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Suporte no desenvolvimento de jogos


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    Script Renderização em 3D

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    Script Renderização em 3D Empty Script Renderização em 3D

    Mensagem por Leandroteix Qua Fev 06, 2013 7:42 pm

    Eu já posso fazer mapas em 3D usando o editor de mapas em 2D! Agora, desta vez, é bastante simples - todas as peças são simplesmente cubos e o id da tile determina como textura do cubo fica. Isso, no entanto, comprova a validade do uso de RMXP fazer jogos 3D.

    Agora, não só está atraindo esses mapas 2D em 3D com a minha ferramenta possível, também é, até agora, muito mais rápida do que o desenho dos mapas em 2D usando RGSS Module Graphics. Na verdade, durante o meu teste eu recebo 250+ quadros por segundo .

    Tudo bem, então chega de conversa. Vamos chegar ao impressionante: * Aviso Imagens Grandes*
    Camada 1 no RMXP
    Spoiler:
    Script Renderização em 3D 2zzknwh

    Camada 2 no RMXP
    Spoiler:
    Script Renderização em 3D 2mydffc

    Camada 3 no RMXP
    Spoiler:
    Script Renderização em 3D Npnrsh

    Mapa Completo em 3D
    Spoiler:
    Script Renderização em 3D 332m98m

    Agora, o código RGSS executado no demo: (Sem comentários explicativos desta vez, pessoal)
    Código:
     
      DF_GameWindow.set_dimensions(0,0,0,0)
      device = DF3DDevice.new(Video::EDT_DIRECT3D9, [800,600], 32, false)
      smgr = device.scene_manager
      driver = device.video_driver
      camera = smgr.add_camera_scene_node_FPS
      camera.set_position(-100,300,-100)
      camera.set_target(0,0,0)
      $data_tilesets      = load_data("Data/Tilesets.rxdata")
      $data_common_events = load_data("Data/CommonEvents.rxdata")
      $game_map = Game_Map.new
      $game_map.setup(1)
     
      for i in 0...20
        for j in 0...15
          for k in 0...3
            if $game_map.data[i,j,k] != 0
              node = smgr.add_cube_scene_node(64)
              node.set_position(i * 64, k * 64, j * 64)
              node.set_material_flag(Video::EMF_LIGHTING, false)
              texture_name = ($game_map.data[i,j,k] - 383).to_s + ".png"
              node.set_material_texture(0, driver.get_texture(texture_name))
            end
          end
        end
      end
     
           
     
      lasttime = Time.now
      while device.run
        DF_Input.update
       
        if DF_Input.trigger?(DF_Input::KEY_F)
          p driver.get_fps
        end
       
        time = Time.now
        if time - lasttime > 5
          Graphics.update
          lasttime = Time.now
        end
        driver.begin_scene(true, true, [255, 160, 160, 255])
        smgr.draw_all
        driver.end_scene
      end
     
      device.drop
     

    E, claro, há uma demo para ser desfrutado!
    chaves:
    As setas para mover (Você pode mudar para WASD)
    F para mostrar FPS
    CTRL + F4 para sair

    Demo:Download Aqui

    Lançamentos de Versões:

    Terceira Versão (RGSS Controla o 3D)
    Spoiler:

    Tudo bem caras, agora é hora de mostrar uma coisa muito legal. Eu não tenho uma demo, mas eu tenho uma captura de tela e algum código RGSS real para fazer com ele.
    Script Renderização em 3D 213m49e

    E aqui está o código RGSS mágico que faz. (Normalmente, você iria colocar isso em uma cena, mas vocês sabem como fazer cenas para que eu não me incomodei)
    Código:
      #First, let's move the 2D window out of the way:
      DF_GameWindow.set_dimensions(0,0,0,0)
      #next, let's create out device. The parameters are:
      #Driver type, screen size (in an array), bits per pixel, and fullscreen
      #This device is the central point of the 3D engine. Absolutely everything
      #can be accessed through this device.
      device = DF3DDevice.new(Video::EDT_DIRECT3D9, [800,600], 32, false)
      #Now, let's get our scene manager. The scene manager does stuff like adding nodes
      #and cameras
      smgr = device.scene_manager
      #Now, let's get our driver. The driver handles actually rendering.
      driver = device.video_driver
      #Let's get our mesh! (Note that you should probably add error handling here.
      #smgr.get_mesh will return nil if it can't find the file so make sure you
      #always check that the mesh was actually created. I didn't do any error handling
      #but a simple check for nil would suffice)
      mesh = smgr.get_mesh("sydney.md2")
      #Let's create an animated scene node from the mesh. Again, normally you
      #want to check for errors.
      node = smgr.add_animated_mesh_scene_node(mesh)
      #now, let's add a camera to the scene node! Camera are how you view everything
      #in the scene. Note that it is possible to have more than one camera and
      #you can switch between them, or even have them render to different parts
      #of the screen.
      camera = smgr.add_camera_scene_node
      #move our camera, since both the camera and scene node are at the same, default
      #position right now. (Which is (0,0,0)) Note that the parameters here are x, y, z.
      #when your camera is at (0,0,0) and has no rotation, x is sideways, y is up,
      #and z is forwards/backwards
      camera.set_position(100,100,100)
      #Rememeber how I said that the default position is 0,0,0? Well, since we never moved
      #our node, it is at 0,0,0 right now. So, Let's tell the camera to look there:
      camera.set_target(0,0,0)
     
      lasttime = Time.now
      while device.run #check if our device is still running
        #begin rendering the scene. I will not explain what these parameters are yet
        #it's not important right now, and it's kind of complicated XD
        driver.begin_scene(true, true, [255, 160, 160, 255])
        smgr.draw_all #draw all of the scene nodes
        driver.end_scene #finish rendering the scene
        #this junk is just so Graphics doesn't whine.
        time = Time.now
        if time - lasttime > 5
          Graphics.update
        end
      end
     
