Aldeia RPG

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Suporte no desenvolvimento de jogos


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    Mensagem por Komuro Takashi Sab Ago 22, 2020 10:31 am

    [ Download ] RPG Maker MZ Rpg-ma10


    A mais nova versão da série RPG Maker: RPG Maker MZ

    Durante a longa história da série RPG Maker, seu produto mais popular sempre foi o próprio RPG Maker. Agora decidimos lançar sua mais nova versão, o RPG Maker MZ, no terceiro trimestre de 2020!
    Implementamos funções novas e melhoramos funções existentes que já tiveram um papel essencial na criação de jogos. Com isso, o RPG Maker está mais avançado do que nunca!

    Editor de mapas

    Spoiler:
    Com o editor de mapas do RPG Maker, você pode criar mapas como se estivesse desenhando uma imagem.Você pode construir inúmeras cidades e masmorras usando os recursos de "chip" de mapas inclusos na ferramenta.
    O RPG Maker MZ conta com um editor de mapas avançado e está repleto de recursos novos.
    [ Download ] RPG Maker MZ Layers
    ● A volta da função de camadas!
    Trouxemos de volta a função de camadas de mapa que era usada até o RPG Maker XP.
    Ao utilizar as quatro camadas de mapas, você pode aplicar edições que excluem uma camada em particular e preparar construções mais complexas.
    Também incluímos uma função para determinar camadas automaticamente, para que você ainda possa manipular os mapas da mesma forma que no RPG Maker MV.

    ● Reorganização das árvores de mapas
    Agora você pode alterar a ordem em que os mapas no mesmo nível são organizados.

    ● Função de salvar imagem melhorada
    Agora você pode salvar imagens de mapa com o mesmo tamanho.


    ● A volta da função de camadas!
    Trouxemos de volta a função de camadas de mapa que era usada até o RPG Maker XP.
    Ao utilizar as quatro camadas de mapas, você pode aplicar edições que excluem uma camada em particular e preparar construções mais complexas.
    Também incluímos uma função para determinar camadas automaticamente, para que você ainda possa manipular os mapas da mesma forma que no RPG Maker MV.

    ● Reorganização das árvores de mapas
    Agora você pode alterar a ordem em que os mapas no mesmo nível são organizados.

    ● Função de salvar imagem melhorada

    Criação de personagens

    Spoiler:
    Ao combinar os recursos inclusos nesta ferramenta, você pode colocar personagens originais em um jogo.Além de combinar recursos, você pode produzir inúmeros padrões visuais para seus personagens com esta função, que também permite a alteração de cores.
    O RPG Maker MZ oferece um recurso mais avançado de criação de personagens.

    ● Ajuste de posicionamento de componentes
    Com o acréscimo de um recurso de deslocamento ("offset”) à função de criação de personagens, possibilitamos o ajuste do posicionamento de componentes.
    [ Download ] RPG Maker MZ Offset
    ● Acréscimo de novas paletas de cores
    Além das paletas de cores existentes, agora você pode adicionar as paletas de sua escolha e personalizar ainda mais a cor do cabelo e das roupas.
    [ Download ] RPG Maker MZ Gradient

    Inclui uma coleção de recursos

    Spoiler:

    De recursos para personagens principais a chips para criar mapas e mecanismos aplicados para criar outros personagens, nossa ferramenta é muito bem guarnecida.O RPG Maker MZ conta com a maior coleção de recursos na história da série!
    [ Download ] RPG Maker MZ Img_01_01_500
    [ Download ] RPG Maker MZ Img_01_02_500
    ● Graphics

    • Animations: 120
    • Battle Background 1: 51
    • Battle Background 2: 50
    • Character Sprites Sheets: 44
    • Character SV Battlers: 40
    • Face Graphic Sheets: 15
    • Character Busts: 120
    • Character Full Art: 120
    • Enemy Battlers: 105
    • Enemy SV Battlers: 105
    • Tileset Sheets: 31
    • Parallaxes: 21
    • Title Screens: 20


