Suporte ao desenvolvimento de jogos!


    Games podem ajudar na Educação!

    Compartilhe
    avatar
    CHICO BENTO
    Novato
    Novato

    Mensagens : 12
    Créditos : 4

    Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por CHICO BENTO em Sab Out 14, 2017 3:13 pm

    Olá Aldeia!


    Sou novo no Fórum, sou professor de matemática e mesmo não sendo um "desenvolvedor" procuro interagir com os games, pois acredito que o mesmo é fundamental para os novos tempos:

    O que é importante os cidadãos saberem e serem capazes de fazer?” Em resposta a essa questão e à necessidade de desenvolver evidências comparadas entre países com base no desempenho dos estudantes, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 1997.  O PISA avalia o que alunos de 15 anos, no final da educação obrigatória, adquiriram em relação a conhecimentos e habilidades essenciais para a completa participação na sociedade moderna.


    Um adentro “deste professor que vos fala”, conhecimento e habilidade não necessariamente refere-se à situação econômica e social, pois dos 70 países que participaram o Brasil ocupa o 65º lugar muito abaixo de países como, por exemplo, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Qatar, Colômbia e Indonésia. 

    Como sou professor de Matemática irei mostrar o resultado:
    Desempenho do Brasil no PISA 2015
    Se referisse ao futebol... Os brasileiros no mínimo ficariam incomodados!

    Matemática

    O pior desempenho geral do Brasil foi a Matemática, disciplina em que aparece entre os cinco piores países, com uma média de 377 (ante uma média de 490 entre os países da OCDE).



    No país, 70,3% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Matemática, o mínimo necessário para que o aluno possa exercer plenamente sua cidadania. Em países desenvolvidos, como a Finlândia, essa taxa é de 13,6%.



    O cenário é ainda mais desigual para as meninas, que tiveram um desempenho bem inferior que ao dos meninos nessa disciplina. Na média da OCDE, os garotos ficam cerca de oito pontos na frente das meninas. No entanto, um grupo de 28 países, entre eles o Brasil, Chile, Costa Rica, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, os rapazes superam as meninas em mais de 15 pontos. Em apenas nove países, entre eles Finlândia e Macau – que se destacam nos rankings -, as mulheres têm melhor desempenho que os homens.



    Nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre desempenho por estados no PISA, o Paraná apresentou o melhor desempenho (406 pontos) e Alagoas, o pior desempenho (339). Segundo o governo federal, os dados, no entanto, ficam comprometidos pois o Paraná, bem como o Amapá, não atingiu a taxa de respostas exigida, prejudicando, assim, uma análise fidedigna desses estados.



    Os dados revelam ainda que há grandes de nível de proficiência entre as regiões do país.  Por exemplo, enquanto 59,1% dos estudantes do estado do Espírito Santo estão abaixo do nível 2, em Alagoas esse percentual é de 83,2%.


    Soluções


    Como possível solução, acredito que é preciso atualizar a base curricular comum por ser essencial à qualidade e à equidade do sistema. “É preciso investir na formação dos professores, nos materiais de apoio, nos materiais didáticos e nas plataformas digitais”, “Games” e outras telas. O que vocês acham?


    Desde já agradeço!


    _________________

    Projetos Educacionais
    avatar
    Profane ~
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 702
    Créditos : 119

    Re: Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por Profane ~ em Sab Out 14, 2017 6:37 pm

    Well, 

    Educação, Saúde e Circo; 

    São 3 fatores que são complicados nesses países ainda mais emergentes <> subdesenvolvidos <> pobres e sem nenhuma esperança.

    Primeiro porque é de cunho já social a visão do "não pensar", ou apenas ser uma maquina. Pessoas não procuram se especializar ou melhorar, o que tá geralmente está "bom". 

    Faz muitos e muitos anos que eu terminei meu período escolar, entrei em faculdades, unversidades; Mas será que isso não irá mudar um pouco agora com a aprovação do "Novo Ensino Médio"? onde você vai escolher a grade extra curricular e monte de coisinhas ? 

    Eu acredito que quando alguém se diverte fica mais fácil e dinâmico aprender algo, muitas vezes apenas aquela rotina de papel, caneta e escutar o professor se torna chata e monótona além de cansar a vista...

    Mas também o que ocorre é que hoje as distrações e facilidades de se distrair são bem... bem maiores que anos e anos e anos atrás...

    Um exemplo simples, minha epoca de escola não tinhamos "smartphones" com jogos e etc... no máximo era um jogo de navizinha ou cobrinha... hoje em dia você tem todo tipo de jogo e mundo aberto apenas com uma dedada na tela..

    Tantas coisas acabam dispersando a juventude juvenil imatura e indecente... ;c

    Sim apoio a questão de dinâmicas e jogos já que a facilidade e acessibilidade hoje é imensa, mas a evolução nesse campo é bem "desencorajada" por nossos governantes ;c


    _________________
    "If you don't belong here, just build a place where you do."
    avatar
    CHICO BENTO
    Novato
    Novato

    Mensagens : 12
    Créditos : 4

    Re: Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por CHICO BENTO em Sab Out 14, 2017 6:50 pm

    Muito Obrigado pelo comentário!


    _________________

    Projetos Educacionais
    avatar
    Valentine
    Administrador
    Administrador

    Medalhas :
    Mensagens : 4921
    Créditos : 1048

    Re: Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por Valentine em Seg Out 16, 2017 5:22 pm

    Show de bola, em.

    Obrigado por compartilhar essa informação com a gente.


    _________________
    avatar
    CHICO BENTO
    Novato
    Novato

    Mensagens : 12
    Créditos : 4

    Re: Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por CHICO BENTO em Seg Out 16, 2017 6:20 pm

    Eu que agradeço, pois se postar essa realidade no portal do professor, por exemplo, além de ser removido (no Mec Também) acabo entrando na "malha fina"  Question


    _________________

    Projetos Educacionais

    Conteúdo patrocinado

    Re: Games podem ajudar na Educação!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Jul 16, 2018 11:26 am