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Suporte no desenvolvimento de jogos


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joaovitor2763
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    Gambá - Programar Relogio

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    Gambá - Programar Relogio Empty Gambá - Programar Relogio

    Mensagem por DarkRoot Dom Ago 14, 2011 12:49 pm

    Gambá Programar Relógio
    Agradecimentos:
    -Autor: Gambá

    Versão:
    1.0

    Descrição:
    Permite que você programe uma switch para ativar daqui a um certo tempo, de acordo com o relógio do Windows, ou seja, você não precisa estar com o jogo ligado, o problema é que o jogador pode mudar o relógio do Windows quando quiser

    Utilização:
    Explicações no script

    Script:
    Spoiler:
    Código:
    #================================================================
    #                  Gambá Programar Relógio
    #================================================================
    # Esse script permite programar uma switch para ser ativada
    # de acordo com o relógio do windows, você pode programar para
    # ativar daqui a um certo tempo, ou num dia exato.
    # Se você programar por exemplo uma switch para ativar daqui
    # a uma hora, e então salvar o jogo, e carregá-lo duas horas
    # depois, a switch que foi programada irá ativar assim que você
    # voltar ao jogo, o jogo não precisa estar aberto
    #
    #
    # Para programar uma switch pra daqui a um certo tempo utilize
    # o comando:
    #  $game_time.program(Switch,h,m,s,D,M,A)
    #
    # No lugar de:
    # Switch - Número da switch que será ativada (ID)
    # h - Daqui a quantas horas a switch será ativada
    # m - Daqui a quantos minutos
    # s - Daqui a quantos segundos
    # D - Dias
    # M - Meses
    # A - Anos
    #
    #
    # Para programar uma switch para um certo dia, exato, utilize
    # o comando:
    #  $game_time.program_exact(Switch,h,m,s,D,M,A)
    #
    # No lugar de:
    # Switch - Número da switch que será ativada (ID)
    # h - Hora exata em que a switch será ativada
    # m - Minuto exato
    # s - Segundo exato
    # D - Dia exato
    # M - Mês exato
    # A - Ano exato
    #
    # Exemplos:
    #  $game_time.program(12,0,3,0,0,0,0)
    #  A switch 12 irá ativar daqui a 3 minutos, no relógio do
    #  windows
    #
    #  $game_time.program_exact(18,0,0,0,25,12,2009)
    #  A switch 18 irá ativar quando for dia 25/12/2009, no relógio
    #  do windows
    #
    #================================================================
    class Game_Time

    attr_accessor :hours
    attr_accessor :minutes
    attr_accessor :seconds
    attr_accessor :dia
    attr_accessor :mes
    attr_accessor :ano
    attr_accessor :Aprogram
    attr_accessor :Mprogram
    attr_accessor :Dprogram
    attr_accessor :hprogram
    attr_accessor :mprogram
    attr_accessor :sprogram
    attr_accessor :id_max
    attr_accessor :idp
    attr_accessor :rtime

    def initialize
    @rtime=Time.now         
    @hours=rtime.strftime("%H").to_i
    @minutes=rtime.strftime("%M").to_i
    @seconds=rtime.strftime("%S").to_i
    @dia=rtime.strftime("%d").to_i
    @mes=rtime.strftime("%m").to_i
    @ano=rtime.strftime("%Y").to_i

    @idp = []
    @Aprogram = []
    @Mprogram = []
    @Dprogram = []
    @hprogram = []
    @mprogram = []
    @sprogram = []
    for i in 1..5000
      @idp[i] = 0
      @Aprogram[i] = 0
      @Mprogram[i] = 0
      @Dprogram[i] = 0
      @hprogram[i] = 0
      @mprogram[i] = 0
      @sprogram[i] = 0
    end
    @id = 0
    @id_max = 0
    switch = 0