    [ Download ] RPG Maker MZ Img_01_03_500
    [ Download ] RPG Maker MZ Img_01_05_500
    [ Download ] RPG Maker MZ Img_01_04_500
    ● Sound

    • 48 BGM
    • 29 BGS
    • 27 ME
    • 345 SE

    Banco de dados

    Spoiler:

    Ao criar jogos com o RPG Maker, a função de banco de dados tem papel essencial.Com ele, você pode ajustar e testar o equilíbrio do jogo entre os personagens controláveis e os inimigos. Você também pode escolher configurações detalhadas para áreas como profissões, habilidades, itens e armas.
    Melhoramos e expandimos a função de banco de dados no RPG Maker MZ.

    ● Novo sistema de batalha!

    Spoiler:

    Além dos sistemas de batalha de visão frontal e visão lateral já existente, também instalamos batalhas baseadas em tempo!
    Ao acrescentar elementos novos ao sistema de turnos, ampliamos as formas de disputar batalhas.
    [ Download ] RPG Maker MZ TPBS

    Teste de jogo

    O RPG Maker conta com a função de teste de jogo que facilita muito a tarefa de verificar o funcionamento do jogo durante sua criação.Não é preciso implantar o jogo em outra plataforma a cada vez que você quiser testá-lo.

    Eventos

    No RPG Maker, você pode usar a função de eventos para representar as conversas entre personagens, a movimentação em um mapa, o posicionamento de baús de tesouro e outros elementos.É fácil configurar os eventos aplicados com frequência. Você também pode copiá-los e usá-los com frequência.
    O mais surpreendente é que não é preciso ter conhecimento em programação para preparar os eventos.
    Experimente criar jogos interessantes ao combinar o grande número de tipos de eventos inclusos.
    Aprimoramos a função de eventos no RPG Maker MZ.

    ● Comandos de eventos mais avançados e abrangentes!
    Com o acréscimo de elementos como os caracteres de controle para exibições de texto, configurações de movimento de imagem e determinação de status para botões usados durante ramificações condicionais, melhoramos e expandimos os comandos de eventos.
    [ Download ] RPG Maker MZ NameBox
    ● Acrescentamos a pré-visualização para configurações de rota de movimento!
    Agora você pode conferir as rotas de movimento com uma pré-visualização ao configurar eventos.
    [ Download ] RPG Maker MZ Img_02_01_500

    Animações

    Spoiler:
    Com a função de animação, você pode produzir efeitos que dão brilho e impacto às cenas de batalha.Reformulamos a função de animação no RPG Maker MZ!

    Apresentamos especificações aprimoradas para o uso de arquivos no Effekseer*, uma ferramenta capaz de criar efeitos por meio da combinação de vários componentes.
    Com essa melhoria na capacidade de produção, você pode utilizar efeitos de partícula em 3D magníficos.
    É claro que você pode importar as animações de efeitos de partícula em 3D que você mesmo criar com o Effekseer.
    Como os dados de animação salvos no formato de arquivo .efkefc podem ser usados como dados de projeto no Effekseer, você pode fazer edições imediatamente, abrindo um arquivo no próprio Effekseer. Assim, também fica mais fácil modificar os recursos padrão.
    [ Download ] RPG Maker MZ AnimDatabase
    * O Effekseer é uma ferramenta gratuita de código aberto, capaz de criar vários efeitos para jogos, incluindo efeitos de explosão e de golpes. É possível produzir os efeitos como animações em 2D ou instalá-los e reproduzi-los em jogos como efeitos de partícula em 3D.
    [ Download ] RPG Maker MZ Effekseer

    Plug-ins

    Spoiler:
    Quem precisar de algo além dos recursos existentes que o RPG Maker oferece ou quiser criar um jogo mais avançado pode usar os plug-ins para personalizar ainda mais sua criação.Melhoramos a função de plug-ins no RPG Maker MZ.

