Aldeia RPG

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Suporte no desenvolvimento de jogos


    Item PopUp 1.10

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    samuel6406
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    Créditos : 11

    Item PopUp  1.10 Empty Item PopUp 1.10

    Mensagem por samuel6406 Qua Jun 13, 2012 6:06 pm

    Item PopUp 1.10


    Introdução

    Faz com que quando o personagem ganhe um item, o ícone do mesmo seja monstrado acima da cabeça do herói e vai tendo efeitos de opacidade

    Características

    - Fácil uso
    - Efeito bonito
    - Customisavel
    ...
    Screenshots
    Item PopUp  1.10 Imagemch
    Como usar

    -Posicione este script sobre o Main.

    -Para Chamar o Icon quando quizer simplesmente faça um Call da seguinte maneira;

    para o Jogador:
    $game_player.popup_icon(icon_name[, number, color])

    Para o Evento em que está o Comando:
    self.event.popup_icon(icon_name[, number, color])

    Para um outro Evento:
    $game_map.events[id].popup_icon(icon_name[, number, color])

    -ICON_TIME é o Tempo que um Ícone fica exposto.

    -ICON_DELAY é o Tempo que um Ícone esperará para aparecer quando
    um Ícone já está sendo Mostrado.

    -NUMBER_COLOR é a cor do número nos Ícones.

    -GOLD_COLOR é a cor do número para Dinheiro.

    -ITEM_COLOR são cores para Itens especiais. Todos os Outros Itens terão a Cor de Número na NUMBER_COLOR.
    Para adicionar uma cor especial para um Item faça o Seguinte:

    ITEM_NUMBER_COLOR = {item_id => item_color, item_id => item_color....}

    Continue repetindo estes comandos para listar as cores Especiais.

    Use WEAPON_NUMBER_COLOR para Armas e ARMOR_NUMBER_COLOR para
    Armaduras.

    Também, deve-se adicionar uma imagem, com o nome: Coin3 na pasta: Graphics/Icons

    Demo

    Não necessita.

    Script
    Código:
    =begin
    ┌──────────────────────────────────────┐
    │●        Item PopUp  1.10            │
    │                                      │
    │            Criado por                │
    │                                      │
    │              Tibuda                  │
    │                                      │
    │        Traduzido por [ kbrito ]      │
    └──────────────────────────────────────┘

    Descrição e Uso:
    -Script usado para Mostrar ao Jogador quando ganhou um Item
     ou Dinheiro.
     Mostra sempre os Itens e dinheiro que forem sendo adicionados.
     Os Itens são representados por seus Respectivos Ícones e
     o Dinheiro por um Ícone que vc pode escolher aqui.
     
    Instruções:
    -Posicione este script sobre o Main.

    -Para Chamar o Icon quando quizer simplesmente faça um
     Call da seguinte maneira:
     para o Jogador:
     $game_player.popup_icon(icon_name[, number, color])
     
     Para o Evento em que está o Comando:
     self.event.popup_icon(icon_name[, number, color])
     
     Para um outro Evento:
     $game_map.events[id].popup_icon(icon_name[, number, color])
     
    -ICON_TIME é o Tempo que um Ícone fica exposto.

    -ICON_DELAY é o Tempo que um Ícone esperará para aparecer quando
     um Ícone já está sendo Mostrado.
     
    -NUMBER_COLOR é a cor do número nos Ícones.

    -GOLD_COLOR é a cor do número para Dinheiro.

    -ITEM_COLOR são cores para Itens especiais. Todos os Outros Itens
     terão a Cor de Número na NUMBER_COLOR.
     Para adicionar uma cor especial para um Item faça o Seguinte:
     
     ITEM_NUMBER_COLOR = {item_id => item_color, item_id => item_color....}
     
     Continue repetindo estes comandos para listar as cores Especiais.
     
     Use WEAPON_NUMBER_COLOR para Armas e ARMOR_NUMBER_COLOR para
     Armaduras.

    =end

    #--------------------------------------------------------------------------
    # module Popup_Item
    #--------------------------------------------------------------------------
    module Popup_Item
      # Deixe true para ligar o efeito de Fade nos ícones.
      FADE_LOSE    = false
     
      ICON_TIME    = 40
     
      ICON_DELAY  = 24
     
      # Altere aqui o ícone de Dinheiro.
      GOLD_ICON    = "Coin3"
     
      # Insira o Nome de uma imagem de 32x32 para Background do ícone.
      BACKGROUND  = ""
     
      # Edite a Fonte aqui.
      NUMBER_FONT  = "Tahoma"
     
      NUMBER_SIZE  = 12
     
      NUMBER_COLOR = Color.new(255, 255, 255)
     
      # Cores de Número customizadas.
      # Deixe como está se vc não pretende usar este recurso.
      GOLD_NUMBER_COLOR  = Color.new(255, 255, 0)
      ITEM_NUMBER_COLOR  = {}
      ARMOR_NUMBER_COLOR  = {}
      WEAPON_NUMBER_COLOR = {}
     
