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    [VXA-OS] Sistema de pet [BÁSICO]

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    Mensagem por iCoke~ em Dom Maio 24, 2020 6:24 pm

    Introdução:
    Fala, galera. Resolvi brincar um pouquinho com o VXA-OS e saiu esse sistema de pet, por meio de uma modificação no sistema de paperdolls. É bem básico, só uma ideia, mas dá pra ser aperfeiçoado tranquilamente. Ultimamente estou meio desmotivado pra mexer com esse tipo de coisa de forma mais aprofundada, então só pra essa ideia não cair no esquecimento, decidi postar aqui.

    Prós:
    - É leve, já que usa o próprio sistema de paperdolls da engine.
    - É de fácil compreensão e implementação.

    Contras:
    - O movimento não é muito natural.
    - Os gráficos dos pets devem ter as mesmas medidas do gráfico do player.
    - Um slot de equipamentos será "perdido", já que só poderá ser utilizado para essa finalidade.

    Imagens:
    Spoiler:
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    Spoiler:
    [VXA-OS] Sistema de pet [BÁSICO] VXA-OS-2020-05-24-18-07-31

    Scripts:
    1) Vá até o script [VS] Sprite_Character, localize o "def init_sprites" e, dentro dele, adicione:
    Código:
    @pet_slot_id = 8


    2) Ainda no [VS] Sprite_Character do Cliente, localize o "def update_paperdolls" e substitua por:
    Código:
    def update_paperdolls
        order_equips.each_with_index do |slot_id, index|
          if @character.actor.equips[slot_id] && @character.actor.equips[slot_id].paperdoll_name
            refresh_paperdoll(slot_id) unless @last_equips[slot_id] == @character.actor.equips[slot_id]
            pattern = @character.pattern < 3 ? @character.pattern : 1
            paperdoll_index = @character.attack_animation? ? @character.character_index : @character.actor.equips[slot_id].paperdoll_index
            sx = (paperdoll_index % 4 * 3 + pattern) * @cw
            sy = (paperdoll_index / 4 * 4 + (@character.direction - 2) / 2) * @ch
            @paperdoll_sprites[slot_id].src_rect.set(sx, sy, @cw, @ch)
            if slot_id != @pet_slot_id
              @paperdoll_sprites[slot_id].x = x
              @paperdoll_sprites[slot_id].y = y
              @paperdoll_sprites[slot_id].z = z + index
            else
              move_pet(x, y, z, @pet_slot_id)
            end
            
          else
            dispose_paperdoll(slot_id)
          end
        end
      end
      
      def move_pet(x, y, z, id)
        case @character.direction
        when 2
          @paperdoll_sprites[id].x = x
          @paperdoll_sprites[id].y = y - 32
          @paperdoll_sprites[id].z = z - 1
        when 4
          @paperdoll_sprites[id].x = x + 32
          @paperdoll_sprites[id].y = y
          @paperdoll_sprites[id].z = z - 1
        when 6
          @paperdoll_sprites[id].x = x - 32
          @paperdoll_sprites[id].y = y
          @paperdoll_sprites[id].z = z - 1
        when 8
          @paperdoll_sprites[id].x = x
          @paperdoll_sprites[id].y = y + 32
          @paperdoll_sprites[id].z = z + 10
        end
      end

    Explicações:
    À variável @pet_slot_id, foi atribuído o valor "8",  que corresponde ao slot da bota. Pode ser qualquer outro slot, basta mudar o número.

    Criando um pet:
    Basta criar um equipamento que corresponda ao slot definido e que possua um paperdoll com as mesmas medidas do gráfico do player.

    Agradecimentos:
    Valentine pelo VXA-OS.
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    Mensagem por Valentine em Seg Maio 25, 2020 5:47 pm

    Ótima contribuição.

    + 1 crédito.


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    Mensagem por GallighanMaker em Ter Maio 26, 2020 5:40 pm

    Muito bom, a galera pede bastante esse sistema, é "simples" mas funcional.


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    Mensagem por whitespirits em Sab Jul 18, 2020 12:29 pm

    você pode atualizar com a versão mais recente que possui uma mudança de direção suave?

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