Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


+3
Gabriel Lenz
Fudo-Yusei
Kuraudo
7 participantes

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Kuraudo
    Kuraudo
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Trophy11Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas 94Jxv
    Mensagens : 961
    Créditos : 75

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Kuraudo Qui Dez 01, 2011 8:07 pm

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1
    Florestas

    Vendo como muitos makers estão pecando nesta área resolvi fazer algumas aulinhas, pretendo ensinar o metódo Kuraudiano de mapear. Eu considero o mapeamento extremamente importante para qualquer projeto, pois não importa quantos sistemas supremos a pessoa insira nele, sem um mapeamento bom simplesmente o jogo não se torna atraente. Eu vou começar então pelo básico, uma floresta... Usarei tileset do RTP para facilitar a reprodução ai na casa de vocês.

    ---

    Escolhi o tileset Floresta, pus o tamanho 30x30. Se você não sabe mudar o tileset e o tamanho, basta selecionar o mapa, apertar barra de espaço, escolher o tileset, definir os tamanhos e apertar OK, não ensinarei a editar os tilesets que estão no database ou adicionar novos pois estas são aulas de mapeamento.

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Mapa1a

    Após isso, tenha como base que existem três camadas no seu mapa e mais a camada de eventos que não será explorada por enquanto. Tudo que é colocado na segunda camada fica acima da primeira quando você testar, e tudo que é colocado na terceira fica acima da segunda. Os eventos quando criados e seu herói ficam abaixo de todos os objetos que tiverem uma prioridade acima de 1 (prioridades são definidas no database, em tilesets), ou ficam acima de tudo caso seja marcado a opção "Alta prioridade" em sua criação (não dá para fazer isso com o herói). O chão deve então ficar na primeira camada, abaixo de tudo, selecione o chão, e com a ferramenta "Preencher" encha nosso mapa clicando em qualquer parte dele. Seu mapa ficou assim:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Mapa1et

    Agora, mude para a segunda camada, selecione a árvore menor e vá espalhando ela de uma forma aleatória, na natureza é muito difícil que as árvores cresçam de forma alinhada, evite ao máximo isso, veja um exemplo ERRADO:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Mapa2a

    Por ficar bastante esquisito eu não uso esse arranjo nos meus mapas. Tendo isso em mente vá preenchendo aleatoriamente o seu mapa, eu pesso que deixe uma área vazia na parte de baixo do mapa, pois vou mostrar como faço rios daqui a pouco e espaço é necessário. Coloque umas poucas árvores grandes também, tudo no segunda camada, esqueça a terceira. O resultado deverá ficar mais ou menos assim:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Mapa3u

    Agora, mude para a terceira camada e começe a por mais árvores, quando você for testar elas ficarão acima das que você pos anteriormente, deixando a sua floresta mais preenchida e agradável. Faça isso livremente, ignorando erros, o método Kuraudiano os exige para que o mapa fique bastante preenchido, o mapa com erros ficará assim:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Mapa4e

    Agora, vem uma parte que é chatinha, mas importante, nela você corrige os erros, veja este erro por exemplo:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Errouo

    Você poderia está pensando... Porquê você não pôs essas árvores em camadas inversas ein Kuraudo, ai ficaria direito. Mas como eu preencho aleatoriamente, o que acelera até meu mapeamento, eu nunca prevejo coisas do tipo. Mas eu sempre corrijo, faz-se da seguinte forma: Na camada 3, verifique que partes da árvore grande a arvóre pequena está cubrindo, então, coloque estas partes por cima da árvore pequena, isso vai apagar parte da árvore pequena:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Erro3i

    Agora, volte a camada 2 e coloque essas mesmas partes que você apagou no respectivo lugar:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Erro2a

    Pronto. Erro corrigido, faça o mesmo no resto dos erros. O resultado será o seguinte:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Erro4

    Bem, temos o esqueleto da floresta não? Poderíamos começar a preencher o chão agora, mas com medo de este preenchimento colida com o rio, vamos fazê-lo logo. Mude para a camada 1, selecione a água e com a ferramenta "Lápis" vá desenhando na parte inferior do mapa a margem do rio, nada na natureza é reto, então o faça bastante curvado, veja um exemplo errado e um certo:

