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Suporte no desenvolvimento de jogos


    [VXA-OS] Mapa Parallax

    Akio
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    Mensagem por Akio Qua Mar 17, 2021 1:02 pm

    Eae guys, seguinte vou disponibilizar aqui dois scripts que tenho há muito tempo que uso pro parallax no meu projeto e vou ensinar como eu faço. é isso!

    Fix Parallax:

    Código:
    #===============================================================
    # Parallax Fix
    # Compativel com RMVXAce
    # Autor: Raizen884
    # É permitido postar em outros lugares contanto que não seja mudado
    # as linhas dos créditos.
    # Descrição: Permite fixar o panorama, permitindo assim o mapeamento
    # "parallax mapping" e outros usos que seja necessários que o panorama
    # não tenha movimento.
    #===============================================================


    module Raizen_fixp
    # O que devera estar contido no nome do arquivo para que o panorama
    # seja fixado, graficos sem isso funcionaram como panoramas normalmente.
    Fixparallax = "(FIX)"
    end

    # Aqui começa o script.

    class Spriteset_Map
    alias update_raizen_parallax update_parallax
      def update_parallax
        update_raizen_parallax
          if @parallax_name.include? (Raizen_fixp::Fixparallax)
          @parallax.ox = $game_map.display_x * 32
          @parallax.oy = $game_map.display_y * 32
          end
       end
    end


    Esse primeiro Script permite que você fixe o parallax na tela do jogo, uso ele como a camada de baixo do mapa!


    Fix Image:

    Código:
    #=======================================================
    #         Fix Picture
    # Autor: Raizen884
    # Exclusividade da comunidade : www.centrorpgmaker.com
    # O script fixa qualquer imagem na posição (0,0) que contém o
    # prefixo (FIX), e assim posibilita ao maker fazer
    # iluminações e panomaps com essa imagem fixa.
    #=======================================================

    class Sprite_Picture < Sprite
      def update_position
        if @picture.name.include?("(FIX)")
          self.x = -$game_map.display_x*32
          self.y = -$game_map.display_y*32
        else
          self.x = @picture.x
          self.y = @picture.y
        end
        self.z = @picture.number
      end
      end


    Este segundo ele fixa qualquer imagem na tela do jogo, uso pra colocar a camada de cima do mapa.


    Funciona da seguinte forma, nas pastas "pictures" e "paralax" precisam existir as imagens do mapa com o prefixo "_(FIX)"
    para funcionar corretamente! Sendo a imagem da pasta parallax a parte de baixo do mapa e a da pasta pictures a de cima!

    FAZENDO FUNCIONAR IN GAME

    No editor de mapas você precisa selecionar o gráfico do parallax e ativar a opção "mostrar no mapa" :
    Spoiler:
    [VXA-OS] Mapa Parallax EdxT4+75D9kAAAAASUVORK5CYII=

    em seguida criar um evento em processo paralelo com a imagem que será a camada de cima :

    Spoiler:
    [VXA-OS] Mapa Parallax 5h390r9PPP3lzHl0M7YfjABsCARAAARA4CAI1Q0dztuIM7YMcKNsEARAAARB4XgQY2s97ttwZCIAACIDAkyGw5dD+PxoZ2HOT8QK+AAAAAElFTkSuQmCC



    bom basicamente estará funcionando, porem você precisa criar dois tilesets sendo um invisivel, para poder definir os bloqueios do mapa , segue as imagens de exemplo:

    Spoiler:
    [VXA-OS] Mapa Parallax WejyKNQrp8BOAAAAABJRU5ErkJggg==

    como podem ver o primeiro tile ele tem um grafico e suas propiedades, já o segundo só as propiedades com um tile transparente.

    - o primeiro vai servir apenas pra te dar um norte de onde vai passar e onde não vai passar, assim que definir todos os bloqueios e afins, só trocar para o segundo tileset no editor de mapas, e ja vai estar funcionando normalmente! 

    enfim é isso qualquer coisa chama nois aqui ou no discord!






    -creditos-
    Raizen884 - pelo script
    Kies - me ajudou a entender a função na época 
    se faltou alguem avisa 

    Valentine e Sonart gostam desta mensagem

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    [VXA-OS] Mapa Parallax Empty Re: [VXA-OS] Mapa Parallax

    Mensagem por Valentine Qua Mar 17, 2021 1:28 pm

    Agora vai.

    + 1 crédito


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    Mensagem por GallighanMaker Qua Mar 17, 2021 1:47 pm

    Boa man! +1 cred


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