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Suporte ao desenvolvimento de jogos


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    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Empty [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master}

    Mensagem por Nanzin Dom Dez 11, 2011 1:12 am

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Itroducao

    Olá Pessoal, eu estava aqui fazendo meu projeto quando comecei a fazer um Sistema de Fome e Sede Completo!
    e resolvi nao so Disponibiliza-lo como Dar uma Aula sobre o Mesmo!

    ScreenShot:

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Fichalj

    Nome: SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master}
    Scripter: Nanzin
    Dificuldade: [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} OwBLA[Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} OwBLA[Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} OwBLA[Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} OwBLA[Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} OwBLA {Medio}
    Equipe: Wolf Dragon Makers {WDM}

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Scriptso


    Game_Actor
    [WIN] HUD
    [ACT] Fome_Sede

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Instruoes

    1º Passo:
    vá no script: Game_Actor e adicione as seguinte linhas abaixo da linha 34:
    Código:
    attr_reader  :fome
    attr_reader  :sede

    adicione as seguintes linhas abaixo do : def initialize
    Código:
    @fome = WDM::MAX_FOME
    @sede = WDM::MAX_SEDE

    Explicaçao 1:
    Nos codigos: attr_reader :fome, e , attr_reader :sede
    estamos definindo as variaveis como somente leitura!;
    Nos codigos: @fome = WDM::MAX_FOME, e , @sede = WDM::MAX_SEDE
    estamos definindo os valores iniciais da fome e da sede do personagem!


    2º Passo:

    adicione os seguintes comandos abaixo do: def initialize
    Código:
    def fome
      return @fome
     end
     
     def diminuir_fome(n)
      @fome = @fome - n.to_i
     end
     
     def aumentar_fome(n)
      @fome = @fome  n.to_i
     end
     
     def diminuir_sede(n)
      @sede = @sede - n.to_i
     end
     
     def aumentar_sede(n)
      @sede = @sede  n.to_i
     end
     
     
     def sede
      return @sede
     end

    Explicaçao 2:
    Código:
    def fome
      return @fome
     end
    > é o que cria o comando: $game_party.actors[0].fome, ele retorna o valor da sua fome atual!;

    Código:
    def aumentar_fome(n)
    @fome = @fome  n.to_i
    end
    > no caso aumenta o valor da sua fome, quanto menor o valor de fome, com mais fome voce está!

    Código:
    def diminuir_fome(n)
    @fome = @fome - n.to_i
    end
    > No caso diminui o valor de sua fome!;(comando utilizado para repor a fome;

    OBS: os mesmos comandos servem para a SEDE!

    3º Passo:
    Crie um Novo script e adicione o [ACT] Fome_Sede (disponivel na Demo ou acima na area scripts)

    Explicaçao 3:

    Código:
    module WDM
     
      FRUTA_1 = 40
     
      BEBIDA_1 = 40
     
      MAX_FOME = 250
     
      MAX_SEDE = 250
     
      PERDE_FOME = 15
     
      PERDE_SEDE = 15
     
      TEMPO_F_M = 150
    end
    > Aqui e a Configuaçao do Administrador, como Fome Maxima, Sede Maxima, Tempo em que a Fome e Sede ira diminuir!, quantidade de fome e sede que sera perdida a cada tempo!;

    Código:
    class Scene_Map
      alias fome_map_draw main_draw
      alias fome_update update

      def main_draw
        @time = 0
        fome_map_draw
    end
    > no comando alias fome_map_draw, damos um tipo de apelido para o main_draw, o meso acontece no update, , depois definimos o main_draw, que incia com nosso tempo = 0, e ja o chama novamente para atualiza-lo e como se fizese-mos
    Código:
    def main_draw
    @tempo = 0
    main_draw
    end

    Código:
    def update
      if $game_party.actors[0].fome > WDM::MAX_FOME
        valor_verdadeiro = ($game_party.actors[0].fome%WDM::MAX_FOME)
        $game_party.actors[0].diminuir_fome(valor_verdadeiro)
      elsif $game_party.actors[0].sede > WDM::MAX_SEDE
        valor_verdadeiro2 = ($game_party.actors[0].sede%WDM::MAX_SEDE)
        $game_party.actors[0].diminuir_sede(valor_verdadeiro2)
        end
      if Graphics.frame_count / Graphics.frame_rate != @total_sec
          @time  = 1
        end
        if $game_party.actors[0].fome <= 0 or $game_party.actors[0].sede <= 0
          $fome_sede = Fome_Sede.new
        end
        if @time == WDM::TEMPO_F_M * 10
          $game_party.actors[0].diminuir_sede(WDM::PERDE_SEDE)
          $game_party.actors[0].diminuir_fome(WDM::PERDE_FOME)
        @time = 0
        end
      fome_update
    end
    > estamos aqui definindo o comando Update mascarado acima com o alias, para fazer a contagem de quantos segundos se passaram utilizamos os frames de mapa!, os comandos
    Código:
    if $game_party.actors[0].fome > WDM::MAX_FOME
        valor_verdadeiro = ($game_party.actors[0].fome%WDM::MAX_FOME)
        $game_party.actors[0].diminuir_fome(valor_verdadeiro)
      elsif $game_party.actors[0].sede > WDM::MAX_SEDE
        valor_verdadeiro2 = ($game_party.actors[0].sede%WDM::MAX_SEDE)
        $game_party.actors[0].diminuir_sede(valor_verdadeiro2)
        end
    eu utilizei para consertar um BUG, a minha fome ao ser recuperada ela ultrapassava o limiti O_o, entao decidir seguir a seguinte logica, se ela passou, entao temos que ajeitar certo?, atravez da logica e pensamento matematico, eu fiz o seguinte peguei o que passava atravez da divisao da minha fome ou sede atual pelo maximo estipulado, com o comando % {mod}(retorna o resto de uma divisao matemática}, e depois utilizei o mesmo comando que subtrai a cada x segundos o Valor ultrapassado!;
    Graphics.frame_count / Graphics.frame_rate != @total_sec, a cada vez que isso for satisfeito (esta condiçao), soma-se 1 a nosso tempo!, (este procedimento e bem rapido pois e como se calcula-se mos se a tela foi atualizada, e como no RMXP o map e atualiza constantemente fica facil decifrar!;,
    apos isso definimos se voce ficou totalmente com fome ou com sede, atravez de:
    Código:
      if $game_party.actors[0].fome <= 0 or $game_party.actors[0].sede <= 0
    se isso for satisfeito (ou seja vc estiver com 0 de fome ou de sede), nois chamamos a classe Fome_Sede!, apos isso verificamos se o tempo para perda de Fome e de Sede foi alcançado atravez de:
    Código:
     if @time == WDM::TEMPO_F_M * 10
    se esta condiçao for satisfeita diminui-mos a quantidade pre estabelecida do module WDM pelo Adm do Jogo! , e ainda reiniciamos o tempo para a proxima retirada,com os comandos:
    Código:
    $game_party.actors[0].diminuir_sede(WDM::PERDE_SEDE)
          $game_party.actors[0].diminuir_fome(WDM::PERDE_FOME)
        @time = 0
    para terminar o update chamamos o comando update novamente mais dessa vez com seu apelido: fome_update;