    ERRADO:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Riotosco

    CERTO:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Riolgl

    Mesmo MAPEANDO corretamente, eu não acho que fique tão bonito, pelo fato do autotile do RTP do rio ser quadradérrimo, para um efeito estético superior, procure usar em seus mapas algum autotile de rio mais arredondado. Por ser assim tão quadrado, eu costumo fazer rios com diagonais suaves com este autotile, que fica bem legal na minha opinião. Veja:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Diagonalsuave

    Bem, agora vamos ao preenchimento, mude para a camada 2, usando o autotile de grama que vêm no netplay master preencha um pouco o espaço, se você passar por cima de partes das árvores na camada 2, simplesmente vá a camada 3 e coloque lá as partes que foram apagadas. Nesta parte eu sempre deixo o zoom no normal para facilitar. Se você não baixou o netplay master, este é o autotile:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas A5691

    Veja um resultado que eu considero bom nas camadas 2 e 3:

    CAMADA 2:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Camada2

    CAMADA 3:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Camada3

    No Netplay Master também vêm um autotile de água bem melhor que o do RTP na minha opinião, se você concorda comigo, aplique-o, mas como ele não vem com fundo de grama, terá que aplicá-lo na camada 2. O resultado seria o seguinte (o rio não está ocupando o exato mesmo espaço do anterior, pois vi que adicionando um pontinho aqui e ali neste novo autotile teria um resultado melhor).

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Rioirado

    E aqui o autotile, caso não tenha Netplay Master :

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Waterpx

    Se você não sabe como instalar estes autotiles vou dizer, cole-os na pasta Graphics/Autotiles do seu projeto, depois abra o RPG Maker XP, vá em Database, Tileset, e escolha o tileset da floresta, em gráficos de autotile substitua os que não pretende usar pelos novos.

    Agora volte a camada 1, e selecionando a areia preencha um pouco mais, eu costumo ser bem economico nesta parte. Pois muita areia fica estranho, evite que haja areia por baixo da grama, pois parece um lugar estranho para a grama nascer. Para evitar que isso ocorra por acidente quando estiver na camada 1 aperte F4 e podera ver a grama claramente enquanto preenche de areia, caso queira que tudo volte ao normal reaperte F4. Veja como fiz:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Areiao

    OPS! Detectei um erro, nem meus dedos nem os seus são sempre perfeitos, faz parte do método Kuraudiano corrigir erros que passam despercebidos (e de qualquer método que se preze):

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Errorepentino

    Coloque a sombra apagada na camada 3. E o erro está corrigido totalmente? Não. A sombra irá cobrir a árvore menor, não há nenhuma camada superior para pô-la... E agora Kuraudo? Lembra-se mais cedo que eu falei dos eventos, e de que não seriam usados por enquanto? Chegou a hora. Crie eventos nas partes apagadas da árvore. No gráfico selecione tileset e as respectivas partes, em opções, escolha atravessar e alta prioridade. Ficaria assim:

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Eventou

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Eventossalvadores

    No método Kuraudiano é raro um mapa não ter uns 3 ou 4 eventos assim. Agora você deve preencher um pouco mais seu mapa com objetos menores, como flores, troncos, cogumelos, pedrinhas... Faça isso na camada 3 para não haver problemas com a grama. Tente deixar os itens ben espalhados e não abuse. Caso sobreponha algo, simplesmente reponha o que foi perdido na camada 2 ou se no caso de não ser possível crie um evento, mas não ponha nem atravessar nem alta prioridade. Eu fiz da seguinte forma, não houve necessidade de criar eventos, alias, evite-os em excesso, eles causam lag (também pus um tronco com buraco em uma das árvores grandes, para que não ficassem todas iguais):

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Preenchido

    Agora, a parte final, e que na minha opinião faz uma enorme diferença, eu sempre procuro adicionar um fog no meu mapa, pois realmente eu acho que melhora tudo. Você pode até usá-la para deixar sua floresta de uma coloração diferente da que você vê no editor... Você pode inserir a fog com um comando de eventos, mas eu acho mais facil pelo database, vá em tilesets, escolha floresta e vá em gráfico de névo. Há a lista de fogs do RTP e algumas opções. Opacidade é a transparência da fog (0 = totalmente invisível, 255 = completamente visível, você não ve mais o mapa, apenas a imagem), sinteticidade que pode causar um efeito interessante na sua fog, escolhendo multiplicar as cores da névoa ficam mais nitidas, e escolhendo inverter as partes claras da imagem ficam escuras e vice-versas, é meu efeito preferido pois em geral faz seu mapa ficar obscuro. Magnitude é quantas vezes a imagem da névoa é ampliada na sua visualização (100 = nenhuma ampliação, 200 = 2x maior), SX e SY são respectivamente a velocidade horizontal e vertical que a névoa se mexe, deixar ambas em 0 fará ela não se mexer. Vejam alguns efeitos legais que consegui para o mapa:

