Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte no desenvolvimento de jogos


    Aula 9 - Introdução Ao WSW

    MickeyRocknn
    MickeyRocknn
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 71
    Créditos : 9

    Aula 9 - Introdução Ao WSW Empty Aula 9 - Introdução Ao WSW

    Mensagem por MickeyRocknn em Sab Abr 28, 2012 1:29 pm

    Vi Esta Aula No Aprendiz RPG É Vou Disponibilizar Aqui. Criador: Lucaswf1

    Introdução
    Hoje criaremos um menu em uns 10 minutos! Para tal proeza, precisaremos de uma ferramenta o Window Scene Wizard. Para facilitar, usaremos a minha versão onde eu corrigi alguns bugs. O WSW é um programa que cria scripts, você adiciona a estrutura da scene e gera o código, a partir daí, é só implementar os comandos! O XRM Studio trará uma nova versão da ferramenta, então é bom que todos ja estejam preparados!


    Antes de qualquer coisa, aviso a todos que forem utilizar o WSW que para que seus scripts funcionem, vocês precisam do Framework, que está no anexo

    Você precisará também da pasta Gradientes, que está dentro da pasta pictures do WSW.

    Caso você ainda não tenha o WSW, baixe por esse link: 4shared.com /file/18980368/e3074768/Window_Scene_Wizard_2.html


    Aprendendo a usar o WSW

    Abra o arquivo como se você fosse jogar um jogo em rmxp (imagem 1). Após isso crie uma nova Scene. Use a Imagem 2 para se guiar!

    Background: para colocar um fundo, basta clicar em Adicionar Item e depois em Fundo, vai aparecer um pequeno quadrado vermelho com um X dentro, no canto da tela (Imagem 3). Feito isso, clique na imagem para aparecer o menu de opções para o fundo (Imagem 4). Como queremos usar o mapa como fundo, basta clicar em cima de Mostrar Mapa? e apertar para os lados, as vezes é difícil selecionar, seja persistente XD. Ja temos nosso fundo, vamos ao menu.

    Menu: nosso menu terá as mesmas opções do menu padrão do RMXP. Para adicionar um menu, vá em adicionar item e depois em Menu. Vai aparecer no canto da tela um menu com uma opção a Opção. Para mudar o nome da opção basta clicar em cima da opção, apague o conteúdo e depois escreva o nome da nova opção. Para inserir novas opções, clique com o direito no seu menu! Ao final, deve ficar como na Imagem 5.

    Como estamos apenas iniciando, nosso menu terá suporte a apenas 1 personagem, por isso, ele já esta pronto. Vamos agora incorporá-lo em um projeto para dar os últimos retoques. Para isso, clique em Gerar Script. Vá agora na pasta do WSW, se aparecer um arquivo de texto chamado Nova_Scene é por que está tudo OK. Feche seu WSW e abra o RMXP.
    Coloque acima do main o Framework e entre ele e o main, coloque seu script (ele está no arquivo de texto dentro da pasta do WSW). Como nosso script é um menu, renomeie o nome da classe para Scene_Menu. (pois é o Scene_Menu que vai ser acionado no Scene_Map quando apertar Esc, colocar o mesmo nome do menu padrão vai desviar todos os códigos que "chamarem" o menu, para nosso novo menu.)
    Para finalizar, vamos colocar os comandos do menu. No script procure por:


    when 0 # Inventorio

    when 1 # Habilidades

    when 2 # Equipamentos

    when 3 # Status

    when 4 # Salvar

    when 5 # Sair


    Abaixo de cada when coloque o que aquela opção do menu fará:


    when 0 # Inventorio
    $scene = Scene_Item.new
    when 1 # Habilidades
    $scene = Scene_Skill.new
    when 2 # Equipamentos
    $scene = Scene_Equip.new
    when 3 # Status
    $scene = Scene_Status.new
    when 4 # Salvar
    $scene = Scene_Save.new
    when 5 # Sair
    $scene = Scene_End.new

    Pois bem rode o jogo e veja o resultado!


    Nota
    A aula de hoje teve mais uma cara de tutorial, mas ela é importante pois a partir desta aula, iremos criar muitos menus e aos poucos vamos deixar de usar o WSW.
    Fiquem atentos, pois o XRM Studio conta com o WSW 2.5! Usem-no.

      Data/hora atual: Qui Out 01, 2020 12:13 am