O que é preciso para criar um MMORPG Online.

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    O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por Satheios em Qui Fev 02, 2012 2:37 pm



    Criando jogos online com o RPG Maker XP!
    O que é preciso para criar :


    Índice

    (1) ~ Modificações no NP
    (2) ~ Gráficos
    (3) ~ Equipe
    (4) ~ Interface do Tópico
    (5) ~ Ideias
    (6) ~ Sistemas
    (7) ~ Ilegalidade
    (8 ) ~ Site

    (1) Modificações no NP

    Pois bem, iniciando nosso tutorial, irei dizer a vocês o que devemos fazer para ter um bom jogo de NetPlay.
    Já vi por ai muitos jogos sem futuro pois não modificam nada do NetPlay original.
    A hud a mesma, hotkey não mudada, ícones mesmos, windowskin.. Nem ao menos para mudar a posição desses menus.
    O certo para ter um jogo seria postar um tópico depois que tiver editado pelo menos 60% do NetPlay (Interface e Design).
    Muitas scene_logins copiam imagens, não tem efeitos, tipografia ruim e o pior, NADA A VER COM OS JOGOS. Irei mostrar como remover esse erro de design na sessão (3).

    (2) Gráficos

    Pois bem, para ter um MMORPG de RPG MAKER XP de sucesso, é preciso tirar o "rtp" do seu jogo. Mas o que é RTP? Simples, rtp é o pacote de gráficos "iniciais" do RMXP. Sem ele o jogo não abre (a engine nao abre) pois nao teriam gráficos nem para o mapa inicial. Pesquise na internet. Existem vários estilos. O 3D, o Simétrico, o Breeze, o RTP (mais usado em jogos online) e por ai vai..
    O que fica feio num projeto é: usar dois estilos de gráficos. Exemplo:
    Usar Breeze e RTP juntos nem cola, um projeto faz sucesso quando todos gráficos tem o mesmo style.
    Seu jogo fica melhor assim. Mais informações na próxima sessão (3).

    (3) Equipe

    A equipe é o principal atributo do jogo, sem ela, o jogo será péssimo, sem volume e sem fama.
    Os membros são:
    Mapeador:
    É um dos principais integrantes da equipe, pois é ele que mantém o visual do jogo. É muito importante que tenha um mapeador muito experiente e talentoso em sua equipe, que saiba usar todos os tipos de gráficos (citados na sessão (2)).

    Scripter:
    É também muito importante ter um scripter habilidoso e experiente em sua equipe. Mas o que ser scripter? No caso, um scripter de RGSS (Ruby Game Scripting System) que é a linguagem usada no RPG Maker XP. Seria ótimo ter um scripter que conheça bem os scripts do NetPlay, suas condições, contrariações e tudo mais. Ele é responsável pelos sistemas que não são possíveis fazer por eventos. Scripter é muito dificil de conseguir, pois não são todos que entendem de NP e os que entendem, ou criam seu próprio game e começam a recrutar ou já estão em uma equipe FAMOSA.

    Eventer:
    Não muito importante, mas que dá um visual também melhor ao game, um eventer habilidoso pode fazer com que eventos deixam o jogo mais maneiro e da um visual a mais. Um eventer avançado pode começar a estudar RGSS. Existem muitos sistemas como de futebol, carro, corrida e tudo mais só por eventos, sem scripts. Pra voce ver como um eventer é importante até pra dar mais diversão para o seu game.

    Pixel Artist:
    Não há muita necessidade de ter um em sua equipe, mas um habilidoso, pode criar seus chars e faces, deixando o jogo mais legal e gráficos exclusivos, que não tornam-se repetitivos nos RPG's.

    Designer:
    Muito importante tanto para o jogo quanto pra um tópico.
    Um designer habilidoso como eu pode fazer scene_logins, banners, logos, buttons, as hotkeys, HUD e até mesmo ícones (layouts para sites tbm!!)!
    Tudo o que envolve edição e adição de imagens é com designer. Por isso é sempre bom ter um na equipe.

