Suporte no desenvolvimento de jogos


    Delphi Aula 3

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    Mensagem por Chavesvga em Sab Jan 28, 2012 4:44 pm

    Introdução
    bom pessoal nessa aula irei mostrar um pouco da interface do delphi para os que estão seguindo as aulas póssa conhecer o IDE nessa aula irei usar o delphi na versão 7

    Elementos Visuais

    O ambiente de trabalho do Delphi é formado por objetos que estão visíveis quando o aplicativo e iniciado fromando a area de trabalho.


    forms

    Os Formuládrios ou object form, é onde o desenvolvedor utiliza para desenhar sua aplicação
    colocando e organizando outros objetos. Esses Objetos são os componentes que são arastados
    da Component Palette ou palheta de componentes logo abaixo mostrarei uma image da palheta de componentes.

    Palhetas de Componentes

    Delphi  Aula 3 307xoo9

    É possível aumentar, mover ou ocupar totalmente a tela do monitor, ou até ultrapassar-la. Um formulário (form) Basico possue os seguites componentes


      [li]menu[/li]
      [li]Botões de maximização e minimização[/li]
      [li]Barra de título[/li]
      [li] e Bordas redimensionáveis[/li]


    O código gerado fica na area conhecida como Code Editor, que fica extamente "Atras do formulario"
    para abrir a unit do formulario de dublo click no from(formulario).

    Editor de codigo

    Ao criar um Novo Projeto o delphi gera altomaticamente no editor de codigo uma unit com com o arquivo .PAS (como disse em outra aula cada form tem sua unit) ao clicar 2 vezes em um componente
    O Code Editor mostrará sempre o nome do arquivo corrente ativo na tabulação de página.

    Atalho para Abrir o Editor de Codigo (f12)

    Segue abaixo uma image do editor de Codigo

    Editor de Codigo

    Delphi  Aula 3 1054hm9

    Sobre a Palheta de Componentes

    Os componente ou (objetos) São os elementos que você ira trabalhar com a aplicação.
    A palheta tambem enclui alguns espaços em brancos para edições de novos componentes(objetos).
    Alguns componentes não será visivel quando executado a aplicação pois elas fazem parte do serviço
    da DDE que significa (Dynamic Data Exchange).
    Os componentes das palhetas foram dividios em grupos de funcionalidades diferentes.
    Por Exemplo os objetos que representam as janelas do Windows (como fontes palhetas e cores)
    estão na pagina Dialog da Palheta.

    Vocês tambem podera criar novos componentes ou instalar outros ja prontos para isso que foi colocado os espaços vazios.

    Object Inspector

    O Object Inspector providência a conexão entre a interface visual e o codigo. Que tem 2 paginas
    Properties ou Propriedades e Events ou Eventos que tem a função de mostrar a propriedade e eventos de um componente.

    e muito util para personalizar objetos(componentes) colocados no formulario(form) inclusive a propriedades do formulario e a parte dos Eventos serve para facilitar a navegação em certas partes do codigo do programa.

    O Seletor de Objetos ou Object Selector Mostra o nome eo tipo de todos os componente inseridos no formulario inclusive o proprio formulario e muito usado para localizar componente mais facilmente no formulario

    logo abaixo mostrarei um image do Object Inspector

    Object Inspector

    Delphi  Aula 3 1zeh74g

    Bom e isso ate a Proxima pessoal

    Creditos

    Chavesvga - por fazer
    MundoScript - por divulgar e apoiar

    Continua....


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