o nome do projeto, mais script e normal jogos na plataforma mmorpg tende a ter mesmos sistemas mesma historia etc, ja vimos varios games parecidos so muda o nome e endereço, e sei que irá ter algo que vc tenha feito então tenha sucesso amigo, Claro se achar que deve ser dado os devidos créditos nada mais justo.
    ageter0
    ageter0
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 34
    Créditos : 0

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/50[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/50)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por ageter0 Qua Jul 03, 2019 9:19 am

    PlayDev escreveu:
    ageter0 escreveu:Fiz uma demo do meu jogo usando script que outra pessoa fez e quero ganhar dinheiro em cima dele, dá algum problema mesmo que eu dê os créditos a pessoa que programo o script?
    Claro que não, a não ser que vc tenha dado um Ctrl v Ctrlv e so mudado o nome do projeto, mais script e normal jogos na plataforma mmorpg tende a ter mesmos sistemas mesma historia etc, ja vimos varios games parecidos so muda o nome e endereço, e sei que irá ter algo que vc tenha feito então tenha sucesso amigo, Claro se achar que deve ser dado os devidos créditos nada mais justo.
    Obrigado pelo esclarecimento!
    Eu estava muito apreensivo sobre isso!
    LeonM²
    LeonM²
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1802
    Créditos : 153

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por LeonM² Qua Jul 03, 2019 9:29 pm

    Entre em contato com o autor do script, ele deve esclarecer sobre isso, o código é dele, ele tem os próprios termos, dar créditos não é suficiente, é como pagar um artista por uma arte divulgando o trabalho dele.
    Se não houver como fazer contato tente achar algo sobre o autor que indique termos de uso, se o autor não se manifesta em fóruns, até pode tentar usar, mas se ele descobrir pode cobrar.
    Como desenvolvedor me sinto ofendido por alguém dizer que simplesmente tem que dar créditos, enquanto alguém está usando o trabalho de outros para ganhar dinheiro.
    ageter0
    ageter0
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 34
    Créditos : 0

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/50[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/50)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por ageter0 Qua Jul 03, 2019 10:30 pm

    LeonM² escreveu:Entre em contato com o autor do script, ele deve esclarecer sobre isso, o código é dele, ele tem os próprios termos, dar créditos não é suficiente, é como pagar um artista por uma arte divulgando o trabalho dele.
    Se não houver como fazer contato tente achar algo sobre o autor que indique termos de uso, se o autor não se manifesta em fóruns, até pode tentar usar, mas se ele descobrir pode cobrar.
    Como desenvolvedor me sinto ofendido por alguém dizer que simplesmente tem que dar créditos, enquanto alguém está usando o trabalho de outros para ganhar dinheiro.
    Ok, obrigado por esclarecer!
    (e desculpa por ter ofendido)
    oraki
    oraki
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 37
    Créditos : 9

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por oraki Dom Jul 07, 2019 2:38 pm

    Então, acho que se chegou á decisão de disponibilizar o script na comunidade, deveria estar ciente que provavelmente será usado nestes tipos de projetos. Não vejo do que reclamar se os créditos forem postados corretamente. Isso é dor de cotovelo se sentir ofendido por sua própria estupidez. Desculpa se expressei de maneira rude, mas essa é a verdade. O ruim do ser humano é que ele não se contenta com o sucesso dos outros e quer tirar vantagem.  Fury


    _________________
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Ingi84OB0MFdD
    PlayDev
    PlayDev
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 32
    Créditos : 1

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/0[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por PlayDev Seg Jul 08, 2019 8:52 am

    LeonM² escreveu:Entre em contato com o autor do script, ele deve esclarecer sobre isso, o código é dele, ele tem os próprios termos, dar créditos não é suficiente, é como pagar um artista por uma arte divulgando o trabalho dele.
    Se não houver como fazer contato tente achar algo sobre o autor que indique termos de uso, se o autor não se manifesta em fóruns, até pode tentar usar, mas se ele descobrir pode cobrar.
    Como desenvolvedor me sinto ofendido por alguém dizer que simplesmente tem que dar créditos, enquanto alguém está usando o trabalho de outros para ganhar dinheiro.
    É tão simples não Meu caro leon tem uma politica grande para vc querer recorrer contra alguém sobre direitos autorais.
    Existem leis e leis, senão seria uma bagunça, e diversas injustiças. LEI 9610
    CleanWater
    CleanWater
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 81
    Créditos : 7

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/0[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por CleanWater Sex Jul 12, 2019 3:37 pm

    Desculpem se estiver sendo rude, mas a única pessoa sensata aqui do post foi o LeonM². E eu TAMBÉM ME SENTI MUITO OFENDIDO COM TUDO QUE LI AQUI.

