Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


5 participantes

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Maephel
    Maephel
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 212
    Créditos : 18

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Maephel Seg Nov 24, 2014 8:01 pm

    PESCARIA AVANÇADA COM BARRA 1.2

    Este script simula o ato de pescar! ele requer que o personagem esteja em um tag determinado ou de frente para ele e que o jogador possua dois itens no inventário no caso uma vara de pescar e iscas, a id destes itens será determinada no próprio script!

    bugs corrigido:
    Código:
    - se você clicasse duas vezes a barra era iniciada uma vez e vc pescava duas vezes
    - ao andar a barra não sumia

    PRIMEIRO PASSO:

    Adicione esse script acima do main que é o da pescaria:
    Código:
    #=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=#
    #
    #                    Pescaria Avançada com barra 1.0
    #
    # Por: Maephel e Odair Neto
    # Baseado no script do AzorMachine
    #
    # Possibilita a pesca de um item variavel predeterminado baseado
    # em terreno se possuir uma vara de pescar e iscas.
    #
    #
    #---------------------------------------------------------------#
    # Possiveis mudanças:
    # - Mudar a imagem do joagdor para a imagem do personagem
    #  pescando.
    #=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=#

    #---------------------------------------------------------------#
    # INICIO DA CONFIGURAÇAO
    #---------------------------------------------------------------#
    module MOD_PESCA
      # ID do item da vara de pescar
      VARA = 36 #Mude para a id do item de vara de pescar no DB
      # ID do item que será a isca.
      ISCA = 37 #mude para a id do item de vara de pescar no DB
      # ID dos itens pescaveis na Database.
      RESULT = [5, 2, 4, 8]
      # Tag do tile com agua.
      TAG_TERRENO = 1
      #Frase que será mostrada caso o jogador não possua uma vara
      NOVARA = "Você precisa de uma vara de pescar primeiro"
      #Frase que será mostrada caso o jogador não possua iscas
      NOISCA = "Você não possui iscas"
      # Começo da frase de acerto.
      SUCESSO = "Você pegou"
      # Frase de falha.
      FALHA = "nada..."
      # Som de acerto.
      SOM_SUCESSO = "055-Right01"
      # Som de falha.
      SOM_FALHA = "057-Wrong01"
     
      PESCANDO = "Pescando..."
    end
    #---------------------------------------------------------------#
    # FIM DA CONFIGURAÇAO
    #---------------------------------------------------------------#
    class Game_Map
      alias pesca_ini initialize
      alias pesca_upd update
      def initialize
        ini_vars
        pesca_ini 
      end
      def update
        direction_check if @direc != nil
        check_input
        fish_bar
        pesca_upd
      end
      def ini_vars
        @direc = nil
        @esta_pescando = false
      end
      def direction_check 
        d = $game_player.direction
        if @direc != d
          @esta_pescando = false
          @direc = nil
          desligar_barra 
        end
      end 
      def check_input
        if Input.trigger?(Input::Z)
          if $barra_on == true
            Chat.add ("Você não pode pescar agora")
          else
            fishing
          end
        end 
      end
      def fishing
        character = $game_player
        case character.direction
        when 2
          lx = character.x
          ly = character.y + 1
        when 4
          lx = character.x - 1
          ly = character.y
        when 6
          lx = character.x + 1
          ly = character.y
        when 8
          lx = character.x
          ly = character.y - 1
        end
        if $game_map.terrain_tag(lx,ly) == MOD_PESCA::TAG_TERRENO
          check_itens
        end
      end
    end

    def check_itens
      id_1 = $game_party.item_number(MOD_PESCA::VARA)
      id_2 = $game_party.item_number(MOD_PESCA::ISCA)
      if id_1 >= 1 and id_2 >= 1
        save_var
      elsif id_1 == 0
        Chat.add ("#{MOD_PESCA::NOVARA}")
      elsif id_2 == 0
        Chat.add ("#{MOD_PESCA::NOISCA}")
      end 
    end

    def save_var
      @direc = $game_player.direction
      ligar_barra
      @esta_pescando = true
    end
    def fish_bar
      if @esta_pescando == true
        $game_variables[11] += 1 if $game_variables[11] <= 100
        fish if $game_variables[11] == 100
      end
      def fish
        desligar_barra
        $game_party.lose_item(MOD_PESCA::ISCA,1)
        @chance = rand(10)
        if @chance >= 0 and @chance <= 2
          @db_item = MOD_PESCA::RESULT[rand(MOD_PESCA::RESULT.size-1)]
          Chat.add ("#{MOD_PESCA::SUCESSO} #{$data_items[@db_item].name.to_s}!")
          Audio.se_play("Audio/SE/"+MOD_PESCA::SOM_SUCESSO)
          $game_party.gain_item(@db_item, 1)
          @esta_pescando = false
         
          #-------------------------------------------
        # SUGESTÃO:
        # Crie uma animação de um peixe saltitando no database.
        #-------------------------------------------
        # Troque "id" pelo numero da animação no database.
        # Network::Main.send_animation(id)
        # $game_player.animation_id = id
        else
          Chat.add ("#{MOD_PESCA::FALHA}")
          Audio.se_play("Audio/SE/"+MOD_PESCA::SOM_FALHA)
          @esta_pescando = false
        end
      end
    end


