Suporte no desenvolvimento de jogos


    [RMVXA] Animações

    Shiy
    Shiy
    Membro Ativo
    Membro Ativo

    Mensagens : 379
    Créditos : 48
    Cash : 0

    [RMVXA] Animações Empty [RMVXA] Animações

    Mensagem por Shiy em Sab Jun 22, 2019 3:17 am

    ANIMAÇÕES VX-A




    Bom, estou trazendo um tutorial antigo, mas que acredito não ter visto um do tipo, bem elaborado etc...
    Se houver, peço que mova o tópico para onde for necessário, mantendo assim o fórum limpo.

    O tutorial se trata de um ensinamento básico sobre como criar suas animações desde o início no Rpgmaker Vx ace possibilitando ao utilizador da ferramenta criar seu próprio visual para cada uma delas, eu não busquei por essa informação por achar fácil a função de animação na engine, porém, buscando sobre dimensões exatas para animações da engine, vi que ela necessita de ajustes quanto ao tamanho de cada gráfico e acabei por encontrar isto.
    Segue abaixo o tutorial feito por Alemaoz;
    _______________________________________________________________________________________________


    Estava dando uma olhada nos tutoriais da área e não encontrei nenhum relacionado a animações, como fazer, montar, suas funções, etc. Então vim aqui para ajudar quem está à procura deste tipo de conteúdo para o seu projeto. É muito útil você poder fazer suas próprias animações pois pode criar efeitos novos para o seu jogo, além de deixar ele com um toque a mais por ser customizado. Essa aula ensinará como criar a animação em si. As imagens dos efeitos você precisa já ter em mãos. O que não é um grande problema, afinal, elas já vem com o RTP do RPG Maker.
    Observação: O tutorial se encontra na área de RPG Maker VX Ace por ser feito nele e por ter as imagens dele. No entanto, o menu de animações desde o RPG Maker 2k são semelhantes, principalmente o do VX Ace com o do VX comum. Se não encontrou um tutorial de animações específico para outra engine, este pode ajudar.



    Vamos começar criando uma animação do zero. Para isso, vá no menu de animações no banco de dados.
    Lá, clique na opção "Número Máximo" e aumente um número para podermos ter um espaço para nossa animação sem eliminar nenhuma do RTP.
    [RMVXA] Animações MIXzUEt

    Agora, você terá tudo "zerado" na sua animação. O primeiro passo a se fazer é simplesmente dar um nome. Antes disso precisa ter em mente o que vai fazer nessa animação. Eu, por exemplo, farei um combo de ataque com espada. Depois do nome teremos que escolher o gráfico das animações. É um combo de espada, então pegarei animações que pareçam com golpes de espada. No padrão, ela é azul. Então se você mexer no botão "tonalidade" você pode mudar a cor dos gráficos. Veja as imagens.
    [RMVXA] Animações AM2A4Dd
    OBS: Você pode pegar mais de um gráfico, isso fica à sua escolha. Eu pegarei apenas um e trabalharei como puder com ela.

    No "Posição Básica" você pode mexer para te dar uma perspectiva melhor caso a animação vá acontecer em baixo do inimigo, acima dele, enfim. No meu caso o golpe de espada será no meio dele, então deixarei como está. 
    No "Número de Quadros" você escolhe em quantos quadros acontecerão a sua animação. Se não entendeu, faça como eu: apenas coloque o número 30 lá e depois ajustamos.
    Ao colocar um número nessa opção surgirão em um painelzinho o número de quadros que estarão passando (se ainda não entendeu, sem problemas, continue). Cada quadro será uma parte da animação, que no fim criarão um efeito. Então, mãos à obra!

    Para começar a criar a animação clique no quadro #001, abaixo do painel tem os gráficos que você selecionou. Escolha a primeira parte da animação clicando nela e em seguida coloque ela clicando no monstro no meio da tela. Se não entendeu, apenas observe a imagem.
    [RMVXA] Animações Ql2rDUq

    Agora é só repetir o processo, o que muda é que na sequência você vai escolhendo a próxima frame (no caso a #002) e pegando a próxima parte do gráfico. E assim adiante, até completar a sua animação.
    Como a minha animação é um combo de espada, não pode ter apenas um corte. Colocarei 3 seguidos. Para deixar um toque profissional, não vou fazer na animação um corte de cada vez. Farei um em seguida ao outro, dando a impressão de rapidez para a animação.
    Outro aspecto a se notar ao começar o segundo corte é que ele ficará sem graça se for muito igual ao outro. Que tal personalizar a animação que você pegou? Ao clicar com direito na animação e selecionar "Propriedades", você pode definir vários aspectos do gráfico. Eu, por exemplo, irei fazer ele mais curvado e de tamanho menor, dando a impressão de que ele é um corte menos profundo e de que o espadachim o fez dando um corte horizontal no adversário. Observe:
    [RMVXA] Animações 6KBOkgX
    [RMVXA] Animações ME0xTYJ

    Aqui no "Opção de Quadro" você pode mudar a aparência do seu gráfico, então vou explicar item por item.
    Origem: Aqui você não muda, este número indica qual gráfico você pegou.
    Rotação: Aqui faz com que você possa girar o gráfico. É definido em graus. No meu caso rotacionei 315º para que ele ficasse "deitado".
    Coordenadas X e Y: É onde você posicionou sua imagem. Se mudar ali vai mudar a posição dela, nada mais.
    Espelhar: Se quiser inverter a imagem, marque como sim.
    Opacidade: Define a transparência do gráfico.
    Magnitude: Define o tamanho da imagem. 100 seria 100% da imagem. 70 significa que a imagem está 70% do tamanho original.
    Sinteticidade: Altera configurações de cor. Se quiser mexer, a opção é sua. Mas o melhor é deixar adicionar.



    Com a ajuda dessas ferramentas que foram listadas você pode criar a sua animação sem problemas. Na direita da tela onde você cria a animação tem algumas funções como "Mudar Alvo", "Copiar Quadros", etc. Todas elas são utilidades que só de ler você entende o que fazem. Se quiser mexer e descobrir para que funcionam, tudo bem, senão, também não faz diferença.

    Depois que terminar a animação, veja em qual quadro acaba ela acaba. Em seguida, clique na opção "Nº de Quadros" e substitua o número 30 pelo número do último quadro da sua animação.
    [RMVXA] Animações HDDd4Sl

    Para finalizar a animação falta você adicionar a parte sonora e efeitos de imagem. Isso também é muito simples de se fazer e da o toque extra que falta na animação. Isso se faz na aba que ainda não mechemos, a "Configuração de Efeitos". Dê dois cliques nela para adicionar um efeito. Vamos começar adicionando um som. O ataque de espada começa no quadro 1, tem outro no quadro 4 e tem outro no quadro 8 na minha animação. Então eu vou escolher um som e colocá-lo no seu respectivo quadro formando assim o som da animação.
    [RMVXA] Animações V0GFNmb

    A última parte do efeito e da animação é o flash. Convenientemente coloquei ele nos mesmos quadros onde foi feita a parte sonora. Para criar um flash, é muito simples. Você escolhe se ele será no alvo ou na tela. E também pode fazer o alvo sumir, mas não será usado no nosso caso. Farei nos mesmos quadros dos sons um flash vermelho apenas no alvo. Para ver o processo, analise a imagem a seguir.
    [RMVXA] Animações K1siiyg






    Bom, é isto, espero que seja útil para suas atividades, projetos e afins...
    Boa sorte!

      Data/hora atual: Qua Jul 17, 2019 8:27 pm