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Lief
Roronoa Zoro
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    Hud XP INICIANTE

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    Mensagem por Roronoa Zoro Sex Jun 29, 2012 9:42 pm

    INTRODUÇÃO

    Iai galera venho trazer meu segundo script feito dessa vez é uma hud simples mais legal, estou tão feliz por está conseguindo criar meus script.

    TUTORIAL

    Primeiro copie esse script acima do main com o nome (Hud XP INICIANTE):
    Código:
    #Hud XP INICIANTE                                              # 
    #Autor: Roronoa Zoro ou Fetelk13                              #
    #Data: 29/06/2012                                              #
    ################################################################
    class Window_Hud < Window_Base
     
      #Metodo Initialize#
      #-----------------#
      def initialize
        super(0,0,200,140)
        self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
        #Opções Adicionadas no Initialize#
        #--------------------------------#
        self.contents.font.name = "Comic Sans MS"
        self.contents.font.size = 20
        self.opacity = 100
        refresh
      end
     end
     
      #Metodo Refresh#
      #-----------------#
      def refresh
          self.contents.clear
          #Nome do Personagem
          self.contents.draw_text(5, -40,200, 100,"Ash",0)
          #Level
          self.contents.draw_text(5, -20,200, 100, "Level: " + $game_party.actors[0].level.to_s,0)
          #HP
          self.contents.draw_text(5, 0,200, 100, "HP: " + $game_party.actors[0].hp.to_s,0)
          #MAX HP
          self.contents.draw_text(54, 0,200, 100, " / " + $game_party.actors[0].maxhp.to_s,0)
          #MP
          self.contents.draw_text(5, 20,200, 100, "MP: " + $game_party.actors[0].sp.to_s,0)
          #MAX MP
          self.contents.draw_text(54, 20,200, 100, " / " + $game_party.actors[0].maxsp.to_s,0)
          # EXP Do Personagem
          self.contents.draw_text(5, 40,200, 100, "EXP: " + $game_party.actors[0].exp.to_s,0)
          #Imagem do personagem
          bitmap = RPG::Cache.picture("001-Fighter01")
          self.contents.blt(130, 50, bitmap, Rect.new(0, 0, 100, 100), 250)
        end
        #usando alias em scene_map
      class Scene_Map
     
      #primeira alias
      alias altera main
      def main
        @hud = Window_Hud.new
        altera
        @hud.dispose
      end
     
      #segunda alias
      alias atualizando update
     def uptade
      @hud = Window_Hud.new
      atualizando
      @hud.refresh
     end
     
    end

    Depois copie a imagem abaixo coloque na pasta "PICTURES", com o nome (001-Fighter01)

    Spoiler:
    Hud XP INICIANTE 001fighter01r

    E pronto teste voa-lá Very Happy

    IMAGENS

    Hud XP INICIANTE Huhtt

    CRÉDITOS

    A Deus por tudo na minha Vida
    E a mim por criar o script |
    _____________________________________________________________________|

    Obs: Breve irei fazer melhor para evoluir muito ++++++++++++++ Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy


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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por Lief Sab Jun 30, 2012 12:24 am

    vc tá me perseguindo? O.o estou na mesma aula do anderson porto que vc kkk
    +1cred, só poderia deixar a HUD um pouco melhor, colocar umas imagens pra HP e MP sei lá


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    A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e, quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundice de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e as putas e os políticos vão olhar para cima gritando "salve-nos"... e eu vou olhar para baixo e dizer "não".
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    Mensagem por Roronoa Zoro Sab Jun 30, 2012 12:58 am

    Ŀiєƒ escreveu:vc tá me perseguindo? O.o estou na mesma aula do anderson porto que vc kkk
    +1cred, só poderia deixar a HUD um pouco melhor, colocar umas imagens pra HP e MP sei lá

    É cara estou na mesma aula que você kkk, eu irei melhora pois ainda estou estudando, mais vou ver se consigo evoluir minha Hud logo logo Successful , ainda bem que você gostou.

    Att'

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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por RD12 Sab Jun 30, 2012 10:14 am

    Continue estudando cara, assim que avançamos, mas não é só copiar a hud ok? Tente entender o que cada linha faz!

    Ah e seria melhor pegar o gráfico do jogador, assim caso mudar de gráfico, aparecer na tela, olhe:

    Código:
    #Imagem do personagem 
      draw_actor_graphic($game_party.actors[0], 130, 50)
    130 e 50 seria o X e Y

    Esse método já pega o gráfico do personagem, e o primeiro frame e desenha xD.
    E outra dica, seria fazer assim: actor = $game_party.actors[0] no início do refresh, em vez de repetir o $game_party.actors[0] toda hora você só botava actor, assim custa menos desempenho e o código fica mais bonito.

    E se precisar de ajuda ou tiver dúvidas pode me mandar MP xD
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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por Samuka_Maker Sab Jun 30, 2012 11:50 am

    RD eu ia flar isso mais vc disse antes O.o, cara continua estudando RGSS q vc vai longe (:


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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por Roronoa Zoro Sab Jun 30, 2012 2:07 pm

    RD vlw pela dica, irei continua estudando para avançar cada vez ++++ Very Happy +1 pela dica.


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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por Samuka_Maker Dom Jul 01, 2012 12:21 am

    E uma dica coloque fundo na sua HUD e copmo o Lief disse coloque as imagens de HP e MP


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    Mensagem por gustavotx Dom Jul 01, 2012 7:51 am

    Muito Bom, Continue assim trazendo bons scripts para nosso belo forum. +1 pelo belo trabalho.


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    Mensagem por Roronoa Zoro Dom Jul 01, 2012 12:12 pm

    @Samuka_Maker escreveu:E uma dica coloque fundo na sua HUD e copmo o Lief disse coloque as imagens de HP e MP

    Cara queria saber como fazer a as imagens de de HP e MP ir diminuindo quando perde o life pois a sabendo os códigos que fazem isso, pois eu sabendo eu já sou PA fazer as barras é fácil dai só é isso.

    @gustavotx Vlw ainda bem que gostou.


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    Hud XP INICIANTE Empty Re: Hud XP INICIANTE

    Mensagem por RD12 Dom Jul 01, 2012 12:26 pm

    Rorona, para uma imagem representar a hud, fazemos cálculos matemáticos, para mudar a largura da imagem, de acordo com a quantidade de HP. Olhe um exemplo:

    Código:
        @actor = $game_party.actors[0]
        barra = RPG::Cache.picture("Imagem")
        largura = barra.width * @actor.hp / @actor.maxhp#a largura vai mudar de acordo com o HP
        rect = Rect.new(0,0,largura,barra.height)#criamos o retângulo da imagem
        self.contents.blt(10,10,barra,rect)#colocamos a imagem na janela

    largura = barra.width * @actor.hp / @actor.maxhp

    Nesse código acima que o tamanho da barra vai mudar de acordo com o HP, você mudar o actor.hp para actor.sp, actor.exp, caso queira fazer outras huds.

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