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    abrir gráficos em pastas fora da arquitetura padrão do RMXP

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    Mensagem por Nanzin em Ter Fev 19, 2013 10:12 pm

    Introdução


    digamos que voce possua um jogo grande, e deseja separar os graficos do jogo em pastas diferentes da arquitetura do RMXP
    (graphics/pictures,graphics/characters,graphics/icons,graphics/animations)
    ao invés de usa-las quero criar uma pasta minha. por exemplo quero uma pasta com os gráficos de todos os MASCOTES do meu game. (fiz isso no HWO :) )


    Script


    então, para os desenvolvedores no RGSS o RPG Maker possui um módulo que controla as pastas padroes (apesar de não ser visível na lista de scripts). o nome dela é RPG. e dentro desse mesmo módulo possui o módulo com as funções para acesso, seu nome é: Cache .(todo mundo sabe disso D: )

    logo a arquitetura fica :

    Código:

    module RPG
     module Cache
     end
    end

    as funções comuns são :

    RPG::Cache.character
    RPG::Cache.picture
    RPG::Cache.icon
    RPG::Cache.animation
    RPG::Cache.battler


    com o meu exemplo acima, o script fica assim :

    Código:

    module RPG
      module Cache
        def self.mascote(file)
          return Bitmap.new("Graphics/Mascotes/"+file.to_s)
        end
      end
    end

    com isso tenho a função: RPG::Cache.mascote(nome_arquivo)
    para isso, tambem tenho que ter a pasta Mascotes dentro de Graphics
    Screen:
    abrir gráficos em pastas fora da arquitetura padrão do RMXP 47758099


    agora vamos fazer um teste ?

    digamos que eu tenha o arquivo: rato.png
    dentro da pasta Mascotes e quero utiliza-la em meu script.
    quero saber a sua largura, sua altura e a soma dos mesmos.
    após adicionar o script do módulo acima ,
    basta utiliza-lá com total liberdade.

    o código ficaria +/- assim:

    Código:

    largura = RPG::Cache.mascote("rato").width
    altura = RPG::Cache.mascote("rato").height
    soma = largura + altura
    print("Largura é: #{largura}, Altura é: #{altura} e a Soma é: #{soma}")


    Atenção


    essa pequena incrementação ao módulo RPG::Cache é de scripter para scripter.
    é mais para uma ajuda aos scripters iniciantes que criam seus sistemas
    e mandam sempre o pessoal colocar numa pasta do sistema tipo a Characters
    ou Pictures, sendo que voce pode criar uma por exemplo para HUD, CHAT etc .
    fazendo com que apenas seu código acesse. não é possivel fazer a interface gráfica do programa(tipo criador de eventos ou o DATABASE) acessar essas pastas "clandestinas" (a não ser que voce faça engenharia reversa do programa e consiga acesso ao código fonte completo do programa Razz ).


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    Mensagem por DeaN em Ter Fev 19, 2013 10:33 pm

    Muito bom Nanzin, 1+


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    Mensagem por Samuka_Maker em Dom Jun 30, 2013 2:26 pm

    Muito  bom e simples^^ porém,se eu ponhar a pasta dentro de outra pasta exemplo: graphics/characters/mascotes dá  tambem o processo com:
    Código:
    module RPG
      module Cache
        def self.mascote(file)
          return Bitmap.new("Graphics/Characters/Mascotes/"+file.to_s)
        end
      end
    end
    certo? só pra saber se é isso x.x


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