      # Deixe true se vc utilizar o "Trickster's Method & Class Library".
      TRICK_MACL = false
    end

    #--------------------------------------------------------------------------
    # Game_Character
    #--------------------------------------------------------------------------
    class Game_Character
      attr_accessor :popup_icons
      alias popup_gm_party_init initialize
      def initialize
        popup_gm_party_init
        @popup_icons = []
      end
      def popup_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
        @popup_icons.push([icon_name, number, color])
      end
      def fade_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
        @fade_icons.push([icon_name, number, color])
      end
    end
    #--------------------------------------------------------------------------
    # Game_Party
    #--------------------------------------------------------------------------
    class Game_Party
      def popup_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
        $game_player.popup_icon(icon_name, number, color)
      end
      def fade_icon(icon_name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
        $game_player.fade_icon(icon_name, number, color)
      end
      alias popup_gm_party_gain_gold gain_gold
      def gain_gold(n)
        popup_gm_party_gain_gold(n)
        if Popup_Item::GOLD_ICON != "" and $scene.is_a?(Scene_Map)
          if Popup_Item::GOLD_NUMBER_COLOR.is_a?(Color)
            color = Popup_Item::GOLD_NUMBER_COLOR
          else
            color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
          end
          popup_icon(Popup_Item::GOLD_ICON, n, color)
        end
      end
      alias popup_gm_party_gain_item gain_item
      def gain_item(id, n)
        popup_gm_party_gain_item(id, n)
        return if id < 1 or id >= $data_items.size
        if $scene.is_a?(Scene_Map)
          if Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[id]
          elsif Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::ITEM_NUMBER_COLOR[0]
          else
            color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
          end
          popup_icon($data_items[id].icon_name, n, color)
        end
      end
      alias popup_gm_party_gain_weapon gain_weapon
      def gain_weapon(id, n)
        popup_gm_party_gain_weapon(id, n)
        return if id < 1 or id >= $data_weapons.size
        if $scene.is_a?(Scene_Map)
          if Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[id]
          elsif Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::WEAPON_NUMBER_COLOR[0]
          else
            color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
          end
          popup_icon($data_weapons[id].icon_name, n, color)
        end
      end
      alias popup_gm_party_gain_armor gain_armor
      def gain_armor(id, n)
        popup_gm_party_gain_armor(id, n)
        return if id < 1 or id >= $data_armors.size
        if $scene.is_a?(Scene_Map)
          if Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[id].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[id]
          elsif Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[0].is_a?(Color)
            color = Popup_Item::ARMOR_NUMBER_COLOR[0]
          else
            color = Popup_Item::NUMBER_COLOR
          end
          popup_icon($data_armors[id].icon_name, n, color)
        end
      end
    end
    #--------------------------------------------------------------------------
    # module RPG
    #--------------------------------------------------------------------------
    module RPG
      #--------------------------------------------------------------------------
      # RPG::Sprite
      #--------------------------------------------------------------------------
      class Sprite
        def popup_icon(name, number = 1, color = Popup_Item::NUMBER_COLOR)
          return if name == "" or name == nil
          return if number.is_a?(Numeric) and number < 0 and !Popup_Item::FADE_LOSE
          @icons = [] if !@icons.is_a?(Array)
          icon = {}
          icon["time"]  = 0 - @icons.size * Popup_Item::ICON_DELAY
          if number.is_a?(Numeric) and number < 0
            icon["fade"] = true
            number      = - number
          else
            icon["fade"] = false
          end
          icon["sprite"] = RPG::Sprite.new(self.viewport)
          if Popup_Item::BACKGROUND != ""
            bitmap = RPG::Cache.picture(Popup_Item::BACKGROUND)
            icon["sprite"].bitmap = Bitmap.new(bitmap.width, bitmap.height)
            icon["sprite"].bitmap.blt(0, 0, bitmap, Rect.new(0,0,bitmap.width,bitmap.width))
          else
            icon["sprite"].bitmap = Bitmap.new(32,32)
           
          end
          bitmap = RPG::Cache.icon(name)
          icon["sprite"].bitmap.blt(4, 4, bitmap, Rect.new(0,0,24,24))
          if Popup_Item::NUMBER_SIZE > 0 and number != 1 and number != ""
            icon["sprite"].bitmap.font.outline = true if Popup_Item::TRICK_MACL
            icon["sprite"].bitmap.font.name  = Popup_Item::NUMBER_FONT
            icon["sprite"].bitmap.font.size  = Popup_Item::NUMBER_SIZE
            icon["sprite"].bitmap.font.color = color
            icon["sprite"].bitmap.draw_text(5, 28 - Popup_Item::NUMBER_SIZE - 1, 27, Popup_Item::NUMBER_SIZE, number.to_s)
          end
          icon["sprite"].ox = 0
          icon["sprite"].oy = 20
          icon["sprite"].x  = self.x
          icon["sprite"].y  = self.y - self.oy / 2 + 1 - icon["time"]
          icon["sprite"].z  = 3000
          icon["sprite"].visible = false
          @icons.push(icon)
        end
        def update_icons
          return unless @icons.is_a?(Array)
          return if Graphics.frame_count % 2 != 0
          i = 0
          while i < @icons.size
            if @icons[i]["time"] > Popup_Item::ICON_TIME
              @icons[i]["sprite"].bitmap.dispose
              @icons[i]["sprite"].dispose
              @icons.delete_at(i)
            else
              @icons[i]["time"] += 1
              if @icons[i]["fade"]
                op = [255 * (1 - @icons[i]["time"] / Popup_Item::ICON_TIME),0].max
                @icons[i]["sprite"].opacity = op
              else
                @icons[i]["sprite"].y -= 1
              end
              @icons[i]["sprite"].visible = @icons[i]["time"] >= 0
              i += 1
            end
          end
        end
        alias popup_sprite_update update
        def update
          popup_sprite_update
          update_icons
        end
      end
    end
    #--------------------------------------------------------------------------
    # Sprite_Character
    #--------------------------------------------------------------------------
    class Sprite_Character
      alias popup_spr_char_update update
      def update
        popup_spr_char_update
        if @character.is_a?(Game_Character)
          while @character.popup_icons.size > 0
            popup_icon(@character.popup_icons[0][0], @character.popup_icons[0][1],
                      @character.popup_icons[0][2])
            @character.popup_icons.delete_at(0)
          end
        end
        update_icons
      end
    end
    créditos
    Tibuda

      Data/hora atual: Qui Out 28, 2021 3:56 pm