    end

    def get_time
      @rtime=Time.now         
      @hours=rtime.strftime("%H").to_i
      @minutes=rtime.strftime("%M").to_i
      @seconds=rtime.strftime("%S").to_i
      @dia=rtime.strftime("%d").to_i
      @mes=rtime.strftime("%m").to_i
      @ano=rtime.strftime("%Y").to_i
    end
    #==============
    def program(switch,h,m,s,di,me,an)
      @id = switch
     
      if @id > @id_max
        @id_max = @id
      end
     
      @idp[@id] = @id
      @hprogram[@id] = @hours + h
      @mprogram[@id] = @minutes + m
      @sprogram[@id] = @seconds + s
      @Dprogram[@id] = @dia + di
      @Mprogram[@id] = @mes + me
      @Aprogram[@id] = @ano + an

    end

    def program_exact(switch,h,m,s,di,me,an)
      @id = switch
     
      if @id > @id_max
        @id_max = @id
      end
     
      @idp[@id] = @id
      @hprogram[@id] = h
      @mprogram[@id] = m
      @sprogram[@id] = s
      @Dprogram[@id] = di
      @Mprogram[@id] = me
      @Aprogram[@id] = an
    end
    #=================
    end
    #=================

    #=================
    class Scene_Map


      alias time_update update
     
      def ativar(i)
        $game_switches[i] = true
        $game_map.refresh
        $game_time.idp[i] = 0
        $game_time.hprogram[i] = 0
        $game_time.mprogram[i] = 0
        $game_time.sprogram[i] = 0
        $game_time.Dprogram[i] = 0
        $game_time.Mprogram[i] = 0
        $game_time.Aprogram[i] = 0
        if @id_max == i
          @id_max = 0
        end
      end
     
      def update
        $game_time.get_time
       
        #@t = $game_time
        @r = []
        @r[0] = $game_time.seconds
        @r[1] = $game_time.minutes
        @r[2] = $game_time.hours
        @r[3] = $game_time.dia
        @r[4] = $game_time.mes
        @r[5] = $game_time.ano

        if $game_time.id_max > 0
          for i in 1..$game_time.id_max
            if $game_time.idp[i] != 0
           
              if @r[5] > $game_time.Aprogram[i]
                  ativar(i)
              elsif @r[5] == $game_time.Aprogram[i] and
                @r[4] > $game_time.Mprogram[i]
                  ativar(i)
              elsif @r[5] == $game_time.Aprogram[i] and
                @r[4] == $game_time.Mprogram[i] and
                @r[3] > $game_time.Dprogram[i]
                  ativar(i)
              elsif @r[5] == $game_time.Aprogram[i] and
                @r[4] == $game_time.Mprogram[i] and
                @r[3] == $game_time.Dprogram[i] and
                @r[2] > $game_time.hprogram[i]
                  ativar(i)
              elsif @r[5] == $game_time.Aprogram[i] and
                @r[4] == $game_time.Mprogram[i] and
                @r[3] == $game_time.Dprogram[i] and
                @r[2] == $game_time.hprogram[i] and
                @r[1] > $game_time.mprogram[i]
                  ativar(i)
              elsif @r[5] == $game_time.Aprogram[i] and
                @r[4] == $game_time.Mprogram[i] and
                @r[3] == $game_time.Dprogram[i] and
                @r[2] == $game_time.hprogram[i] and
                @r[1] == $game_time.mprogram[i] and
                @r[0] >= $game_time.sprogram[i]
                  ativar(i)
              end 
               
