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    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

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    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral Empty Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

    Mensagem por MakotoSG em Qua Jul 03, 2013 12:05 am

    Fala galerinha, beleza? Wink 
    Esse aqui é meu primeiro tópico aqui na Aldeia e eu queria iniciar com meu material favorito: scripts.
    Esse tópico eu tinha feito la no Santuario RPG Maker e venho disponibilizar a vocês aqui \o/

             Introdução

    Bem eu estava aqui fuçando e acabei encontrando um sisteminha bem simples e bom para quem estava cansado de uma batalha frontal (como eu). Esse sistema, como eu já disse, é bem simples mas o problema é botar ele pra funcionar e ficar bonito.

            Screenshots

    Desculpem por ser apenas duas, mas é só pra dar uma ideia de como fica.

    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral Lutalateralabelha
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral Lutalateralciclope


    Tutorial:

    PASSO A PASSO

    1°: Abra o seu editor de scripts. 
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 1mesmo

    2°: Procure "Scripts Adicionais" e vá onde está vazio (acima do Main, se não tiver nada vazio aperte a tecla "Ins" que irá adicionar).
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 63898890

    3°: Faça download desse script http://www.mediafire.com/view/?p7oarxld1lt15ax

    Não vou colocar em spoiler porque é meio grande.

    4°: Cole o script na área branca, como na imagem abaixo:
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 18665116

    5°: Procure o gráfico dos seus personagens. Provavelmente estarão nesse caminho: C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 27793307

    6°: Abra o gráfico com algum programa editor, pode ser Photoshop, Corel Draw, qualquer um. Eu estarei usando o Paint.NET
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 59130884

    7°: Selecione apenas a parte do gráfico do personagem que está olhando para a esquerda.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 13985375

    8°: Crie uma nova imagem 32x32 e cole o gráfico do personagem. Use a borracha (ou outra ferramenta) para deixar o fundo transparente. Faça isso com todos os personagens que você quer em batalha.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 74054778
    9°: Salve a imagem com a extensão ".png" e nome com o final "_battler". Exemplo: Ralph_battler.png ou Nathalie_battler.png . Salve os gráficos novos em C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 20860446
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 89424263
    PS:No meu PC não aparece a extensão da imagem, mas está como .png

    10°: Abra o seu Gerenciador de Recursos.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 87322255

    11°: Vá em Graphics/Battlers
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 11295702

    12°: Clique em importar.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 52783713

    13°: Selecione os "battlers" que você fez e clique em Abrir.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 82400610

    14°: Vá ao seu Banco de Dados.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 94221246

    15°: Vá em Tropas.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 33834381

    16°: Passe todas as tropas para o lado esquerdo.
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 151gx
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 152u
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 153b
    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral 154e


    Pronto!
    O sistema já funciona perfeitamente. Caso tenha algum erro ou dúvida, me avise que eu arrumo.

    P.S.:Ainda estou fazendo alguns ajustes para ficar com animações legais, tipo o battler sair adando e aparecer uma animação de corte. Quando ficar pronto eu aviso. ^_^

    Script:

    O @Dash me pediu pra colocar em spoiler então aqui está.

    Código:
    =begin

    Basic Side View Battle Script

    by Fomar0153

    Version 1.0

    ----------------------

    Notes

    ----------------------

    No requirements

    Displays battlers for the player's party.

    ----------------------

    Instructions

    ----------------------

    You will need to import battlers for the party to use

    they should be named like this:

    name_battler

    e.g.

    Ralph_battler

    ----------------------

    Known bugs

    ----------------------

    None

    =end

    class Game_Actor < Game_Battler

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method battler_name

      #--------------------------------------------------------------------------

      def battler_name

        return actor.name + "_battler"

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% Rewrites use_sprite?

      #--------------------------------------------------------------------------

      def use_sprite?

        return true

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_x

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_x

        return 450

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_y

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_y

        return 120 + self.index * 40

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_z

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_z

        return 100

      end

    end



    class Spriteset_Battle

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% Rewrites create_actors

      #--------------------------------------------------------------------------

      def create_actors

        @actor_sprites = $game_party.battle_members.reverse.collect do |actor|

          Sprite_Battler.new(@viewport1, actor)

        end

      end

    end



     É isso Successful

    Créditos:

    -A Aldeia, por disponibilizar o espaço.
    - A mim, disponibilizar o script
    - Fomar0153, criador do script


    Última edição por MakotoSG em Seg Maio 12, 2014 6:09 pm, editado 2 vez(es)
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    Mensagem por Dash em Seg Abr 07, 2014 1:32 pm

    teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo
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    Mensagem por MakotoSG em Seg Maio 12, 2014 6:10 pm

    @Dash escreveu:teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo

    Prontinho Very Happy
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    Mensagem por Nex Omnis em Seg Set 10, 2018 11:00 am

    Com esse scripy da pra fazer com que fique muito parecido com a batalha lateral do 2003? Tipo, o personagem ficar se mexendo enquanto esta parado e mudar o desenho dele enquanto ataca?

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