Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


3 participantes

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Empty Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    Mensagem por .Leonardo Dom Mar 27, 2011 7:20 pm

    Introdução

    Olá!
    Estou começando a fazer algumas aulas de PA, esta é a primeira!
    Nesta aula você aprenderá sobre cabelos em chars, só que é um pouco mais complexa do que o normal.
    Acabei de fazer um trabalho extremamente chato de Biologia, então se eu escrever algo bizarramente errado, já sabe que é porque não estou raciocinando bem!

    Dados

    Criador da aula: Leonardo 17/Leonardo de Oliveira/Olifer (no caso, eu);
    Aula: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo;
    Engine: RPG Maker XP;
    Template utilizado: Template original do RPG Maker XP (podendo ser utilizado outros templates também);
    Programas utilizados: Qualquer programa em que se possa pixelar. Exs.: Paint, GraficsGale, Gimp, etc;
    Nível: Bem, a aula não é tão iniciante, mas acredito que qualquer um possa fazer.

    Aula

    Vou dividir a aula em etapas/passos, e também vou tentar falar numa linguagem menos técnica, para facilitar o entendimento. Esta aula não é tão simples porque foje do lineart, dando um realismo maior.

    Bem, primeiramente, pegue a paleta e separe as cores que serão usadas. Recomendo usar uma paleta pronta, como esta:
    Spoiler:

    Agora vamos começar a criar:

    1. Uma coisa que eu costumo fazer e que, na minha opnião, facilita bastante, é você pegar uma cor qualquer da paleta (apesar de eu recomendar a cor do meio) e pintar totalmente a parte de cima da cabeça do template, limitando o espaço em que deverá ficar o cabelo.
    Mais ou menos assim:
    Spoiler:

    2. Despois, desenhe umas "saídas" do cabelo, que ficarão para fora da áres inicial do cabelo. Isso dá um toque especial ao cabelo, pois não fica aquela coisa padrão.
    No meu caso, fiz algumas mechas aleatórias, assim:
    Spoiler:

    3. Agora começaremos a fazer o sombreamento e a iluminação. Para isso, antes, defina onde será a fonte de luz.
    Nesse, eu fiz a fonte de luz central, que fica no meio. A imagem ilustra um pouco:
    Spoiler:

    4. Depois disso, pegue a cor clara da paleta e faça as luzes. Tente seguir a base que você fez anteriormente, no passo 2.
    Ficará mais ou menos assim:
    Spoiler:

    5. Agora, de acordo com a fonte de luz, defina onde ficarão as sombras. As sombras ficarão onde a luz não chega, ou seja, em partes mais "profundas", partes que ficam por baixo de outras, partes que ficam mais "escondidas".
    Use as cores mais escuras da paleta e também tente seguir a base que criou no passo 2, tendo como referência a luz. O meu ficou assim:
    Spoiler:

    Resultado:
    O resultado ficou assim:
    Spoiler:


    Final

    Bem, espero que tenham gostado da aula!
    Vocês podem postar seus resultados aqui, para eu poder dar dicas e ajudar! Se você não conseguir fazer, não desista. Em Pixel Art, a prática leva ao aprimoramento. Garanto que praticando e treinando qualquer um pode ser um bom spriter!
    Qualquer dúvida, pode perguntar que eu estarei aqui disposto a responder!

    Créditos

    Eu, Leonardo, por ter criado a aula. Mas isso não significa que você precisa me dar créditos (do sistema de créditos do fórum). Se gostou, apenas um comentário já me agrada!
    Gostaria de agradecer a Lilialine, da MRM, pois ela é a dona da fábrica em que eu participo. Eu recebia muitos pedidos, e acabei tendo que aprender algumas técnicas sozinho, com a prática!
    Agradeço também à MRM e à Aldeia RPG, pelo espaço!




    vlw


    Última edição por Leonardo 17 em Dom Mar 27, 2011 8:08 pm, editado 2 vez(es)
    JuanCollin
    JuanCollin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 988
    Créditos : 98

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    Mensagem por JuanCollin Dom Mar 27, 2011 7:33 pm

    Parece um bom tutorial, não li todo pois sou pixel art ^^
    FilipeJF
    FilipeJF
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Trophy11Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo 94Jxv
    Mensagens : 1859
    Créditos : 134

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    Mensagem por FilipeJF Dom Mar 27, 2011 8:24 pm

    Legal o TUTO! Fiz com outros cores, ficou bacana tambem! Vai faser mais Tutos? =X ahauh!


    _________________

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Atpqp
    O Equívoco do Sábio - conto na Amazon
    .Leonardo
    .Leonardo
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 214
    Créditos : 38

    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    Mensagem por .Leonardo Dom Mar 27, 2011 8:29 pm

    Juan1208: Obrigado! E boa sorte com os pixels!

    FilipeJF: Obrigado também! Pretendo sim fazer outras aulas, assim que eu arranjar um tempo eu faço!



    vlw


    _________________
    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Fgqku

    Conteúdo patrocinado


    Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo Empty Re: Aulas de Pixel Art do Leonardo - Aula 1 - Criação de chars - Cabelo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 5:24 am