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    Apêndice 4 - Funções da Classe Sprite e Plane

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    Apêndice 4 - Funções da Classe Sprite e Plane Empty Apêndice 4 - Funções da Classe Sprite e Plane

    Mensagem por Nothing em Qua Jan 05, 2011 8:33 am

    A classe Sprite é o conceito básico usado para mostrar qualquer imagem na tela do jogo.
    A Classe Plane se parece com a Classe Sprite, porém ela "cola"
    lado a lado o bitmap que ela contem, esparramando-o pela tela. É usada
    para panoramas e Fogs.

    * Por serem classes parecidas e com os mesmos atributos, elas
    estarão juntas aqui. Basta mudar a declaração do Procedimento.

    Procedimentos:

    Sprite.new([viewport]) - Cria um novo Sprite. Define-se um viewport quando necessário.

    Plane.new([viewport]) - Cria um novo Plane. Define-se um viewport quando necessário.

    Métodos:

    dispose - Libera o Sprite. Se já está liberado, não acontece nada.
    disposed? - Retorna TRUE se o Sprite foi liberado.
    viewport - Retorna o ViewPort especificado quando o Sprite foi criado.
    flash(color, duration) - Inicia um Flash no Sprite.
    Duration especifica o número de frames que vai durar. Se Color for
    vazio, o Sprite desaparece depois do flash.
    update - Atualiza o Flash do Sprite. Este método deve ser
    chamado a cada frame. Ele se torna desnecessário se o Sprite não vai
    conter Flash.

    Propriedades:

    bitmap - Refere-se ao Bitmap usado no Sprite. Exemplo:

    Código:

    @sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = RPG::Cache.icon(“nome”)


    src_rect
    – O Rect ocupado pelo Bitmap.

    visible - Se for TRUE, o Sprite está visível.

    x , y, z – Coordenadas. No caso da z, quanto maior o seu valor, mais alto ela está.

    ox , oy – Coordenadas de início do Sprite. Quando
    alteradas, movimentam o bitmap dentro do Sprite e, se um Viewport for
    declarado, o Sprite dentro do Viewport.

    zoom_x , zoom_y - Níveis de zoom do Sprite. 1.0 denota o tamanho atual. O zoom pode ser alterado por valores decimais, de 0.1.

    angle – O angulo de rotação do Sprite. Especificar ângulos maiores que 360º acontece uma rotação anti-horário.

    mirror - Flag responsável pela inversão horizontal do Sprite. Se TRUE, o Sprite será desenhado invertido.

    bush_depth – Determina a cor de pixel que é mostrada Semitrnaparente.

    opacity - Opacidade do Sprite(0 a 255)

    blend_type - Efeitos de cor (0: normal, 1: adição, 2: subtração).

      Data/hora atual: Dom Maio 24, 2020 11:27 pm