Aldeia RPG

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    Qual o comando? Empty Qual o comando?

    Mensagem por Bender Sáb Mar 03, 2012 7:15 pm

    Da para fazer tipo na tela de login e de registro aparecer um fog se movimentando?


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    Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

    Mensagem por Satheios Sáb Mar 03, 2012 9:12 pm

    Eu tinha feito um tutorial, ia postar isso daqui uns dias e.e'
    Tá aí:

    Vamos começar pela Classe Sprite. A Classe Sprite é responsável diretamente pelo Tileset e pelos Chars(herói e eventos). Nela, carregamos uma imagem para ser usada e abusada. Observe esta linha da Classe Scene_Title:

    Qual o comando? Image010

    1 - A Classe Sprite é declarada
    2 - É definida uma imagem para ela através da Função RPG::Cache

    É assim que se tem uma imagem no título do game. o Sprite é uma classe variante, que possui muitas funções de grande importancia, como no caso das x e y, que definem a posição da imagem.

    Abra o RMXP, editor de scripts > Scene_Title, e procure a linha 36.
    Logo abaixo da 37 escreva assim:
    Código:

    @sprite.x += 250
    Rode o Game. O fundo está deslocado, essa era a intenção. Mas observe que ficou um fundo preto na tela. O Sprite comporta apenas o tamanho da imagem. Podemos mexer nele de forma a ocultar o espaço vazio...
    Logo abaixo da x escreva assim:
    Código:

    @sprite.zoom_x = 2.5
    Rode o Game. A imagem ficou esticada. Essas são apenas 2 das funções da Classe Sprite, eu farei uma apêndice sobre ela detalhando-a.

    Mas a imagem do title neste caso é uma imagem fixa, e se eu quisesse ela móvel ???

    Bem, podemos umsa uma função da classe Sprite que serve basicamente para isso, mover a imagem dentro do conteiner. CONTEINER??

    Sim, na declaração @sprite = Sprite.new você criou um conteiner do tipo Sprite para mostrar a figura. Há mais tipos de conteiners de imagem, que serão mostrados depois. Usando o função @sprite.ox ou ]@sprite.oy podemos mover a imagem dentro do conteiner. Quando usamos x e y movemos o conteiner, como é o caso das janelas. Procure o procedimento update da classe Scene_Title. Dentro dele escreva assim:
    Código:

    @sprite.ox += 1

    Rode o game. A imagem vai andar até sumir. Ela some porque a imagem sai do campo da tela, mas ela continua lá.

    Quando precisamos de imagens que andem, usamos uma outra classe, A classe Plane. A Classe Plane nos permite que uma imagem se mova e, quando esta passa do limite do conteiner, ela é repetida, dando a impressão de continuação. Vamos fazer um teste? Vá na linha 36 e troque
    Código:
    @sprite = Sprite.new

    por
    Código:
    @sprite = Plane.new

    Rode o Game. O fundo acaba e começa novamente. Isto é usado nos panoramas, porque o mapa pode ser maior que a tela, e nos fogs, que possuem movimento. Se você observou já um fog em funcionamento, você nunca sabe aonde é a "Emenda" por que é uma imagem feita para isso. Para que você entenda melhor esta diferença(que eu acho que você já entendeu) vamos fazer um title animado. Remova todas as linha que você colocou e conserte a linha 36. Baixe estas imagens e importe para seu projeto na pasta title:

    Qual o comando? Image012
    Qual o comando? Image014~
    Qual o comando? Image016



    Agora mãos á massa:
    No lugar da linha 36 e 37, escreva assim:
    Código:
    Código:

        @sprite = Sprite.new
        @sprite.bitmap = RPG::Cache.title("Morning1")
        @sprite2 = Plane.new
        @sprite2.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud01")
        @sprite3 = Plane.new
        @sprite3.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud02")

    Rode o Game. Bonito não? Agora vem o legal. Vá novamente no procedimento update e escreva assim:

    Código:
    @sprite2.ox -= 1
    @sprite3.ox += 2

    Rode o Game. LEGAL !! Very Happy

    Mas o que fizemos ??

    Declaramos duas imagens como Plane, e no procedimento update, onde o scene mantém a atualização da tela, colocamos:
    Código:

    @sprite2.ox -= 1 A cada atualização da tela, diminui 1 na ox.
    @sprite3.ox += 2 A cada atualização da tela, aumenta 2 na ox.

    Se variar estes números, a velocidade é maior, e se por 0(zero) ele(o plane) para.

    Scene?? atualização de tela?? Bem, acho que não dá mais, vamos ter que entrar nessa parte... Scenes.

    CONCLUSÃO :

    Hoje vimos um pouco(bem pouco) sobre Sprites e Planes. Vou ter q fazer aulas menores, porque não dá mais só explicar. Se você não praticar, difícilmente vai entender. Nossa pincelada nesse assunto foi pequena, eu pretendo voltar e falar mais. A intenção também foi de quebrar o parâmetro janela que tínhamos entrado.

    Eu devo falar mais um pouco sobre janelas, Sprites e Planes, antes de entrarmos em Scenes. Deverei postar duas apêndices, uma falando da classe Sprite e outra da Classe Plane.

    Por hoje é só.

    Até a próxima e obrigado.

    E meu + rep?
    Eu nao testei com jogo online, mas com off funciona perfeitamente!


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    Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

    Mensagem por Bender Dom Mar 04, 2012 1:08 am

    Valeu, ta funcionando perfeitamente agora =D
    EDIT: Pedido Resolvido! E----e

    EDIT²: 2+ Creds


    Última edição por Bender em Dom Mar 04, 2012 11:13 pm, editado 1 vez(es)


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    Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

    Mensagem por Satheios Dom Mar 04, 2012 11:24 am

    E meu crédito? T.T '
    Postei uma coisa inédita kk '


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    Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

    Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 12:03 pm

    Você que fez o tutorial !?
    ficou bom +1 cred
    mesmo sendo algo simples.

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    Qual o comando? Empty Re: Qual o comando?

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