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Suporte ao desenvolvimento de jogos


    MV - Meu primeiro Plugin - Permite usar mais teclas no jogo (ideal para ABS)

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    Mensagem por DevWithCoffee Qua Abr 03, 2019 2:09 pm



    Link do Vídeo: https://youtu.be/XHRxAhbvfjQ

    Está em fase de desenvolvimento e testes.
    Provavelmente já existem plugins para está finalidade sem os problemas que estão apresentados logo abaixo.

    Meu primeiro Plugin se basea completamente no uso de Javascript para navegadores, por isso existe alguma limitações devido ao sistema/core do Rpg Maker já existente, eu criei apenas como um atributo de Javascript diretamente no HTML do jogo:
    Código:
    <script type="text/javascript" src="KeysModule.js"></script>
    Mas para poder adaptar ao uso direto do Rpg Maker comecei a passar para um arquivo de plugin e escrever as instruções, à principio estão em inglês.

    Sobre o sistema:
    Ele tem 3 métodos de teclas adicionais:
    keyDown: Para quando apertar uma tecla
    keyUp: Para quando soltar o keyDown após 1 segundo
    keyPress: Para manter a tecla segurada, não funciona com keyUp

    Por exemplo, se você quiser criar um SpinAttack igual no Zelda, que o jogador tem que segurar a tecla de ataque para carregar e somente quando soltar ele usará a habilidade, você pode fazer de 2 maneiras.

    Com keyDown e keyUP:
    Código:
    <>Comment: Spinattack - Loadding
    <>If: Script: js_keyDown == "KeyJ"
        <>Variable: [SpinAttack] += 1
    :End
    <>If: Script: js_keyUp == "KeyJ"
        <>If: Variable[SpinAttack] => 500
            <>Animation: ABS_SpinAttack
            <>
        :Else
            <>Variable[SpinAttack] == 0
            <>
        :End
        <>
    :End
    <>

    Com keyPress:
    Código:
    <>If: Script: js_keyPress == "KeyJ"
        <>Variable[SpinAttack] += 1
        <>
    :Else
        <>If: Variable[SpinAttack] >= 500
            <>Animation: ABS_SpinAttack
            <>
        :Else
            <>Variable[SpinAttack] == 0
            <>
        :End
        <>
    :End
    <>

    As teclas de letras, números e do teclado numérico (Calculadora) funcionam com keyPress, porém teclas de função (F1,F2,F3...F12) e de combinação (Ctrl, Shift, etc) para não conflitarem com o sistema padrão do RpgMaker só podem ser usadas para keyDown.

    Outro problema que provavelmente ocorrerá é no uso de caractéres especiais, como [Ç], [Ñ], [ß], [バ], etc, isso por que cada país tem seu próprio layout de teclado padrão, ou seja, se algum jogador brasileiro ou português quiser jogador um jogo alemão que tenha usado a tecla [ß] ele não poderá, ou terá que ativar o suporte para este no painel de controle do Windows.

    Eu usei o método "code" do evento de Javacript, pois era a maneira mais rápida e fácil de desenvolver o Plugin, porém nele segue somente o padrão norte-americano, por exemplo, [Ç] se torna [;] (ponto e virgula) e [;] se torna [/] (barra invertida pra direita).

    Ainda preciso testar sistemas de ABS que usem combinações de teclas, como segurar uma tecla e apertar outra, o que é algo pouco usado, mas provavelmente alguém vai tentar ou precisar.

