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    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

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    MakotoSG
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    Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

    Mensagem por MakotoSG em Qua Jul 03, 2013 12:05 am

    Fala galerinha, beleza? Wink 
    Esse aqui é meu primeiro tópico aqui na Aldeia e eu queria iniciar com meu material favorito: scripts.
    Esse tópico eu tinha feito la no Santuario RPG Maker e venho disponibilizar a vocês aqui \o/

             Introdução

    Bem eu estava aqui fuçando e acabei encontrando um sisteminha bem simples e bom para quem estava cansado de uma batalha frontal (como eu). Esse sistema, como eu já disse, é bem simples mas o problema é botar ele pra funcionar e ficar bonito.

            Screenshots

    Desculpem por ser apenas duas, mas é só pra dar uma ideia de como fica.





    Tutorial:

    PASSO A PASSO

    1°: Abra o seu editor de scripts. 


    2°: Procure "Scripts Adicionais" e vá onde está vazio (acima do Main, se não tiver nada vazio aperte a tecla "Ins" que irá adicionar).


    3°: Faça download desse script mediafire.com view/?p7oarxld1lt15ax

    Não vou colocar em spoiler porque é meio grande.

    4°: Cole o script na área branca, como na imagem abaixo:


    5°: Procure o gráfico dos seus personagens. Provavelmente estarão nesse caminho: C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters


    6°: Abra o gráfico com algum programa editor, pode ser Photoshop, Corel Draw, qualquer um. Eu estarei usando o Paint.NET


    7°: Selecione apenas a parte do gráfico do personagem que está olhando para a esquerda.


    8°: Crie uma nova imagem 32x32 e cole o gráfico do personagem. Use a borracha (ou outra ferramenta) para deixar o fundo transparente. Faça isso com todos os personagens que você quer em batalha.

    9°: Salve a imagem com a extensão ".png" e nome com o final "_battler". Exemplo: Ralph_battler.png ou Nathalie_battler.png . Salve os gráficos novos em C:\Users\Seu_Nome\Documents\RPGVXAce\Project3\Graphics\Characters


    PS:No meu PC não aparece a extensão da imagem, mas está como .png

    10°: Abra o seu Gerenciador de Recursos.


    11°: Vá em Graphics/Battlers


    12°: Clique em importar.


    13°: Selecione os "battlers" que você fez e clique em Abrir.


    14°: Vá ao seu Banco de Dados.


    15°: Vá em Tropas.


    16°: Passe todas as tropas para o lado esquerdo.






    Pronto!
    O sistema já funciona perfeitamente. Caso tenha algum erro ou dúvida, me avise que eu arrumo.

    P.S.:Ainda estou fazendo alguns ajustes para ficar com animações legais, tipo o battler sair adando e aparecer uma animação de corte. Quando ficar pronto eu aviso. ^_^

    Script:

    O @Dash me pediu pra colocar em spoiler então aqui está.

    Código:
    =begin

    Basic Side View Battle Script

    by Fomar0153

    Version 1.0

    ----------------------

    Notes

    ----------------------

    No requirements

    Displays battlers for the player's party.

    ----------------------

    Instructions

    ----------------------

    You will need to import battlers for the party to use

    they should be named like this:

    name_battler

    e.g.

    Ralph_battler

    ----------------------

    Known bugs

    ----------------------

    None

    =end

    class Game_Actor < Game_Battler

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method battler_name

      #--------------------------------------------------------------------------

      def battler_name

        return actor.name + "_battler"

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% Rewrites use_sprite?

      #--------------------------------------------------------------------------

      def use_sprite?

        return true

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_x

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_x

        return 450

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_y

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_y

        return 120 + self.index * 40

      end

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% New Method screen_z

      #--------------------------------------------------------------------------

      def screen_z

        return 100

      end

    end



    class Spriteset_Battle

      #--------------------------------------------------------------------------

      # Ï% Rewrites create_actors

      #--------------------------------------------------------------------------

      def create_actors

        @actor_sprites = $game_party.battle_members.reverse.collect do |actor|

          Sprite_Battler.new(@viewport1, actor)

        end

      end

    end



     É isso Successful

    Créditos:

    -A Aldeia, por disponibilizar o espaço.
    - A mim, disponibilizar o script
    - Fomar0153, criador do script


    Última edição por MakotoSG em Seg Maio 12, 2014 6:09 pm, editado 2 vez(es)

    Dash
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    Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

    Mensagem por Dash em Seg Abr 07, 2014 1:32 pm

    teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo
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    MakotoSG
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    Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

    Mensagem por MakotoSG em Seg Maio 12, 2014 6:10 pm

    @Dash escreveu:teria como colocar o script em spoiler sei que é grande mas o download não ta funcionando meu pc não le o arquivo

    Prontinho Very Happy

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    Re: Tutorial do script Sistema de Batalha Lateral

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