Caríssimos, boa tarde para todos! Meu nome é Luiz Baggio, juntamente do Rodrigo Palazzo, fui um dos criadores do desativado ZurpMMO. Enquanto o Rodrigo programava e hostiava, eu atuava como spriter e mapper; e recentemente retornei ao mundo maker, por um motivo muito especial.
Antes de falar sobre o projeto, gostaria de contextualizar o surgimento e fechamento do ZurpMMO, pois fará sentido no que explicarei.
Eu conheci e, posteriormente, fiquei amigo do Rodrigo em meados de 2009, quando ele postou um anúncio num fórum online, buscando alguém pra ajudar a elaborar o ZurpMMO (MMORPG ambientado em fantasia medieval). Pois bem, eu respondi, nos simpatizamos e começamos a trabalhar no projeto juntos - ele programando e escrevendo a história e eu elaborando os mapas e os gráficos; na época que tudo começou eu tinha 17 anos. Cerca de um ano e meio depois eu precisei me afastar das funções in-game (por falta de tempo) e fiquei apenas auxiliando com elaboração de histórias e alguns poucos sprites, além de estruturar uns sistemas que não chegaram a ser lançados, devido ao que citarei adiante.
Dois anos depois, o Rodrigo faleceu de ataque cardíaco, jogando futebol com amigos. Ele estava noivo quando ocorreu o falecimento, e pensei em entrar em contato com a noiva, ou mesmo com a irmã dele, para pedir os arquivos do servidor, para que assim eu pudesse continuar com o projeto. Todavia, não o fiz.
Não fiz por vários motivos, dentre eles, o de que não queria desrespeitar a dor daquele momento, e o fato de que não faria sentido continuar o projeto sem o Rodrigo. Eramos dois criadores originalmente (quando me afastei do in-game, entraram outras duas pessoas para auxiliar com os mapas) e administradores muito ativos na própria comunidade do jogo, e não faria sentido transformar o Suez (era o nome do personagem dele) em um mero NPC ou elaborar qualquer história, ou qualquer outra coisa assim. Simplesmente não havia clima.
Mas enfim, o tempo passou e, mesmo assim, até ano passado, por exemplo, ex-jogadores me procuravam no Facebook pra mandar mensagens, agradecendo pelos bons momentos e amizades que o ZurpMMO proporcionou, falando com saudade de tudo que fazíamos e que havíamos criado na época. E de fato, tínhamos criado elementos e mecânicas criativas e divertidas até mesmo comparadas aos jogos indie dos dias de hoje (isso sem falar das mecânicas que ainda estavam para serem lançadas).
Bem, me alonguei demais já, vou agora direto ao motivo de minha mensagem:
Eu estava falando com minha esposa sobre o projeto, mostrei fotos do jogo pra ela (ainda tem muita coisa na internet, que fãs do jogo postaram e etc) e contei a história de como tudo começou e, infelizmente, terminou. Na mesma oportunidade, todavia, me veio a ideia de recriar o ZurpMMO, como uma espécie de ode e ressurgimento de todas as boas ideias que Rodrigo e eu tínhamos e implementávamos, com novos sistemas e melhoramentos, claro. Por isso, eu voltei ao mundo maker.
Agora vamos ao necessário:
Eu estou me familiarizando novamente com as engines, afinal mudaram muito desde a época que desenvolvíamos o ZurpMMO, mas estou me virando bem.
No entanto, para dar seguimento ao projeto, estou em busca de programadores (um ou dois devem bastar, haja vistas que estou desenferrujando e posso exercer essa função conforme for pegando o jeito novamente) e spriters (um ou dois também devem ser suficientes). O mapa eu estou elaborando, bem como as histórias e os sistemas principais.
Os objetivos com o ZurpMMO Rebirth são:
- Trazer novamente à existência um MMORPG 100% nacional e com potencial;
- Trazer inovações que, à época já desenvolvíamos e que não puderam ser implementadas, mas que certamente estavam à frente daquele tempo e, algumas, até deste;
- Criar um MMORPG indie que aposta muito mais nos sistemas e na dinâmica, para buscar relevância no cenário do mercado de games.
Gostaria de saber se haveriam pessoas interessadas em entrar para o projeto? Também estou aberto a sugestões, mesmo que você não queira participar do projeto.
