Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


3 participantes

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    CleanWater
    CleanWater
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 81
    Créditos : 7

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue0/0[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue30/30[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por CleanWater Sáb Fev 10, 2018 6:20 pm

    Olá pessoal,

    Achei alguns tutos de RGSS na net, só que pra VXAce. Deu pra aprender muita coisa deles sim, mas nos exemplos práticos, fiquei perdido, por que os nomes das classes, script calls, etc, são todos diferentes.

    Procurei no Google, mas aparece muito conteúdo de VXAce e quase nada de concreto pra XP.

    Alguém sabe de um bom tuto que explica como o RGSS do XP funciona? Tanto em Português, como Inglês, pra mim serve.


    _________________
    Apoie a CleanWaterSoft no Apoia.se!
    🇧🇷 Desenvolvendo jogos acessíveis ao brasileiro 🇧🇷
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP ZgLkiRU
    Mensagens : 5336
    Créditos : 1163

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por Valentine Dom Fev 11, 2018 8:17 am

    Tem que fazer as devidas adaptações.

    Hoje tem muito mais conteúdo para o RPG Maker VX Ace do que para o XP. Dependendo do que você deseja fazer, talvez seja melhor usar o Ace por ser mais recente e ter mais conteúdo.
    CleanWater
    CleanWater
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 81
    Créditos : 7

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue0/0[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue30/30[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por CleanWater Dom Fev 11, 2018 11:29 am

    Valentine escreveu:Tem que fazer as devidas adaptações.

    Hoje tem muito mais conteúdo para o RPG Maker VX Ace do que para o XP. Dependendo do que você deseja fazer, talvez seja melhor usar o Ace por ser mais recente e ter mais conteúdo.

    Valentine, eu prefiro mil vezes o sistema de mapeamento do XP. Dá pra fazer mapas muito mais detalhados.

    Fora isso, vários sistemas do XP são exatamente o que pretendo usar pra um próximo projeto.


    _________________
    Apoie a CleanWaterSoft no Apoia.se!
    🇧🇷 Desenvolvendo jogos acessíveis ao brasileiro 🇧🇷
    Valentine
    Valentine
    Administrador
    Administrador


    Medalhas : [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP ZgLkiRU
    Mensagens : 5336
    Créditos : 1163

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por Valentine Dom Fev 11, 2018 4:11 pm

    CleanWater escreveu:
    Valentine escreveu:Tem que fazer as devidas adaptações.

    Hoje tem muito mais conteúdo para o RPG Maker VX Ace do que para o XP. Dependendo do que você deseja fazer, talvez seja melhor usar o Ace por ser mais recente e ter mais conteúdo.

    Valentine, eu prefiro mil vezes o sistema de mapeamento do XP. Dá pra fazer mapas muito mais detalhados.

    Fora isso, vários sistemas do XP são exatamente o que pretendo usar pra um próximo projeto.
    Eu passei muito tempo no XP, sempre gostei mais dessa versão. Hoje me adaptei ao VX Ace (é só uma questão de costume) e quando abro o XP sinto falta de funções que só existem na nova versão. O XP é bom, mas precisa de uma atualização... e, pelo que parece, a Enterbrain nem quer saber mais dele, o que me entristece muito.

    O VX Ace usa uma versão do Ruby muito mais recente e rápida, além de ter muito mais conteúdo na internet, inclusive hoje só faço scripts pra ele.

    Enfim, voltando ao tópico, seria interessante você postar os scripts ou os links dos tópicos dos sistemas que você quer aqui pra o pessoal analisar e, se possível, ajudar na adaptação.
    LeonM²
    LeonM²
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1802
    Créditos : 153

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por LeonM² Dom Fev 11, 2018 5:10 pm

    Tutoriais são bons, mas não são o mais importante, você só precisa de algumas coisas.
    Aprender o básico de lógica de programação.
    Aprender o básico de Ruby, recomendo o site Codecademy, o curso de Ruby deles é gratuito e ensina muito.
    E ter em mãos o manual do rpg maker xp, traduzido, há uma parte nele chamada RGSS Reference Manual, lá estão quase todos os básicos dos códigos do XP, do bitmap, a sprite, de window a plane.
    Se não tiver o manual pode acessar esse site:
    http://www.rpg-maker.fr/dl/monos/aide/xp/index.html?page=source%2Frgss%2Findex.html
    Nele também há alguns dos básicos do Ruby, mas não é tão bem instruído quanto o Codecademy.
    No mais, após aprender estes básicos, ler códigos de terceiros é uma excelente forma de aprender, se tiver como falar com os autores para tirar duvidas, ou tirar duvidas com algum scripter/programador.
    Alguns podem te ajudar outros ignorar, basta ir atrás, se precisar de ajuda, to disponivel para ajudar pelo Discord ou por PM mesmo.
    Assim como o Val também to migrando pra Ace, também recomendo migrar pro Ace, mesmo o mapeamento não sendo um dos melhores, há diversas formas de contornar isto.
    CleanWater
    CleanWater
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 81
    Créditos : 7

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue0/0[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Left_bar_bleue30/30[Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty_bar_bleue  (30/30)

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por CleanWater Seg Fev 12, 2018 10:56 am

    Enfim, voltando ao tópico, seria interessante você postar os scripts ou os links dos tópicos dos sistemas que você quer aqui pra o pessoal analisar e, se possível, ajudar na adaptação.
    Assim como o Val também to migrando pra Ace, também recomendo migrar pro Ace, mesmo o mapeamento não sendo um dos melhores, há diversas formas de contornar isto.

    Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

    Na verdade, não é só o mapeamento, mas vou usar quase todos os sistemas padrões do XP (inclusive a batalha).

    Já pros scripts, não tem nenhum sistema em específico que eu precise, só coisas bobas mesmo, como mudar o layout dos menus, etc.

    Com essas dicas que me passaram, já dei umas mexidas no código e conseguir bloquear os slots vazios de equips (que nem no Chrono Trigger, onde você só pode remover o equip se for pra por outro no lugar), e outras coisinhas mais.

    Muito obrigado mais uma vez! ^_^


    _________________
    Apoie a CleanWaterSoft no Apoia.se!
    🇧🇷 Desenvolvendo jogos acessíveis ao brasileiro 🇧🇷
    LeonM²
    LeonM²
    Lenda
    Lenda


    Mensagens : 1802
    Créditos : 153

    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por LeonM² Seg Fev 12, 2018 1:00 pm

    Aparentemente a duvida foi resolvida, então irei trancar o tópico, se necessário destrancar me avise via PM ou Discord.

    Conteúdo patrocinado


    [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP Empty Re: [Pedido]Tutoriais de RGSS pra XP

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:12 pm