    ● Comandos de plug-in reformulados
    Agora é possível selecionar um nome de plug-in e um nome de comando em um menu suspenso.
    [ Download ] RPG Maker MZ Plugincom
    ● Gerenciamento de plug-ins ainda mais facilitado
    Agora você poderá adicionar as URLs de distribuidores na tela de registro de plug-in, ligar/desligar plug-ins na tela de lista e ler as mensagens de alertas de plug-in que aparecerem.
    [ Download ] RPG Maker MZ Error
    [ Download ] RPG Maker MZ Url

    Jogando

    O RPG Maker MZ facilita ainda mais para os jogadores que querem jogar!

    ● Nova função de salvamento automático
    Acrescentamos espaços de salvamento automático, separados dos dados salvos relativos ao jogo.
    [ Download ] RPG Maker MZ Autosave_0716


    ● Interface reformulada para smartphones

    Fizemos melhorias na interface para que os títulos possam ser jogados com mais facilidade em smartphones.
    [ Download ] RPG Maker MZ Ui_0716

    Link: Download RPG Maker MZ


    REQUISITOS DE SISTEMA

    Windows e Mac OS X



      MÍNIMOS:

      • SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
      • Processador: Intel Core i3-4340 or better
      • Memória: 8 GB de RAM
      • Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
      • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
      • Outras observações: 1280x768 or better Display



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    Mensagem por iaglokao12 Dom Ago 30, 2020 8:15 pm

    não tem em portugues?
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    Mensagem por Komuro Takashi Dom Ago 30, 2020 8:20 pm

    encontre um arquivo chamado locale e abre ele no editor de texto, vai estar assim nele

    en

    troque para

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    Mensagem por WillMaiaBR Ter Set 15, 2020 4:00 am

    Caralho esses requisitos são reais??? praticamente os mesmos da engine Unity3d, chessus...

    Processador de no mínimo 3.2GHZ, enquanto que CSGO exige 3GHZ...

    Exige o dobro de RAM que o League of Legends(versão atual de 2020)...

    Acho que faltou otimização nesse projeto.


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    Mensagem por Komuro Takashi Ter Set 15, 2020 6:42 am

    @WillMaiaBR isso é porque agora ele conta com sistema de animações Effeseker, que é open source e nele é possível criar desde animações simples a animações 3d do mais alto nível.


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    Mensagem por Valentine Ter Set 15, 2020 8:23 am

    Mesmo assim... Nem GTA V exige tanto!


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    Mensagem por Komuro Takashi Ter Set 15, 2020 10:24 am

    O desempenho em game é mais otimizado que o MV @Valentine vc pode usar ele só que na hora da animação vai travar fora isso vc usa normal.

    Essa recomendação é a mesma do win10 a diferença é 1gb de placa de vídeo.
    Ai tu me fala mas lá o win10 fala q 1ghz de processador roda ...rodar roda e a performance?

    Mz roda com configuração inferior a essa roda, mas a performance das animações já era e o fps baixa dos 60 que é padrão

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    Mensagem por renan-vieira Dom Set 20, 2020 7:53 am

    Bom tópico, obrigado por compartilhar.

    A respeito do requisitos, está na medida, vale lembrar que i3 é um Dual core com 2 Threads, ou seja, na realidade um core2quad vai rodar de boas e a maioria dos processadores velhos e antigos como Celeron, Pentium, Athlon etc.

    Requisitos ali são os recomendados, os mínimos vai variar bastante de acordo com o fato se o PC vai aguentar ou não :)


    _________________
    Secti MaInE - Mapa de Informações Estratégicas do Rio de Janeiro.
    http://maine.rj.gov.br/

    eMuseu - Museu Nacional do Esporte.
    https://www.emuseudoesporte.com.br/

    Memórias - Memórias de Oswaldo Cruz(App Hibrido Ionic).
    Link do APP na playstore

    Projetos citados acima foram produzidos com equipes no qual eu participei como programador Frontend e UI Design/UX Design.