    Fog = 001-Fog01 (RTP) , Opacidade = 150, Sinteticidade = Inverter, Magnitude = 200

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Medok

    Fog = Esta:
    Spoiler:
    Opacidade = 80, Sinteticidade = Inverter, Magnitude = 200

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Medo2

    É isto, chegamos ao fim desta aula de mapeamento. Se você ficou com preguiça então mapeamento não é para você meu amigo. O método Kuraudiano é realmente longo e exige tempo do usuário, as vezes fico mais de 2,3 horas tentando fazer um mapa como este que fiz agora em tamanho 60x60. Veja bem, mapear é como pintar um quadro para expor numa galeria de arte, tem que ser feito minuciosamente e com qualidade.

    Quando tiver tempo, aula de Cavernas!!!


    _________________
    Antes de postar, leia as regras
    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas AIymW
    Fato Sobre George R. R. Martin:
    Fudo-Yusei
    Fudo-Yusei
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 488
    Créditos : 19

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Fudo-Yusei Sex Dez 09, 2011 5:05 pm

    Simplesmente Perfeito Obg


    _________________
    O Selo foi Quebrado!

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Ass%2520is%2520broken
    Gabriel Lenz
    Gabriel Lenz
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 660
    Créditos : 20

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Gabriel Lenz Sex Dez 09, 2011 5:57 pm

    Um tópico como esses, não merece ser desvalorizado.
    Muito bom cara, vou aplicar no VX.

    +1 Crédito.
    Blackraato
    Blackraato
    Membro Ativo
    Membro Ativo


    Mensagens : 299
    Créditos : 17

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Blackraato Sex Dez 09, 2011 6:18 pm

    Vou colocar isso no meu game vlw :S

    +1Creed


    _________________
    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas AIymW
    BrunoFox
    BrunoFox
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Mensagens : 1531
    Créditos : 32

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por BrunoFox Sex Dez 09, 2011 6:37 pm

    Kuraudo muito bom mais nao concordo com uma coisa, distribuir aleatoriamente TODAS as arvores da uma impressão tipo o cara fez o mapa correndo so espalhou as arvores e nem todas arvores sao aleatorias mais nem tão juntas :s mais se souber fazer o mapa com tempo e paciencia pode ser aleatorio e fica bonito mais o povo ve tutorial e faz correndo.


    _________________
    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas CHlkxwf
    Kuraudo
    Kuraudo
    Colaborador
    Colaborador


    Medalhas : Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Trophy11Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas 94Jxv
    Mensagens : 961
    Créditos : 75

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Kuraudo Ter Dez 13, 2011 6:39 pm

    Obrigado a todos, espero ser util.

    Deidara: Sim, vc tem razão, o trabalho não deve ser totalmente aleatório, seria bom olhar o q esta se fazendo, pq pode vir a mente algo do tipo "esta arvore ficaria melhor ali..."


    _________________
    Antes de postar, leia as regras
    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas AIymW
    Fato Sobre George R. R. Martin:
    tenchuzinho
    tenchuzinho
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 574
    Créditos : 10

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por tenchuzinho Sex Dez 16, 2011 10:09 pm

    Como coloca fog pfr me diz cara eu n sei mecher em eventos e essas coisas no RMXP so uso EO ! pfr fala como coloca fog?

    Edit: Aprendi e so ir no banco de dados e escolher otileset !


    Última edição por tenchuzinho em Sex Dez 16, 2011 10:20 pm, editado 1 vez(es)


    _________________
    Very Happy
    Nanzin
    Nanzin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 1550
    Créditos : 252

    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Nanzin Sex Dez 16, 2011 10:10 pm

    Muito bom, mais axo que para o RMXP Floresta eu prefiro utilizar os Tiles do RMVX!
    sao melhores!

    +1 creed


    _________________
    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Npvo

    Para Aqueles que gostam de Min e de meu Trabalho;
    Upem Meu Pet nao custa nda!!


    Pet:

    Conteúdo patrocinado


    Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas Empty Re: Aula de Mapeamento em RMXP do Kuraudo #1 - Florestas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:34 pm