    A idéia é está:
    Código:
    <>If: Script : js_keyPress == "KeyH"
           <>If: Script : js_keyPress == "KeyJ"
               <>Comment: Event Attack - Segurar [H] e apertar [J] para lançar magia da espada
               <>
           :End
       <>
    :End
    <>


    Última edição por Rpg Maker em Dom Abr 07, 2019 11:38 pm, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por DevWithCoffee Sáb Abr 06, 2019 9:30 pm

    Após alguns testes consegui isolar todas as teclas possíveis neste sistema se usado num jogo de Rpg Maker MV:
    Código:
    Teclas    Script      Pressed      |      Funções    Script    Pressed
    {Up}      ArrowUp                  |      {F1}          F1
    {Down}    ArrowDown                |      {F2}------ Mostrar FPS ---------
    {Left}    ArrowLeft                |      {F3}-- Res: Responsivo/Normal --
    {Right}    ArrowRight              |      {F4}------- Tela Cheia ---------
    {Insert}  Insert                  |      {F5}---- Volta para Título -----
    {Home}    Home                    |      {F6}          F6
    {End}      End                      |      {F7}          F7
    {Delete}  Delete                  |      {F8}          F8
    {Ctrl}    CtrlLeft                |      {F9}          F9
    {Ctrl}    CtrlRight                |      {F10}        F10
    {Shift}    ShiftLeft                |      {F11}        F11
    {Shift}    ShiftRight              |      {F12}--- Console (Debug Mode)---
    {Alt}      AltLeft                  |
    {Alt}      AltRight                |
    {Esc}      Escape      (Sim)      |      Números      Script    Pressed
    {Space}    Space                    |      {1}          Digit1    (Sim)
    {Caps}    CapsLock                |      {2}          Digit2    (Sim)
    {PageUp}  PageUp                  |      {3}          Digit3    (Sim)
    {PageDown} PageDown                |      {4}          Digit4    (Sim)
    {Enter}    Enter        (Sim)      |      {5}          Digit5    (Sim)
                                        |      {6}          Digit6    (Sim)
                                        |      {7}          Digit7    (Sim)
    Letras    Script      Pressed      |      {8}          Digit8    (Sim)
    {A}        KeyA        (Sim)      |      {9}          Digit9    (Sim)
    {B}        KeyB        (Sim)      |      {0}          Digit0    (Sim)
    {C}        KeyC        (Sim)      |      {-}          Minus      (Sim)
    {D}        KeyD        (Sim)      |      {=}          Equal      (Sim)
    {E}        KeyE        (Sim)      |
    {F}        KeyF        (Sim)      |
    {G}        KeyG        (Sim)      |      Teclado Calc  Script    Pressed
    {H}        KeyH        (Sim)      |      {Num Lock}    NumLock    (Sim)
    {I}        KeyI        (Sim)      |      {1}          Numpad1    (Sim)
    {J}        KeyJ        (Sim)      |      {2}          Numpad2    (Sim)
    {K}        KeyK        (Sim)      |      {3}          Numpad3    (Sim)
    {L}        KeyL        (Sim)      |      {4}          Numpad4    (Sim)
    {M}        KeyM        (Sim)      |      {5}          Numpad5    (Sim)
    {N}        KeyN        (Sim)      |      {6}          Numpad6    (Sim)
    {O}        KeyO        (Sim)      |      {7}          Numpad7    (Sim)
    {P}        KeyP        (Sim)      |      {8}          Numpad8    (Sim)
    {Q}        KeyQ        (Sim)      |      {9}          Numpad9    (Sim)
    {R}        KeyR        (Sim)      |      {0}          Numpad0    (Sim)
    {S}        KeyS        (Sim)      |      {-}          Subtract    (Sim)
    {T}        KeyT        (Sim)      |      {+}          Add        (Sim)
    {U}        KeyU        (Sim)      |      {*}          Multiply    (Sim)
    {V}        KeyV        (Sim)      |      {/}          Divide      (Sim)
    {W}        KeyW        (Sim)      |      {.}          Comma      (Sim)
    {X}        KeyX        (Sim)      |      {,}          Decimal    (Sim)
    {Y}        KeyY        (Sim)      |
    {Z}        KeyZ        (Sim)      |
                                        |
                                        |
    Outras                              |
    {P.Screen} PrintScreen (Só keyUp)  |
    {S.Lock}  ScrollLock              |
    {Pause}    Pause                    |


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