Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Criando banco de dados firebird

    GripeBovina
    GripeBovina
    Novato
    Novato


    Mensagens : 23
    Créditos : 15

     Criando banco de dados firebird Empty Criando banco de dados firebird

    Mensagem por GripeBovina Sáb Dez 04, 2010 8:30 pm

    Para realizar essa tarefa você precisará ter em sua máquina o SGBD Firebird e o IBExpert. Se você ainda não possui esses programas vamos baixá-los. Primeiro o Firebird, faça o download da versão 2.1.1 e em seguida Click Aki e faça o download da versão trial do IBExpert. A instalação do Firebird e do IBExpert não possuem nenhuma configuração diferenciada, sendo uma instalação que considero normal e fácil de ser executada e por isso não tratarei aqui dessa parte.

    Criando o banco de dados

    Para exemplificar como criar um banco de dados no Firebird, vou criar um banco de dados simples, de um cadastro de livros. Não estarei aqui preocupado com todos os campos possíveis (pois não é esse meu intuito), mas sim em ensinar como criar um bd no Firebird.

    Após a instalação dos programas, crie uma pasta no drive C:/ com o nome de BDFirebird e depois abra o IBExpert através do caminho Iniciar – Programas – HK-Software – IBExpert – IBExpert e clique em Database – Create Database, para que possamos criar da base de dados. No campo Server defina como Local e em Database digite C:/BDFirebird/bdfirebird.fdb, em Username coloque SYSDBA e em Password masterkey, em Pagesize defina em 4096 e Charset em ISO8859_1e clique em Ok.
    Registrando o banco de dados

    O banco de dados Firebird (.fdb) já está criado, mais é necessário registrarmos ele no IBExpert para que possamos moldá-lo no programa. Ao clicar em Ok abrirá automaticamente a tela Database Registration se por algum motivo essa tela não abrir basta clicar no menu Database e em Database Registration. Agora em Server Version selecione a versão do Firebird que você tem instalado na máquina, nesse caso a 2.1 em Database Alias de um apelido para o banco, no caso vamos colocar BD_Firebird e em Path to ISC4.gdb coloque C:/BDFirebird/BDFirebird.fdb e clique em Register. Você verá agora o banco registrado do lado esquerdo do IBExpert, dê dois cliques nele e poderá ver a estrutura que foi criada como Domains, Tables, Views, Procedures, entre outros.

    Criando Tabelas

    Agora vamos criar algumas tabelas nesse banco de dados, que por enquanto está vazio. Clique com o botão direito sobre Tables e em New Table e aparecerá a estrutura mostrada na figura abaixo. Em Field Name codigo e em Field Type integer, dê dois cliques em PK (chave primária) para que esse campo seja definido como chave primária dessa tabela. Na próxima linha escreva nome na coluna Field Name e VarChar na coluna Field Type, em size coloque 50 e marque a coluna Not Null. Veja que é bem simples para quem já tem algum conhecimento em construção de banco de dados, faça o mesmo procedimento para criar o campo autor e ISBN (número de registro do livro) e pronto essa tabela já está pronta.

    Esse exemplo creio que seja o suficiente para entender o funcionamento do IBExpert que é muito simples e prático para criação de banco de dados no Firebird, Interbase e Yaffil.

     Criando banco de dados firebird Ibexpert1

    Conclusão

    Como havia dito no início do artigo, a finalidade aqui não é ensinar conceitos de banco de dados, e sim como criar um banco de dados no Firebird utilizando o IBExpert, qualquer dúvida dentro dessa proposta deixe um comentário que estarei a disposição para responder.

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 8:33 pm