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    Convertendo PNG para 8-bits (256 cores)

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    Rpg Maker
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    Convertendo PNG para 8-bits (256 cores)

    Mensagem por Rpg Maker em Seg Abr 15, 2013 8:59 pm

    Convertendo PNG para 8-bits (256 cores)
    com FastStone PhotoResizer

    Movam se acharem uma área que esse tópico se encaixe melhor




    Introdução:
    Sim, obviamente postei na área errada, mas isso é uma coisa que só será usada por que trabalha com RpgMaker2000 e 2003, na MRM e em outras comunidades com MMFusion e algumas vezes com Gamemaker.
    Este programa foi o melhor que eu encontrei, pois ele fazer a conversão em método Batch, assim permitindo a conversão de múltiplos arquivos (vários arquivos de uma vez).

    Notou como as imagens desse tópico abriram rapidamente, elas todas juntas pesavam 220kb, mas após convertê-las ficaram com apenas 69kb.




    Tutorial:
    Primeiramente baixa o FastStone PhotoResizer.
    Aviso: Caso você não tenha direito administrativo no seu windows para instalar novos programas aconselho que baixe a versão Portable que é só extrair e abrir que não pedirá autorização.

    Após abrir selecione todos os gráficos que deseje converter e arraste para dentro do FS-PR.
    Se você for pouco acostumado com isso de arrastar multiplos arquivos use o próprio sistema de navegação do FS-PR que fica do lado esquerdo entrando na partição principal, que é geralmente "Disco Local (C:)" e indo até a pasta desejada, daí clique sobre cada arquivo desejado e clique em "Add =>", se quiser todos da pasta atual que você entrou clique em "Add All ==>".
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR1.png

    Agora selecione em Output Format a opção PNG:
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR2.png

    E seguida clique em "Settings" (Configurar), daí altere em Colors: para 256 e em Compression: para Max, Filter deixe em None e não ative a opção interlaced.
    Basicamente ficará assim:
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR.png

    Agora a opção "Output Folder" é para definir onde você quer que as imagens convertidas sejam armazenadas para que depois você as localize para importar para o seu projeto, para mudar a pasta clique o botão "Browser".
    Se você retirar a opção ele converterá por cima das originais, que não é algo proibido e até útil (Eu faço assim).
    Aviso:
    Se estiver usando WindowsVista ou Seven e precisar fazer uma edição rápida pelo MSPaint (Programa padrão de desenho do Windows) numa imagem PNG de 256 cores você a tornará 24 ou 32 bits novamente obrigando você a reconverter.

    Ficará assim:
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR4.png
    Daí basta apertar o botão [ > Convert]

    Pronto, concluído mesmo.




    Confirmação:
    Confirmando que as imagens convertidas estão mesmo em 8-bits, 256 cores.

    Vá na pasta das imagens convertidas ou na pasta das originais se elas tiverem sido convertidas por cima delas mesmas.
    Clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção Propriedades que é a última, aparecerá uma janela semelhante a essa:
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR5.png

    Clique em "Detalhes", na linha Intensidade de Bits deverá estar o número 8, se tiver 24 ou 32 é por que você cometeu algum erro ao converter.
    Spoiler:

    http://tanatosmaker.site90.net/rpgmaker/util/FS-PR6.png


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