[MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Compartilhe
    avatar
    Swordsman
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente

    Mensagens : 89
    Créditos : 13

    [MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Mensagem por Swordsman em Sab Maio 14, 2016 1:56 pm




    Capítulo 1: conceito básico de mapeamento






    Introdução


       Mapeamento é nada mais e nada menos que fazer mapas. (Mister óbvio ataca!). Sabemos disso, muita gente sabe. Mas, como eu posso fazer não só um mapa simples qualquer, mas sim um MAPA ÉPICO, que eu olhe para ele e tenha orgulho! Talvez isso seja um sonho beeeeeeem distante para muitos makers. Vejo vários projetos online com mapas medianos ou ruins, então como um bom maker, decidi ensinar tudo o que eu sei sobre mapeamento. Sem mais enrolação, comecemos!


    Planejar é sempre melhor


       Acho que muitos makers fazem mapas sem pensar antes. Mas digo para você que o planejamento é a etapa principal do mapeamento e que, quando ela é pulada, seu mapa pode ficar ruim. Pode não, VAI FICAR RUIM. Vamos pensar no que precisamos para começar nosso mapa:

    1. Trajeto que o jogador vai percorrer.

    2. Bioma e relevo do mapa. (Neve montanhoso, desértico e plano, etc.)

    3. Número de jogadores esperados para percorrer a região.

      Vou fazer um mapa exemplo, então vejam como estou planejando meu mapa:

    1. O jogador partirá do oeste para o leste.

    2. Será uma montanha (ou parte de uma) coberta de neve.

    3. Poucos jogadores, será uma região "abandonada".

      O tópico 1. nos diz a direção que o jogador vai percorrer, logo esse trajeto tem que ser LIVRE e sem obstáculos. Como o jogador vai ir de oeste para leste, a parte norte do mapa e sul tem que ser de alguma forma bloqueadas, pois meu objetivo é que o jogador vá para o leste e não para o norte e nem para o sul.
      O tópico 2. responde para nós os elementos que teremos para nosso mapa, que é neve e relevo instável. O lugar também vai ser frio, posso aproveitar disso para colocar o efeito climático de neve e dar um nível legal para seu mapa. Além disso vou colocar uma névoa que vai deixar o mapa bem legal.
      O tópico 3. indica que nosso mapa não precisa ser grande, já que poucos jogadores vão passar por lá. Então não vamos exagerar quanto ao tamanho. Isso indica também que a passagem, ou seja a estradinha que o jogador vai passar, será pequena e estreita.

    Tudo o que foi planejado, pode ser executado

      Swordsman essa frase é meio familiar. É do Lol?. Essa é uma etapa importante, pois será agora que vamos executar nosso planejamento transformando-a em... UM BELO MAPA \o/. Mas calma, existe também conceitos chatos que precisamos saber:

    Primeiro conceito chato: NÃO COLOQUE UM OBJETO DO LADO DO OUTRO COMO SE FOSSE UMA FILA. É sério, isso é um erro muito frequente. Vá para um bosque, vê se você vai ver uma planta do lado da outra. Mas tipo, exatamente uma do lado da outra. Você não vai ver. Assim como você não vai ver uma pedra do lado de outra pedra exatamente igual. Por isso distribua os componentes de seu mapa de maneira realista. Claro que se for uma cidade, você pode sim fazer simetrias. Mas se tratando de natureza, NUNCA DEIXE NADA SIMÉTRICO. (QUANDO FOR NATUREZA HEIN, TO DE OLHO).

    Segundo conceito chato: Respeite o seu planejamento. Sem mudanças de última hora! Se você fizer uma mudança de última hora no seu mapa quando você estiver executando-o, reveja seu planejamento. Mas tipo, reveja todo seu planejamento mesmo. Lembre-se que você não pode ter lava em um mapa de neve, a não ser que a neve seja mágica ou algo do tipo. Mas vocês entenderam, confio em vocês, sério.

    Terceiro conceito chato: Isso não é bem um conceito, mas é bem importante. Utilize todos os recursos que o RPG Maker te deu para fazer seu mapa. Coloque uma névoa, coloque a movimentação dessa névoa, coloque a opacidade dessa névoa, coloque uma picture de luz solar no seu mapa, faça algo legal! Vou deixar aqui uma picture legal de efeito de luz do sol para seu mapa de floresta, bosque, cidade ou algo que tenha sol. Note que a imagem já está com transparência. E lembre-se de quando usar o comando de eventos do RPG Maker MOSTRAR IMAGEM coloque certa opacidade para o efeito de luz não ficar tão exagerado.



    E então chegou o fim

      Eu vou colocar um mapa aqui que eu fiz utilizando o RTP. Você vai ver que utilizando tudo o que está escrito nesse tópico que é um dos melhores da aldeia seus mapas vão ficar épicos, lindos e maravilhosos igual eu. Eu usei névoa com opacidade 100, tonalidade da tela um pouco escura e opções de clima: Neve. Faça um feedback sobre o tópico e fale se eu ajudei Very Happy até outro tutorial.


     

      Vou colocar um exemplo do RPG Maker VX Ace.


    avatar
    Lukas Uchiha
    Moderador Local
    Moderador Local

    Mensagens : 648
    Créditos : 73

    Re: [MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Mensagem por Lukas Uchiha em Sab Maio 14, 2016 3:44 pm

    Muito bom esse tutorial.Ainda mais na primeira parte que fala sobre planejamento que é uma coisa que muitos makers esquecem de fazer. 


    Parabéns pela tuto. Continue assim! +1


    _________________
    Belive in your dreams.


    Se você quer vencer, não fique olhando a escada, comece a subir degrau por degrau até chegar ao topo e não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você.


    [size=10]Eu Apoio Esse Projeto![/size]

    assinatura:




    avatar
    Duel
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend

    Mensagens : 1368
    Créditos : 107

    Re: [MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Mensagem por Duel em Sab Maio 14, 2016 4:42 pm

    Faz um bom tempo que não mapeio e você bem que ajudou Bastante.
    Tutorial muito bem explicativo, gostei, se esse é apenas o Capítulo 1 já estou esperando os próximos capítulos.
    +1


    _________________
    Quando eu faço um sistema que só ativa a partir de uma switch e eu esqueço de ativa-la:
    avatar
    Komuro Takashi
    Moderador Local
    Moderador Local

    Mensagens : 1004
    Créditos : 122

    Re: [MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Mensagem por Komuro Takashi em Sab Maio 14, 2016 8:23 pm

    Gostei +1


    _________________
    avatar
    Lief
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor

    Mensagens : 830
    Créditos : 50

    Re: [MAP] Capítulo 1: conceito básico de mapeamento

    Mensagem por Lief em Seg Dez 19, 2016 7:51 pm

    Bom tutorial, só não gostei do mapa de exemplo do RMVX, achei meio vazio, sei lá, não me agradou.
    Espero que continue com os tutoriais.


    _________________
    A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e, quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundice de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e as putas e os políticos vão olhar para cima gritando "salve-nos"... e eu vou olhar para baixo e dizer "não".

      Data/hora atual: Ter Jun 27, 2017 10:56 am