    SEGUNDO PASSO:

    e esse que é o da barrinha:
    Código:
    #==============================================================================
    #      Barra de load
    #      autor: Peaverin
    #      edição: Matheus Melo (plug and play) e Odair Neto (correções)
    #==============================================================================
    module LOAD
      # variavel que armazenará os valor que encherá a barra
      VAR = 11
      #switch que ativa a barra de carregamento
      SWI = 10
    end

    def ligar_barra
      $barra_on = true
      $game_variables[11] = 0
      $game_switches[10] = true
    end

    def desligar_barra
      $barra_on = false
      $game_variables[11] = 0
      $game_switches[10] = false
    end

    class Min < RPG::Sprite
      def initialize
        super()
        # Nome da Hud de base da barra.
        @base = RPG::Cache.picture("Actor Base")
        @base_rect = Rect.new(0, 0, @base.width, @base.height)
        # Nome da Hud da barra cheia.
        @M = RPG::Cache.picture("Actor MIN")
        self.bitmap = Bitmap.new(@base.width, @base.height)
        refresh
      end
     
      def update
        super
        refresh if something_changed?
      end
     
      def something_changed?
        return true if @old_pic != $game_variables[LOAD::VAR]
        return true if @old_x != $game_player.screen_x - 14
        return true if @old_y != $game_player.screen_y - 50
        return false
      end
     
      def refresh
        @old_pic = $game_variables[LOAD::VAR]
        if $game_switches[LOAD::SWI] == true
              @old_x = $game_player.screen_x - 14
        @old_y = $game_player.screen_y - 50
        self.bitmap.clear
        self.x = $game_player.screen_x - 14
        self.y = $game_player.screen_y - 50
       
        # Nessa parte abaixo creio que se define
        # o limite maximoda barra no casso 100
        # $game_variables[LOAD::VAR] / 100
        # creio que se colocar /500 a barra
        # a barra encherá quando a variavel chegar a 500.
        @wid = @M.width * $game_variables[LOAD::VAR] / 100
        @M_rect = Rect.new(0, 0, @wid, @base.height)
      else
            @old_x = $game_player.screen_x - 1000
        @old_y = $game_player.screen_y - 1000
        self.bitmap.clear
        self.x = $game_player.screen_x - 1000
        self.y = $game_player.screen_y - 1000
            @wid = 0
        @M_rect = Rect.new(0, 0, 0, 0)
        end
        self.bitmap.blt(0, 0, @base, @base_rect)
        self.bitmap.blt(0, 0, @M, @M_rect)
      end
    end

    ## Modified by Peaverin
    class Sprite_Character < RPG::Sprite
      alias init initialize
      alias upd update
      def initialize(view, char)
        init(view, char)
        if @character.is_a?(Game_Player)
          @minbar = Min.new
          $minbar = @minbar
        end
      end
     
      def update
        if @character.is_a?(Game_Player) and @minbar != nil
          @minbar.refresh
        end
        upd
      end
    end


    TERCEIRO PASSO

    E por fim adicione esta imagens a pasta picture:
    --------------------------------------------
    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) 2ziuays
    com o nome "Actor Base"
    --------------------------------------------
    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) 2uoglxy
    com nome "Actor MIN"
    --------------------------------------------
    ambos sem aspas.


    Última edição por Maephel em Dom Dez 07, 2014 2:20 am, editado 9 vez(es)
    Akio
    Akio
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 353
    Créditos : 35

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Left_bar_bleue0/0Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Left_bar_bleue30/30Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty_bar_bleue  (30/30)

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Akio Qui Nov 27, 2014 12:22 pm

    Muito bom... porem quando a barra termina de carregar o jogo fecha '-'
    Maephel
    Maephel
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 212
    Créditos : 18

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Maephel Dom Dez 07, 2014 2:20 am

    teste agora! dei uma atualizada

    atualizei o script de pesca e o da barra.
    avatar
    Peaverin
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 182
    Créditos : 19

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Peaverin Dom Fev 15, 2015 6:28 pm

    :O eu nao sabia que meu script estivera na aldeia :O


    _________________
    Eu sou espanhol, desculpe se eu falho malamente o portugues :/+
    Novo NP modificado por mim: Netplay Extended Edition
    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Npexed
    avatar
    ganansia
    Novato
    Novato


    Mensagens : 5
    Créditos : 0

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por ganansia Sex Set 04, 2015 11:10 am

    Olá,
    Não entendi como usar, alguém pode explicar  ?
    Zodiac322
    Zodiac322
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 38
    Créditos : 2

    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Zodiac322 Qua Jan 13, 2016 10:40 pm

    Como funciona o script?
    Como faço para ativá-lo?
    O que item devo colocar?

    Conteúdo patrocinado


    Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca) Empty Re: Pescaria com barra de load (requer vara de pescar e isca)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Abr 29, 2024 1:13 am