    Sonoplasta:
    Não muito importante em um jogo, mas seria bom ter um. São poucos sonoplastas nesse mundo maker. Um habilidoso pode fazer des de sons de florestas (agua de cachoeiras, pássaros, ventos etc) até sons de cavernas (ruídos, masmorras e tudo mais).

    Roteirista:
    Importe demais no projeto! Ele que desenvolve a história, des de o início do game, o enredo e a conclusão. Sem a história não é possível criar um jogo.Tudo o que envolve escrita e desenvolvimento de história do jogo (escolhas e td mais) é por conta de roteiristas. É muito bom ter um, principalmente em jogos online.

    Caça Recursos:
    EXTREMAMENTE importante caso não possua 3 ou mais dos cargos citados acima. Se voce nao tem pixel artist pra faces e chars, ele é que cata os gráficos. Mesmo acontece com designer. Se não tem scripter, ele cata os scripters. É um caçados de recursos.

    Desculpem se esqueci de algum


    (4) Interface do Tópico

    Muito importante que seu jogo tenha um tópico com botões atraentes, que combinem com o tema do jogo, a interface e se possível a história. Um tópico organizado, com detalhes e imagens especiais.
    Exemplo: Quando for postar as classes, não poste escrito. Faça uma imagem com exemplo:
    Um arqueiro e do lado suas características. Isso chama atenção e trás mais fãs a seu game.
    Faça umas linhas de efeito no photoshop para colocar entre as categorias.
    Tudo isso reformula seu tópico e deixa o mesmo atraente. Coloque todo e qualquer tipo de informação referente ao jogo. Engine usada, versão, netplay, equipe, status, sistemas, screens, créditos e agradecimentos, história. Tudo isso deixa seu tópico mais bonito e reformulado.

    (5) Ideias
    É fundamental que o criador e a equipe do jogo tenham suas próprias ideias de sistemas e interface para reformular seus jogos. Não fique copiando sistemas dos outros, crie o seu próprio, se não qual diferença entre os jogos teria? Se achou um sistema legal como um de casas por eventos e assim e assim. Não copie, tente fazer um diferente. Abra o RMXP e fique olhando para ele, alguma hora aparecerá uma ideia (geralmente as melhores ideias surgem a noite, quando estamos deitados na cama pensando no futuro do jogo). Pois bem, não copie dos outros. Apenas crie os seus. (ISSO SERVE PARA DESIGN TAMBEM!).

    (6) Sistemas
    Foi o que eu citei acima!

    (7) Ilegalidade
    Use os programas que não são piratas, use originais. Lembra que postaram NP 3,1 a um tempo? Muitos baixaram! Isso seria ilegal de usar pois voce nao comprou! Isso seria pirataria! E sistemas de jogos que possuem o R? (O R com a bolinha).. Não copie! Crie!

    (8 ) Site
    É muito importante que seu jogo tenha um site, com um layout criado por um designer para deixar atualizações, downloads, contato e tudo mais como um site de um jogo profissional!
    Também seria bom criar um fórum para que a comunidade debatesse assuntos relacionados ao jogo e concursos também!!

    Tutorial desenvolvido por Vinks, espero que tenham gostado!





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    Re: O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por MalucaoBeleza em Qui Fev 02, 2012 3:06 pm

    Mt bom Successful
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    Re: O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por Jonny Day's em Qui Fev 02, 2012 5:23 pm

    Mt bom tutorial


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    Re: O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por Satheios em Qui Fev 02, 2012 5:27 pm

    Muy Gracias muchachos Razz


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    Re: O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por Juton em Qui Fev 02, 2012 5:47 pm

    Muito bom, só achei estranho aquela parte de ilegalidade, não é pq eu baixei o np do marlos, já que num uso NP, mas pelo fato de quem usa o rpgmaker xp em português já esta quebrando uma lei de copyright.
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    Re: O que é preciso para criar um MMORPG Online.

    Mensagem por Satheios em Qui Fev 02, 2012 6:05 pm

    É Juton, isso é verdade.
    Mas eu me referi ao NP 3.1 mesmo Razz


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