      #Now, alway always always remember to drop your device when you are done.
      #The device is something you should only drop at the end of your game, after
      #the device no longer runs.
      device.drop

    Segunda Versão (FPS para a lógica do jogo)
    Spoiler:

    Ei! Acabei de terminar uma nova demo! Este permite que você realmente andar por aí, para que vocês possam ver que este é realmente prático para fazer um jogo, e não apenas tirar screenshots. Você também pode escolher qual representante de usar. Note que os dois processadores de software são muito lento, e D3D8 não funciona em todos. OpenGL ou D3D9 são sua melhor aposta.

    Tudo bem, primeiro um screenshot. Nesta tela eu só tirei uma foto da janela 3D, já que vocês sabem que é verdade RMXP (vgvgf posso garantir para mim, pois ele realmente decifrado o projeto e olhou XD)

    Script Renderização em 3D Oatz7d

    E a nova demo pode ser baixada aqui:
    Aqui

    CHAVES:
    Teclas de seta para andar
    Mouse para olhar
    F para imprimir FPS atuais (Por favor, me diga o que você tem)
    Ctrl + F4 para sair (não alt, alt nota que está desativada durante a execução deste)

    Primeira versão (3D)
    Spoiler:

    Script Renderização em 3D 2i8ao8p

    Eu tenho agora? Bom. Isso é exatamente o que parece: um programa 3D correndo de RMXP. (Eu vou explicar por que há duas janelas, a um pouco um grande)

    Não acredita em mim? Tente você mesmo:
    Demo

    Créditos:
    DeM0nFiRe's - Scripts
    Leandroteix - Modificação e também eu mostrei para vocês =D

    Estou testando os scripts e em um futuro breve atualizarei o tópico para tentar tranzer os scripts com algumas modificações e também se não funcionar em algum NP tentarei adapta-lo Obrigado.

    A você deve estar se perguntando porque começou da 3 versão até chegar a 1 é porque eu traduzi o tópico e ele é muito antigo foi difícil achar ele é de 2009 só quando terminei de traduzi-lo que percebi que estava desse jeito, mas acho que isso não irá atrapalhar Wink


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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por Lucky Qua Fev 06, 2013 11:35 pm

    Incrível,gostei muito. Agora uma pergunta como foi feito para fazer o mapa da Segunda Versão (FPS para a lógica do jogo)? 1+cred


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    Mensagem por Leandroteix Qua Fev 06, 2013 11:50 pm

    Lukas Uchiha escreveu:Incrível,gostei muito. Agora uma pergunta como foi feito para fazer o mapa da Segunda Versão (FPS para a lógica do jogo)? 1+cred

    A Demo (Versão 2) indica como fazer ;D


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    Mensagem por Komuro Takashi Qui Fev 07, 2013 9:08 am

    Realmente incrivel.....se isso for incorpado no NetPlay ai niguem segura mais os games...dai fica muito show, np1.7ou tentar adapta-lo para a versão mais simples NP1.7 depois passaremos adiante.

    @Edit o editor do char md2 ta nesse link que eu upei
    https://mega.co.nz/#!pt0ywBJB!U0rW13-bjRC-xCgh1A1rUya988JRAyq7jNvXFqyUu9g


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    Mensagem por Samuka_Maker Qui Fev 07, 2013 1:54 pm

    vlws por posstar Successful,
    no inicio achei q tu q tinha feito '-' mas dps q vi a v1 e v2 lembrei q tinha no meuu pc =p mas vlws por postar mesmo q eu n va usar agora e.e mas quem sabe mais pra frente né? Successful
    vo tentar fazer umas modigicações aqui dps Successful
    @Lucas não acho q tem como ele saber '-'


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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por Lucky Qui Fev 07, 2013 3:11 pm

    Eu perguntei pois quando vi achei interessante e queria saber como foi feito, já que não tinha nada no editor de mapas... Mas eu já consegui entender como foi feito...


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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por TecoKun Ter Fev 12, 2013 12:07 am

    SU..GOI! *--*
    Cara, que incrivel! curti mt as SS, baixei para ver e talz, mas isso é só uma demo? n da pra gnt 'trabalhar' em cima dela? tenso...
    Aaah, Grato por postar, segue aew +Rep '-'


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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por DWDRICK Ter Out 15, 2013 10:11 pm

    Segunda Versão (FPS para a lógica do jogo)


    Quando tento iniciar diz que o  ".RGSS102E.dll" não foi encontrado! alguem ajuda TT^TT
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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por habbo221 Qua Out 16, 2013 3:16 am

    @DWDRICK escreveu:Segunda Versão (FPS para a lógica do jogo)


    Quando tento iniciar diz que o  ".RGSS102E.dll" não foi encontrado! alguem ajuda TT^TT
    Aqui está o ficheiro que lhe falta.
    RGSS102E.dll:
    https://pt.dll-files.com/rgss102e.zip?0WKdWIXDmT


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    Script Renderização em 3D Empty Re: Script Renderização em 3D

    Mensagem por Nex Omnis Qua Maio 11, 2016 9:53 pm

    Incrível esse scripty! Poderia explicar como eu posso utiliza-lo? Estou com dificuldades, queria muito fazer um jogo com cenário em 3D e personagens em 2D. Poderia me ajudar? Parabéns pelo scripty!

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