Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


4 participantes

    Introdução a Programação Orientada a Objetos

    RD12
    RD12
    Lenda
    Lenda


    Medalhas : Introdução a Programação Orientada a Objetos  48080450Introdução a Programação Orientada a Objetos  Trophy11Introdução a Programação Orientada a Objetos  GIueZIntrodução a Programação Orientada a Objetos  ZgLkiRU
    Mensagens : 1946
    Créditos : 745

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Empty Introdução a Programação Orientada a Objetos

    Mensagem por RD12 Ter Dez 11, 2012 9:41 pm

    Programação orientada a objetos
    Abreviada como POO.

    Estou fazendo essa aula por que é de extrema importância para iniciar na carreira de scripter, que é sobre POO. Irei explicar de uma maneira simples e fácil, que até o Guilherme Azevedo possa entender(um pouco kkk).

    Introdução

    Se você não sabe o que é POO, e acha que nunca viu, se você já leu algum script que comece com class, você já viu POO!
    A classe define um tipo de objeto. Note que muitos scripts do RM, começa com class NOME. Com isso estamos iniciando um objeto.
    Dentro desses objetos(classes) ainda temos seus atributos, e métodos(que realizam alguma função, um "trabalho").
    Um exemplo do que seria um atributo, seria uma variável desse objeto, por exemplo: @nome, @x, @width...
    e método, tenho certeza de que você já viu, no rgss eles começam com def NOME.
    com uma class, um atributo, e um método, temos um objeto.

    A orientação a objetos, serve para aproximar as características do mundo real ao virtual. Com o exemplo a seguir vocês irão entender muito bem isso.

    Código:
    class Humano

     def initialize
      @nome = "RD12"
      @carreira = "Scripter"
      @idade = 15
     end

    end
    Criamos um objeto, chamado Humano, e nele temos os atributos, como nome, carreira e idade, e o método que inicializa esses atributos. No rm, quando você chama um objeto(class.new) o método def initialize é executado, então sempre começaremos com ele para iniciar nossos atributos(variáveis).

    agora, vamos criar mais um método, esse método vai ter o trabalho de nos mostrar as informações desse objeto, no caso, a ficha desse humano:

    Código:
      def ficha
        #Retorna as informações do objeto
        return ("Nome: " + @nome + ",Carreira: " + @carreira + ",Idade: " + @idade)
      end

    Assim, quando chamarmos o método ficha, irá mostrar a ficha desse humano.

    Um exemplo de objeto e método que retorna um atributo no RM.:

    $game_player.x

    $game_player seria o objeto, e x o nome do método.

    O nosso objeto está assim:
    Código:
    class Humano

     def initialize
      @nome = "RD12"
      @carreira = "Scripter"
      @idade = 15
     end

     def ficha
      #Retorna as informações do objeto
      return ("Nome: " + @nome + ",Carreira: " + @carreira + ",Idade: " + @idade.to_s)
     end

    end

    Para iniciarmos ele, devemos colocá-lo em uma variável, desse jeito: $Humano = Humano.new
    $Humano é o nome da var, você pode por qualquer nome.
    e Humano.new, é o nome da classe, + new, para inicializarmos ela.

    Após fazer, isso, podemos executar o método ficha, apenas chamando ele assim: $Humanos.ficha
    Mas esse método retorna um valor, então para você visualizar ele, faça isso:
    print($Humanos.ficha) assim será exibido na tela.

    Finalizando:
    Essa aula foi apenas o começo do começo relacionado a POO, na verdade essa aula só serviu para lhe mostrar o que é um objeto, ainda não te ensinei muito a criar um objeto de verdade, vai ficar para a próxima aula.

    Aula criada por mim, RD12.
    jiraya
    jiraya
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 293
    Créditos : 26

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Empty Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos

    Mensagem por jiraya Ter Dez 11, 2012 9:48 pm

    òtima aula manim agora sei oque é class ... quero aprender mais esperando mais aulas... vlw pela atitude de criar isso pra nos ...


    _________________
    [roll="Ataque nível 1"]

    Se escrevam no meu Canal no Youtube:  Eberton Munhoz
           
    matheus180
    matheus180
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 749
    Créditos : 174

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Empty Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos

    Mensagem por matheus180 Ter Dez 11, 2012 10:31 pm

    Otima aula, até eu que nunca parei para estudar rgss, acompanhei essa aula, +1 créd!


    _________________
    Introdução a Programação Orientada a Objetos  3trEP
    gustavotx
    gustavotx
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 411
    Créditos : 64

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Empty Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos

    Mensagem por gustavotx Qua Dez 12, 2012 12:11 am

    Bela aula, Ganho um +1 Por criar e Compartilhar conosco Wink <3

    Do jeito que esta ai até o Azevedo se ele ler umas 15 vezes entende Kkk' Zuaa


    _________________
    Meu Game Lupus Online:

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Sing2zq

    Introdução a Programação Orientada a Objetos  AIymW
    Tem Meu Respeito:

    Conteúdo patrocinado


    Introdução a Programação Orientada a Objetos  Empty Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:20 am