    Código:
    class Fome_Sede
      def initialize
        # Adicione aqui Comandos Extras
        if $game_party.actors[0].fome <= 0
              $game_temp.chat_log.push("#{$game_party.actors[0].name} Morreu de Fome")
              print("Voce Morreu de Fome")
              $game_party.actors[0].aumentar_fome(WDM::MAX_FOME/2)
              $scene = Scene_Gameover.new
      elsif $game_party.actors[0].sede <= 0
              $game_temp.chat_log.push("#{$game_party.actors[0].name} Morreu de Sede")
              print("Voce Morreu de Sede")
              $game_party.actors[0].aumentar_sede(WDM::MAX_SEDE/2)
              $scene = Scene_Gameover.new
        end
      end
    end
    > nesta classe e simples, lembra que chamamos o comando $fome_sede = Fome_Sede.new?
    entao, aqui voce determina o que sera feito se voce morrer de fome ou morrer de sede,

    Nanzin mais nao seria mais prudente coloca isso acima onde voce testou se eu morri ou nao?
    bom eu preferi nao, por que nao sei o desejo de cada adm, mais eu fiz para verificar se o personagem morreu de fome ou de sede (especificamente), para poder fazer mensagens diferentes (consequente mente quando voce morre de fome vc tbm morre de sede por voce perder os 2 ao mesmo tempo (porem isso pode ser mudado), depois eu recupero metade da fome ou sede do personagem (para que ele possa comprar algo), e depois chamo o Game_Over.new, que teleporta ele novamente para o mapa programado no User_Edit;

    4º Passo:

    Adicione o Window_HUD, para poder controlar a sua fome e sede, nao explicarei pois e simples e basta le-lo que entenderá!; porem se tiver qualuqer duvida ou problema poste no Topico!;

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Demog

    Download Aqui!

    [Tutorial/AULA] SSFSNPM {Script System Fome Sede NetPlay Master} Creditose

    Nanzin > Por criar o sistema, disponibiliza-lo, Ensina-lo, e fazer os Buttons

    Abraços a Todos espero ter Ajudado!


    Última edição por Nanzin em Seg Dez 12, 2011 3:06 pm, editado 2 vez(es)


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    Mensagem por Lucky Dom Dez 11, 2011 1:28 am

    Muito bom, parabéns

    Irei usar quase todos (eu acho que é todos) seus sistemas em meus dois jogos Naruto History Life e New York Apocalipse

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    Mensagem por Nanzin Dom Dez 11, 2011 1:30 am

    @Speed > Espero sim Que Use! Very Happy

    qualuqer coisa to ai!


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    Mensagem por BrunoFox Dom Dez 11, 2011 2:10 am

    Vou baixar a demo depois é complicado kkk'


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    Mensagem por Jonny Dom Dez 11, 2011 2:42 am

    pra que es este sistema?


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    Mensagem por Nanzin Dom Dez 11, 2011 2:46 am

    Sistema de Fome e Sede... algumas pessoas gostam eu seus jogos o personagem seja um pouco mias realista ous eja que tenha fome e que tenha Sede!


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    Mensagem por LeonM² Dom Dez 11, 2011 2:54 am

    legal mas acho que postar sistemas ñ é uma boa, pq vc ñ faz aulas de scripts,a é a area correta é Scripts para Netplays, isso ñ é tuto nem aula.
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    Mensagem por emilyoly Dom Dez 11, 2011 1:25 pm

    Muito bom nanzin obrigado por disponibilizar xD


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    Mensagem por Nanzin Dom Dez 11, 2011 3:54 pm

    Leon Mega Maker escreveu:legal mas acho que postar sistemas ñ é uma boa, pq vc ñ faz aulas de scripts,a é a area correta é Scripts para Netplays, isso ñ é tuto nem aula.

    na verdade sempre que posto em scripts o marlos move para tutoriais, por que eu ensino como foi feito o sistema e como ele funciona!

    @emily > VLW Successful


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    Mensagem por Nanzin Seg Dez 12, 2011 12:55 am

    POstada Screenshot, e Demo Ajeitada tinha um pequeno equivoco meu...


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