    Primeiro, existe a lei de direitos autorais e de software (são separadas, mas funcionam do mesmo jeito). O autor tem todo o direito de permitir ou não se a pessoa pode ou não usar o que ela criou. Registrando em algum lugar ou não. Criando DRM ou não. Disponibilizando link pra download ou não.

    ESTÚPIDO é quem inverte totalmente os valores e ainda chama o autor de estúpido por liberar o código. Inversão de valores. Nada mais, nada menos.

    O mínimo que alguém com um pingo de caráter pode fazer é checar os termos de uso.

    E só pra constar, não estou falando (e nem nunca falo nada) na base do "achismo", diferente de muita gente que me critica e vem pegando no meu pé aqui nas comunidades toda vez que toco nesses assuntos "controversos" (entendedores entenderão do que estou falando). Eu estudei sobre direito no curso técnico de administração que fiz e pesquisei muito por conta própria essas leis antes de trabalhar com isso.

    Aliás, qualquer brasileiro pode ter acesso as leis no próprio site do planalto, que são essas aqui.

    Direitos Autorais
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

    Direitos de Software
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm

    E olha que nem mencionei ainda A Convenção de Berna.
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d75699.htm

    Se você usar o script, talvez o autor não lhe processe. Não por não querer fazer isso, mas simplesmente por que é impossível "rastrear" todas as pessoas que estão infringindo a lei e os seus direitos como autor. A possibilidade existe contudo.

    Se você quer trabalhar com isso, ou apenas fazer por hobby, o mínimo que você pode fazer é entrar em contato com o autor ou ler os termos de uso (que geralmente vem junto com o próprio script).

    Respeito é tudo. Mas infelizmente as pessoas esqueceram o que significa essa palavra. Fury


    _________________
    Apoie a CleanWaterSoft no Apoia.se!
    🇧🇷 Desenvolvendo jogos acessíveis ao brasileiro 🇧🇷
    oraki
    oraki
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 37
    Créditos : 9

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por oraki Sáb Jul 13, 2019 9:01 am

    Você tem pontos que eu desconhecia, aprecio isso Clean. Mas não deixa de confundir o garoto.

     A maioria dos contribuidores de conteúdo nesta comunidade têm ciência de que as obras deles podem ser monetizadas por outrem em seus respectivos projetos, e os que realmente não querem isso deixam claro na descrição. 

    Ter noção das leis de proteção de direitos autorais que você elucidou é importante, grato por isso, mas não deixa de ter uma aversão ao verdadeiro desejo do autor á disponibilizar na comunidade. 

    Se eu postar um script de bom grado, permitir que seja usado em obras com monetização, e mesmo assim, não usarem por medo de violação de direitos autorais, seria muito longe do meu desejo. Enfim, é isso que penso. Desculpa se fui rude no meu texto anterior, apenas apresentando pensamentos distintos.

    De toda forma, ressaltando o que você mesmo diz, o mais adequado é pedir permissão diretamente ao autor. Apesar que a maioria dos autores sensatos já dizem suas intenções sobre a monetização logo na descrição.  Indignity

    Se eu não quero que ganhem dinheiro em cima do meu código, ou eu não posto ele, ou posto apenas uma parte e cobro dinheiro pelo código completo. 

    Posso ter saído da linha alegando que todos que todos que não façam isso sejam estúpidos, então novamente peço desculpas por isso.

    O objetivo de uma comunidade de desenvolvedores, além de divulgar seus projetos, é se ajudar. No momento que suas intenções divergem com o propósito do site, não vejo motivos para postar seus scripts aqui. Bom, é o que eu penso. 

    Só um último esclarecimento: esses meus pensamentos são sobre os códigos disponibilizados na comunidade e tutoriais. 

    Usurpar de um código que estava em um jogo e não foi disponibilizado gratuitamente não é bacana.

    Abraço.
    PlayDev
    PlayDev
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 32
    Créditos : 1

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue0/0[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Left_bar_bleue30/30[Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por PlayDev Sáb Jul 13, 2019 2:16 pm

    Foi justamente o que estava tentando dizer pra ele relaxar e aproveitar o script sem medo. se foi postado creio que ja foi com intuito de compartilhar e deixar o uso livre. Direitos autorais e um coisa tão complexa.
    Boa sorte com seu projeto ageter0.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo? Empty Re: [Resolvido]Se eu usar um Script de outra pessoa, posso monetizar meu jogo?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:37 am