               
             
            end
          end
        end
        time_update
      end
    end
    #=================


    class Scene_Save < Scene_File
     
      def write_save_data(file)
        write_characters(file)
        write_frame(file)
        write_setup(file)
        write_data(file)
        time_write(file)
      end
     
      def write_characters(file)
        characters = []
        for i in 0...$game_party.actors.size
          actor = $game_party.actors[i]
          characters.push([actor.character_name, actor.character_hue])
        end
        Marshal.dump(characters, file)
      end
     
      def write_frame(file)
        Marshal.dump(Graphics.frame_count, file)
      end
     
      def write_setup(file)
        $game_system.save_count += 1
        $game_system.magic_number = $data_system.magic_number
      end
     
      def write_data(file)
        Marshal.dump($game_system, file)
        Marshal.dump($game_switches, file)
        Marshal.dump($game_variables, file)
        Marshal.dump($game_self_switches, file)
        Marshal.dump($game_screen, file)
        Marshal.dump($game_actors, file)
        Marshal.dump($game_party, file)
        Marshal.dump($game_troop, file)
        Marshal.dump($game_map, file)
        Marshal.dump($game_player, file)
      end
     
      def time_write(file)
        Marshal.dump($game_time, file)
      end
    end

    #=================
    class Scene_Load < Scene_File
     
      def read_save_data(file)
        read_characters(file)
        read_frame(file)
        read_data(file)
        read_time(file)
        read_refresh
      end
     
      def read_characters(file)
        characters = Marshal.load(file)
      end
     
      def read_frame(file)
        Graphics.frame_count = Marshal.load(file)
      end
     
      def read_data(file)
        $game_system        = Marshal.load(file)
        $game_switches      = Marshal.load(file)
        $game_variables    = Marshal.load(file)
        $game_self_switches = Marshal.load(file)
        $game_screen        = Marshal.load(file)
        $game_actors        = Marshal.load(file)
        $game_party        = Marshal.load(file)
        $game_troop        = Marshal.load(file)
        $game_map          = Marshal.load(file)
        $game_player        = Marshal.load(file)
      end
     
      def read_time(file)
        $game_time = Marshal.load(file)
      end
     
      def read_refresh
        $game_party.refresh
      end
     
    end
    #=================
    class Scene_Title
      alias time_title command_new_game
      def command_new_game
        $game_time=Game_Time.new
        time_title
      end
    end

    Demo:
    Gambá Programar Relógio


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    Mensagem por joaovitor2763 Dom Ago 14, 2011 12:51 pm

    Bem legal o sistema, mas e como vc falou,o jogador pode mudar o relógio do windows a qualquer momento,más ate que seria algo legal pra criar certos sistemas.


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    Mensagem por DarkRoot Dom Ago 14, 2011 1:06 pm

    Eu uso no meu game Off para criar uma Scene_Title Interativa. Dependendo do Horario ela muda o fundo. Mas isto vai para a imaginação de cada um.

    E o gamba tinha feito um script para caso o player mude o horario uma switch é ativada mas nao o acho T_T


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    Mensagem por joaovitor2763 Dom Ago 14, 2011 1:10 pm

    @DarkRoot escreveu:Eu uso no meu game Off para criar uma Scene_Title Interativa. Dependendo do Horario ela muda o fundo. Mas isto vai para a imaginação de cada um.

    E o gamba tinha feito um script para caso o player mude o horario uma switch é ativada mas nao o acho T_T
    kkk,eu pensei num sistema do tipo, que dependendo do horário apareceriam monstros diferentes,mas e como disse depende da imaginação, vou ver se acho o script que falou.


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    Mensagem por Kuraudo Dom Ago 14, 2011 4:24 pm

    Pode-se programar para um item que tenha efeito de algumas horas no netplay... Como uma poção que aumenta o seu dano por 2horas, ou muitas outras coisas. Porém é total fail por ser possível modificar as horas no relógio.

    Msm assim é bom. +1CRED


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    Mensagem por Jonny Dom Ago 14, 2011 5:51 pm

    Tambien pueden ficar o auto activar los eventos de sus jogos!! Successful!


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    Mensagem por DeaN Seg Ago 15, 2011 9:07 am

    Tava precisando vlw
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    Mensagem por ' Wwebr Seg Ago 15, 2011 12:54 pm

    Ótimo script. (y
    Muito útil mesmo. xD
    +1 cred. o/

    Fallowz ~//


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