Aos interessados, podem mandar mensagem por aqui ou mesmo por MP.
Abraços a todos.
Antes de falar sobre o projeto, gostaria de contextualizar o surgimento e fechamento do ZurpMMO, pois fará sentido no que explicarei.
Eu conheci e, posteriormente, fiquei amigo do Rodrigo em meados de 2009, quando ele postou um anúncio num fórum online, buscando alguém pra ajudar a elaborar o ZurpMMO (MMORPG ambientado em fantasia medieval). Pois bem, eu respondi, nos simpatizamos e começamos a trabalhar no projeto juntos - ele programando e escrevendo a história e eu elaborando os mapas e os gráficos; na época que tudo começou eu tinha 17 anos. Cerca de um ano e meio depois eu precisei me afastar das funções in-game (por falta de tempo) e fiquei apenas auxiliando com elaboração de histórias e alguns poucos sprites, além de estruturar uns sistemas que não chegaram a ser lançados, devido ao que citarei adiante.
Dois anos depois, o Rodrigo faleceu de ataque cardíaco, jogando futebol com amigos. Ele estava noivo quando ocorreu o falecimento, e pensei em entrar em contato com a noiva, ou mesmo com a irmã dele, para pedir os arquivos do servidor, para que assim eu pudesse continuar com o projeto. Todavia, não o fiz.
Não fiz por vários motivos, dentre eles, o de que não queria desrespeitar a dor daquele momento, e o fato de que não faria sentido continuar o projeto sem o Rodrigo. Eramos dois criadores originalmente (quando me afastei do in-game, entraram outras duas pessoas para auxiliar com os mapas) e administradores muito ativos na própria comunidade do jogo, e não faria sentido transformar o Suez (era o nome do personagem dele) em um mero NPC ou elaborar qualquer história, ou qualquer outra coisa assim. Simplesmente não havia clima.
Mas enfim, o tempo passou e, mesmo assim, até ano passado, por exemplo, ex-jogadores me procuravam no Facebook pra mandar mensagens, agradecendo pelos bons momentos e amizades que o ZurpMMO proporcionou, falando com saudade de tudo que fazíamos e que havíamos criado na época. E de fato, tínhamos criado elementos e mecânicas criativas e divertidas até mesmo comparadas aos jogos indie dos dias de hoje (isso sem falar das mecânicas que ainda estavam para serem lançadas).
Bem, me alonguei demais já, vou agora direto ao motivo de minha mensagem:
Eu estava falando com minha esposa sobre o projeto, mostrei fotos do jogo pra ela (ainda tem muita coisa na internet, que fãs do jogo postaram e etc) e contei a história de como tudo começou e, infelizmente, terminou. Na mesma oportunidade, todavia, me veio a ideia de recriar o ZurpMMO, como uma espécie de ode e ressurgimento de todas as boas ideias que Rodrigo e eu tínhamos e implementávamos, com novos sistemas e melhoramentos, claro. Por isso, eu voltei ao mundo maker.
Agora vamos ao necessário:
Eu estou me familiarizando novamente com as engines, afinal mudaram muito desde a época que desenvolvíamos o ZurpMMO, mas estou me virando bem.
No entanto, para dar seguimento ao projeto, estou em busca de programadores (um ou dois devem bastar, haja vistas que estou desenferrujando e posso exercer essa função conforme for pegando o jeito novamente) e spriters (um ou dois também devem ser suficientes). O mapa eu estou elaborando, bem como as histórias e os sistemas principais.
Os objetivos com o ZurpMMO Rebirth são:
- Trazer novamente à existência um MMORPG 100% nacional e com potencial;
- Trazer inovações que, à época já desenvolvíamos e que não puderam ser implementadas, mas que certamente estavam à frente daquele tempo e, algumas, até deste;
- Criar um MMORPG indie que aposta muito mais nos sistemas e na dinâmica, para buscar relevância no cenário do mercado de games.
Gostaria de saber se haveriam pessoas interessadas em entrar para o projeto? Também estou aberto a sugestões, mesmo que você não queira participar do projeto.
Aos interessados, podem mandar mensagem por aqui ou mesmo por MP.
Abraços a todos.