Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    Mini-guia de bolso 1 Java Script voltado a Unity 3d

    Compartilhe
    avatar
    iHawk
    Ocasional
    Ocasional

    Mensagens : 205
    Créditos : 15

    Mini-guia de bolso 1 Java Script voltado a Unity 3d

    Mensagem por iHawk em Dom Jun 29, 2014 12:53 pm



    Dae Geral, Beleza?

    Resolvi iniciar este tópico, pois já vi a Unity ser citada varias vezes por aqui na aldeia, e imagino que existam alguns bons Entendedores do assunto também.

    Vamos algumas duvidas básicas que vocês podem ter antes de tudo.

    Por que JavaScript se a Unity suporta C#?

    - Por que foi a Linguagem que eu aprendi.

    Você fez Curso ou algo do tipo para conseguir programar?

    - Sim, Fiz o curso do Tiu Google fuceixon and aprendeixon. (recomendo a todos).

    Qualquer outra duvida deixem por ai.

    os requisitos para você aproveitar os conteúdos desta aula são :

    - Download da Unity 3D

    - .Net Framework 3.5 ou superior instalado. (necessario para o MonoDevelop funcionar)

    Vamos la. para a primeira parte que é


    1.1 Criando o Seu JavaScript.

    Você precisa de um Script para editar, então clique com o botão direito do mouse
    na pasta do seu projeto, selecione "Create", e depois, "JavaScript"



    Um Java Script sera criado na pasta atual do seu projeto. De um nome a ele (de preferencia sem acentos e espaços) e logo em seguida um duplo Clique para abrir.

    Com o Mono Develop aberto você vai se deparar com essa tela que Vou deixar para vocês explorarem todos os recursos disponíveis e vou avançar para o que interessa.



    1.2 Declarando Variáveis.


    Para programar, você precisa das variáveis. para dizer ao programa que você quer criar uma nova variável e assim.



    O comando var inicia a linha de comando, "Nomedavariavel" e o nome que você vai dar a variável para poder se referir a ela no Script (Sem acentos e espaços) Dois pontos separam o nome da variável e o tipo da variável. e o ponto e virgula encerra a linha.


    Vou apresentar agora alguns dos tipos de variáveis utilizados.






    acho que a imagem já e alto-explicativa. mas vou mastigar mais um pouco.


    Variáveis do tipo float armazenam números quebrados, 1.1 1.2 etc.


    Variáveis do tipo int armazenam números inteiros, 1,2,3,4,5,4232423,51231234151234.


    booleans são como as Switchs dos RM's da vida, ela liga e desliga conforme a sua vontade criando condições.


    String armazena textos Dentro de aspas " "


    Existem ainda vários outros tipos de variáveis especificas da Unity.








    A variável do tipo GameObject Se refere a um Objeto da sua scene ou da pasta do seu projeto que você pode predefinir fora do Script na aba Inspector da Unity. Com esse objeto definido, você pode acessar todas as informações dele por script, como posição, tamanho, etc.


    a variável Transform tem um papel parecido com a variável Game Object. porem só funciona com Objetos que tem um Transform definido, ou seja, que estão em cena.


    A variável Vector3 armazena um vetor de 3, ou seja, Posições. mais claramente, ela armazena os valores de X, Y, e Z.


    A variável GUIText funciona parecido com a GameObject, porem com ela você pode acessar as características especiais de texto.


    A variavel GUISkin funciona como a GameObject, porem ela não armazena objetos, ela armazena imagens e texturas que vão ser usadas na Skin de Janelas e botões.


    A variável ParticleSystem (não fica azul mesmo, Bug? não sei) funciona como a GameObjects, porem permite o uso das características dos sistemas de partículas.


    1.4 Comentários.



    Comentários servem para deixar o script organizado, fazer com que uma ou mais linhas não sejam lidas pelo sistema, ou anotar alguma informação importante.


    Linhas comentadas são ignoradas pelo sistema na hora da execução do script. Para comentar uma linha use o comando //. Linhas comentadas assumem a cor verde. 



    1.6 Usando as variáveis declaradas.







    Para usar uma variável no script, você tem que conhecer suas características.


    Variáveis numéricas, Switchs, e textos tem usos simples, apenas armazenam a informação, somam, dividem, etc.

    Variaveis expecificas como as GameObjects e todas as suas variantes sempre precisam de algo mais para funcionarem corretamente. na maioria das vezes esse algo mais e o termo "transform"

    Todo Objeto listado na sua cena de jogo, tem um transform, que determina a posição em três vetores deste objeto no espaço 3d, a rotação desse objeto, e a escala(tamanho) do objeto. Alem de outras características sub-entendidas.

    Para acessar a posição de um objeto usamos o termo position, podemos acessar um vetor especifico dessa posição usando position.x, position.y e position.z.

    também podemos definir parentescos entre objetos usando variáveis gameObject. usando o termo parent, seguido de um = e do transform que você quer que seja o pai do objeto em questão.

    Parentesco e outro assunto que vamos ver depois.

    Usando as Variáveis Vetores de 3, você pode armazenar posições de objetos para usa-las dentro do script. Você também pode acessar um vetor em especial usando o mesmo sistema do termo positivos.

    As variáveis do tipo transform funcionam como GameObjects, porem só acessam as características de um transform.

    Variáveis do tipo GUIText, exibem texto na tela através de um Objeto GUIText predefinido na sua cena de jogo. Elas podem mostrar Strings, e variáveis numéricas, também como textos predefinidos.

    Para usar mais de um tipo de variável na Mesma GUIText nos usamos o sinal de + entre os dois.


    1.9 Conclusões.

    Com o que nos vimos hoje, podemos afirmar que.

    Todo GameObject possui um transform.

    X, Y e Z são tratados como vetores de posição no espaço 3D

    variáveis numéricas são tratadas pelo sistema como Números em si, logo podem ser usadas em contas, operações. etc.

    para exibir textos na tela e necessário usar um objeto GUIText, e uma variável do mesmo tipo.

    booleans (Switch's) atuam como os interruptores que acendem a luz do seu quarto, ou a luz esta acesa, ou esta apagada, sem meio termo.

    Toda float por consequência e uma int.

    ----------------------------------------

    Considerações.


    Dês de que voltei a aldeia, não havia postado nada de utilidade publica, por assim dizer. Espero que gostem desta aula e dependendo do feedback de vocês, terei prazer em continuar aprofundando os temas, e aprendendo junto com todos.


    perdoem os erros de português.

    Gostaria de pedir (caso seja possível) uma área especifica para Unity, Pois acredito que mesmo tendo Aldeiarpg como nome, o Fórum apoia Pessoas que como eu gostam de bons jogos antes de tudo.

    ate uma próxima.


    _________________


    Primeiro Guia (de mini não tem nada)

    ---------------------


      Data/hora atual: Seg Dez 17, 2018 1:29 pm