Suporte no desenvolvimento de jogos


    Tutorial de Roteiros[Parte 4]

    vinihaquer
    vinihaquer
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 54
    Créditos : 1

    Tutorial de Roteiros[Parte 4] Empty Tutorial de Roteiros[Parte 4]

    Mensagem por vinihaquer em Seg Nov 05, 2012 10:09 pm

    Continuando as dicas sobre como escrever um roteiro, hoje vou falar sobre a Confrontação, o próximo item do roteiro de um jogo, que se encontra colocado logo depois do tema. A Confrontação é a descrição do problema que o personagem “encara”, ou seja, a ação que ocorre no “mundo do jogo” para que o personagem saia da inércia e vá realizar a sua missão.

    É aqui que você vai descrever o encontro do seu personagem vai com o antagonista (seja ele vários soldados de um Réptil Gigante, ou uma montanha) e também as soluções possíveis para a restauração do equilíbrio que foi perturbado pela existência (ou ação) do antagonista.

    Uma parte muito importante da Confrontação são as decisões. É Confrontação que vão ser colocadas às decisões que um jogador vai poder tomar quando se encontra com o problema. Essas decisões podem ser somente duas (pular o buraco, ou cair nele) ou múltiplas decisões (no caso de um RPG que o personagem tem vinte caminhos diferentes para tomar). Essa é uma das principais diferenças entre Roteiro de Jogos e um Roteiro de Cinema, pois no cinema o personagem só tem um caminho a seguir e o roteiro é linear, sem variações. Mas nos jogos acontece o que é chamado de Multiformidade, ou seja, uma única narrativa (encanador salvando a princesa) com várias versões (cair no buraco e morrer e pular o buraco e continuar o jogo).

    E para não perder o costume, vai aqui um exemplo de confrontação:

    Confrontação – Super Mario Bros – A princesa do reino dos cogumelos é seqüestrada pelo ser chamado Browser que a leva para os cantos mais distantes do reino e coloca vários obstáculos no caminho, para que o seu “guardião” não consiga salva-lá. Durante a resolução do problema “seqüestro da princesa”, o guardião vai ter que superar os obstáculos (buracos no chão) e os inimigos, que podem eliminar o guardião se ele não for cuidado ao tomar as escolhas corretas.

    Novamente esse é um exemplo bem simples, somente para dar uma idéia de como se pode tentar escrever a confrontação. Depois que terminar todas as partes desse tutorial, vou disponibilizar um tutorial de um jogo para servir de consulta para vocês.


    creditos:cubagames.com.br


    _________________
    Cadastre-se no meu forum e ajude-o a evoluir
    http://planetgamedeveloomen.ativoforum.com

      Data/hora atual: Sex Jan 24, 2020 5:55 pm