Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


5 participantes

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Terabin
    Terabin
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 66
    Créditos : 39

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por Terabin Sáb Abr 28, 2018 6:19 pm

    Muitos usuários tem dúvidas sobre como proteger seus códigos e recursos, temos aqui no Brasil uma cultura do "podemos fazer o que quiser com qualquer coisa" que veio de tempos antigos, em que usuários pegavam recursos de empresas estrangeiras e faziam o que bem entendiam com eles, vamos começar entendendo isso.

    Em muitos casos, para empresas estrangeiras simplesmente não valia a pena abrir um processo no Brasil, não só porque o custo é maior, como por ser uma empresa estrangeira, a burocracia e as iniciativas que a empresa teria que tomar, simplesmente não cobriam o preço. Algumas empresas inclusive usavam a estratégia de esperar determinado projeto crescer para então tirar valores exorbitantes dos que praticaram o plagio/pirataria. Por isso são comuns atos de empresas acontecerem apenas com projetos grandes (porquê é super lucrativo!). MAS É IMPORTANTE RESSALTAR que essas empresas nunca estiveram de "mãos atadas", elas sempre puderam tomar a iniciativa de fechar e processar as pessoas que praticam isso.

    Entendendo isso, esse tópico lhe explicará formas de manter a sua "possibilidade de iniciativa", seu direito sobre seu projeto e de reclamar na lei caso alguém use seu recurso sem permissão, isso incluí Pixel Art, Ilustrações, códigos, arquivos compilados, etc...


    Vale lembrar que tudo o que está nesse tópico usa com base LEIS BRASILEIRAS.

    Vamos começar pelo Pixel Art e Ilustrações.
    Isso se baseia em provar que você é o dono do que foi criado, métodos eficientes de manter seus direitos sobre recursos é documenta-los, isso pode ser feito através de sites como DeviantArt, Behance, e quaisquer outros que tenham um controle de data e licença sobre a postagem. Dessa forma você tem o controle de postagem da sua arte e consequentemente pode comprovar sua autoria.

    Wow! Mas se eu pegar um arquivo de Pixel Art e mudar a cor, já não é mais do autor! Errado! A análise de irregularidade é feita também por bom senso na justiça, não é algo como "checar a quantidade de bytes ou pixels", se a arte é visualmente igual ou muito parecida, SIM, VOCÊ COPIOU!

    É claro que isso inclui personagens, reproduzir personagens de outras pessoas ou empresas, mesmo em outras posições, não lhe torna o dono do personagem e nem te da autoria.

    Proteção de códigos e arquivos
    A forma ideal de proteger os seus recursos de forma BARATA, é documentar seus recursos em sites como o GitHub, caso não queira distribuir o código ao público, você pode pagar por um repositório privado e fazer o controle de versão constante, o GitHub possui controle de data, versão, commits, dentre muitos outros recursos que no fim comprovam a autoria.
    Esses são métodos simples e eficientes de ter proteção sobre seus recursos.

    Mas Terabin, como eu registro minha marca e o nome do meu jogo?
    Para isso, você deve fazer uma requisição no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a requisição mais fácil e mais barata, é a de Marca, onde você pode registrar o nome do seu projeto e a logo na categoria em que ele se encaixa, nesse caso, não pode existir outro jogo com o mesmo nome e a marca pertencerá a você. Você pode registrar sobre o seu nome (CPF) ou sobre o nome de uma empresa (CNPJ).

    Controle de versão do Instalador com Copyright
    Distribua o instalador do jogo, mas antes hospede ele em um site que também tenha o controle de versão e data, lembre-se de especificar no instalador o Copyright e de incluir uma licença na pasta com informações do seu projeto e os devidos créditos e propriedades.

    Por fim
    Lembre-se que não só esses sites servem como uma comprovação, uma troca de mensagens no próprio facebook em data específica pode também mostrar que você foi o autor se você compartilhou toda a etapa da criação com alguém.


    Quando contratar um serviço, tenha certeza de guardar toda a conversa com o freelancer e guardar os comprovantes de pagamento.


    Fontes e estudos sobre o assunto

    Art. 184
    Spoiler:

    https://vicentemaggio.jusbrasil.com.br/artigos/121942477/consideracoes-sobre-a-violacao-de-direito-autoral
    https://jus.com.br/artigos/13063/a-conduta-tipica-do-art-184-2-do-codigo-penal-brasileiro-e-a-aplicacao-dos-principios-da-intervencao-minima-e-adequacao-social


    _________________
    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente P8GSWml
    http://4tabern.com
    Jonny157
    Jonny157
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 245
    Créditos : 9

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Re: Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por Jonny157 Seg Abr 30, 2018 9:20 am

    Que isso garoto, vou até da um beijo na boca da sua irmã depois dessa. 
    Muito bom o tópico!!

    Edit: Já me falaram de um chamado GitLab, que funciona como o Github mas é privado e FREE até determinado espaço de dados.
    Shiy
    Shiy
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 413
    Créditos : 57

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Re: Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por Shiy Seg Abr 30, 2018 6:30 pm

    Simplesmente brilhante!

    Obrigado por expor as informações já que ninguém mais fez isso...
    Obrigado também pelo apoio, visto que já está abrindo um espaço para artigos relacionados à isto.

    Fica mais fácil de lidar com esse pessoal sem conteúdo que acha que é alguém, enquanto só tenta atrapalhar o trabalho de verdade dos outros. Irei expor este tópico a uns amigos dos grupos de Desenvolvimento para que também os auxilie e esclareçam suas dúvidas.
    DragonicK
    DragonicK
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 542
    Créditos : 81

    Ficha do personagem
    Nível: 1
    Experiência:
    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Left_bar_bleue0/0Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Left_bar_bleue30/30Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty_bar_bleue  (30/30)

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Re: Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por DragonicK Qui maio 03, 2018 4:50 pm

    Alguem da ban nesse PumpkinHead
    NighTxShadoW
    NighTxShadoW
    Ocasional
    Ocasional


    Mensagens : 222
    Créditos : 6

    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Re: Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por NighTxShadoW Sex maio 04, 2018 7:43 am

    Dragonick e seus comentários desnecessários!!!!


    _________________
    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente SSJ2-Gohan-Gif-rileyferguson-34521952-853-480

    Conteúdo patrocinado


    Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente Empty Re: Como documentar seu projeto da maneira mais econômica e eficiente

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 3:20 pm