    Skype: Renan.vieiraa 
    Facebook: /renandesign 
    E-mail: renanvieira.webdesign@gmail.com
    ou entre em contato via MP:^.^:

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    Mensagem por vico Ter Set 22, 2020 9:17 am

    Sei não... me pareceu um MV com algumas funcionalidades a mais na UI (nada que in-game não pudesse ser implementado via plugin, como o sistema de batalha. É menos gambiarresco, como vou falar depois, mas é implementável).

    Na real, não sei se não fazem por medo de ter problemas judiciais com empresas como Square-Enix, Nintendo, etc, ou se é por gosto mesmo, mas eu gostaria muito de ver o Maker ter enfoque maior em personagens não-chibi (como era no XP e similar à jogos como Chrono Trigger, Secret of Mana e Terranigma), tu pode até dizer "ah mas é só não usar os gráficos do RTP" mas cara, fica muito esquisito usar chars não-chibi como o sistema de movimento padrão do jogo. O "correr" dele (principalmente na rabeira) é muito pouco fluído, dá pra fazer um snake bacana usando o maker, mas num JRPG eu acho que isso atrapalha e muito. A falta de um movimento mais fluído (pixel-based?) realmente chama a atenção.

    Sobre plugins, já que aparentemente usam react e renderizam a UI usando HTML/JS, ah como eu queria um nível de personalização da UI por plugins. Digo no caso ter tipo um sistema de batalha customizado e um plugin que acompanhasse dedicado à adicionar/alterar as opções do menu (database) para ficar de acordo com o novo sistema, sem fazer coisas tipo ter de colocar símbolos nos nome dos inimigos (ao menos no XP tinha plugins que exigiam isso).

    Fora a "transição" do Maker para multiplataforma. A ida pra HTML5/JS não foi feita da forma acertada. O jogo é muito mal-otimizado, no browser às vezes trava (no MV pelo menos) e, sabendo que essa migração foi pensada no mobile, o maker ainda tem que sofrer (e mexer em código) pra implementar o jogo como APK. Pensando nisso, se é pra fazer um serviço "meia-boca", era melhor ter deixado o maker PC-only, focando no multi-plataforma apenas entre Windows, Linux e MacOS (tem várias bibliotecas que permitem isso), e pro mobile quem sabe um app oficial similar ao EasyRPG para rodar os jogos, ou se for seguir a lógica do que temos agora (o cara tem que "compilar" o jogo pra mobile em uma IDE java) ao menos oferecer uma engine separada e específica para o Android/iOS para o maker "terminar o serviço" com uma IDE.

    Enfim, opiniões minhas. Não sei se alguém vai ficar ofendido com o texto, se ficar peço desculpas.
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    Mensagem por Valentine Ter Set 22, 2020 9:51 am

    @vico escreveu:Na real, não sei se não fazem por medo de ter problemas judiciais com empresas como Square-Enix, Nintendo, etc, ou se é por gosto mesmo, mas eu gostaria muito de ver o Maker ter enfoque maior em personagens não-chibi (como era no XP e similar à jogos como Chrono Trigger, Secret of Mana e Terranigma), tu pode até dizer "ah mas é só não usar os gráficos do RTP" mas cara, fica muito esquisito usar chars não-chibi como o sistema de movimento padrão do jogo. O "correr" dele (principalmente na rabeira) é muito pouco fluído, dá pra fazer um snake bacana usando o maker, mas num JRPG eu acho que isso atrapalha e muito. A falta de um movimento mais fluído (pixel-based?) realmente chama a atenção.
    Eu também gostaria, mas, infelizmente, eles abandoaram essa ideia. O RPG Maker XP continua sendo o meu maker preferido, mas fui obrigado a usar o VX Ace, pois o XP ficou para trás, obsoleto.

    Eu também não acho que compensa criar um jogo mobile no MV/MZ, já que precisa fazer um serviço meia boca, como você mesmo disse. Existem outras engines que fazem isso melhor que o RPG Maker. E agora eles querem introduzir ferramentas de jogos 3D. No fim, o MZ nem vai ficar tão bom pra PC nem pra mobile, nem pra jogo 2D nem pra jogo 3D.


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