Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


2 participantes

    Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros

    avatar
    Otávio Grunje
    Novato
    Novato


    Mensagens : 21
    Créditos : 0

    Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Empty Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros

    Mensagem por Otávio Grunje Dom Nov 22, 2020 8:43 pm

    Esses dias me deu uma vontade de jogar um jogo de RPG Maker XP que joguei muito na adolescência.
    O nome do jogo era arcAna, criado pelo [kbrito]. Entretanto, foi muito difícil achar o jogo. Consegui achar uma cópia da versão sem as músicas (naquela época, o jogo tinha uma versão sem música pois a internet de muitos ainda era discada) no site 4shared (o link: https://www.4shared.com/rar/PEJ9cGla/arcAna_36c_LIGHT.html?). A versão com as músicas eu não consegui encontrar.

    Isso me fez pensar que a comunidade maker brasileira deveria criar um esforço coletivo para buscar, catalogar e armazenar esses jogos em único local, com o objetivo de preservá-los para as gerações futuras, assim como é feito com ROMs de videogames antigos. Existe muita coisa boa que eu penso que será perdida para sempre se não fizermos isso.

    O site rpgmaker.net é o maior repositório atual de jogos de RPG Maker. Entretanto, é um repositório dedicado quase que exclusivamente a jogos em inglês. Jogos brasileiros importantes como Memories of Mana, do Moghunter, por exemplo, não estão no site.

    EDIT:
    Pesquisando sobre esse assunto, encontrei um texto escrito pelo autor "Scitydreamer" e, em um dos parágrafos ele diz:

    " Old RPG Maker games is RPG Maker culture. Every demo, lost or not, represents a user yearning to make their dream game and this collective dream of wanting to put something together is what binds communities together. Old games can be indicative of trends to give historical context to the RPG Maker scene, they can be goofy yet relatable to the experience of just experimenting around with the program, they can act as guides for new makers to figure out what works and what doesn’t, and so on and so on. Greater preservation efforts are needed to maintain this history so that newcomers to the scene can build off the past and make greater games for the future. "

    Tradução:

    " Os jogos antigos do RPG Maker são a cultura do RPG Maker. Cada demo, perdida ou não, representa o desejo do usuário de fazer o jogo dos seus sonhos e esse sonho coletivo de querer montar algo é o que une as comunidades. Jogos antigos podem ser indicativos de tendências para dar contexto histórico ao cenário do RPG Maker, eles podem ser idiotas, porém relacionáveis à experiência de apenas experimentar o programa, podem atuar como guias para novos criadores descobrirem o que funciona e o que não funciona, e assim por diante. São necessários maiores esforços de preservação para manter essa história, de modo que os recém-chegados à cena possam construir sobre o passado e fazer jogos melhores para o futuro. "

    Um pouco de motivação para esse projeto.
    DevWithCoffee
    DevWithCoffee
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 294
    Créditos : 54

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Left_bar_bleue0/0Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Left_bar_bleue30/30Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Empty_bar_bleue  (30/30)

    Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros Empty Re: Projeto para Preservação de jogos de RPG Maker Brasileiros

    Mensagem por DevWithCoffee Dom Nov 22, 2020 11:12 pm

    Fizeram isso, mas o site saiu fora do ar depois de anos sem ninguém usar eles de referencia, mas não me recordo do endereço, baixei o máximo de jogos que pude de lá (a maioria do Rm2k/2k3), infelizmente perdi tudo com o meu antigo computador.

    Edit:
    Lembrei, o site era este:
    http://www.devmakers.org/

      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 4:28 am