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LeonM²
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    Mensagem por Satheios Sex Jan 13, 2012 5:24 pm

    Comandos de RGSS
    Neste tópico irei mostrar alguns comandos importantes usados em RGSS (Ruby Game Scripting System].

    - Chamar Scene

    Código:

    $scene = Scene_X.new

    Usando esse comando você chama uma scene, substitua o X pelo nome da Scene a ser chamada.


    - Sair do Jogo

    Código:

    $scene = nil

    Neste comando é definido definido o valor nil (nulo) a variavel $scene, fazendo com que o jogo seja encerrado.


    - Colocar mapa como fundo de scene

    Código:

    @spriteset = Spriteset_Map.new

    Este comando é usado para fazer com que o fundo de uma scene, ao invés de ser preto, mostre o mapa do jogo.


    - Chamar Janela

    Código:

    @playtime_window = Window_PlayTime.new

    No código acima estou chamando a janela de tempo do jogo, no lugar de "Window_PlayTime" coloque o nome da Window(janela) que você quer chamar.

    Código:

    @playtime_window.x = 0

    Depois de chamar a janela, podemos mudar a posição x (horizontal) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor zero.

    Código:

    @playtime_window.y = 224
    Podemos mudar tambem a posição y (vertical) dela na tela, para esta janela foi atribuito o valor 224.

    Código:

    @playtime_window.opacity = 0
    Usando esse comando podemos mudar a opacidade (transparencia) da janela, se for colocado o valor 0, a janela vai ficar transparente, mostrando somente o conteúdo dela.


    - Teleporte

    Código:

    $game_map.setup(00X)
    Teleporta o player para um mapa, troque X pela id do mapa desejado.

    Código:

    $game_player.moveto(X,Y)
    X é a posição horizontal do player no mapa que será teleportado
    Y é a posição vertical do player no mapa que será teleportado


    - Clima

    Código:

    $game_screen.weather(X, Y, Z)
    Este comando chama a opção de clima, em X coloque o tipo de clima ( vai de 0 até 3, onde 0 é nada, 1 é chuva, 2 é tempestade, e 3 é neve) , em Y coloque a força do efeito de clima, vai de 1 até 9, e em Z coloque a duração do efeito.


    - Tremor

    Código:

    $game_screen.start_shake(X, Y, Z)
    Este comando faz acontecer um tremor na tela, em X coloque a força do tremor ( vai de 1 até 9 ), em Y coloque a velocidade do tremor ( tambem vai de 1 até 9 ), e em Z coloque a duração do tremor.


    - Usar/Manipular Switch

    Código:

    $game_switches[X]
    Este comando faz a leitura da switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

    Código:

    $game_switches[X]=true
    Este comando ativa a switch desejada, substitua o X pela id da switch que você quer usar.

    Código:

    $game_switches[X]=false

    Faz o mesmo que o comando acima, mas ao invés de ativar a switch ele desativa.

    Usando esses comandos é possivel fazer condições de ativação de switch no script:

    Código:

    if $game_switches[1]==true
    @ativar = true
    end
    No exemplo acima, estou atribuindo o valor "true" para a variavel "ativar" se a switch de id 1 for ativada.


    - Usar/Manipular Variáveis

    Código:

    $game_variables[X]

    Semelhante ao comando de switch mostrado anteriormente, esse comando faz a leitura do valor de uma variavel, substitua o X pelo id da variavel desejada.

    Código:

    $game_variables[X]= 1
    Atribui um valor para a variavel X, coloque um número depois do sinal de igual, como exemplo coloquei o número um, esse será o valor da variavel.

    Código:

    $game_variables[X]+= 5
    Este comando pega o valor da variavel o soma com o que está depois do sinal de igual. Por exemplo: usei o número 5 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 2, depois de usar esse comando o valor da variavel passaria a ser de 7 (2+5 = 7)

    Código:

    $game_variables[X]-= 2
    Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de adicionar algo ao valor da variavel, este comando tira. Por exemlpo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 3 (5-2 = 3)

    Código:

    $game_variables[X]*= 2
    Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a subtração de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a multiplicação. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 5, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 10 (5*2 = 10)

    Código:

    $game_variables[X]/= 2

    Semelhante ao comando anterior, mas ao invés de fazer a multiplicação de um valor para adicionar ao valor da variavel, este comando faz a divisão. Por exemplo: coloquei o número 2 no comando acima, se o valor da variavel X fosse igual a 10, depois de usar esse comando o valor da variavel seria 5 (10/2 = 5)


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    Última edição por ~ Felipe ' em Seg Abr 30, 2012 3:53 pm, editado 2 vez(es)


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    Mensagem por LeonM² Sex Jan 13, 2012 5:27 pm

    bem legal tem uns que eu ñ conhecia vlw por postar
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    Mensagem por Nanzin Sex Jan 13, 2012 5:35 pm

    heheh conhecia todos Very Happy

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    Mensagem por Satheios Sex Jan 13, 2012 5:43 pm

    Bom Nanzin, todos sabem que provavelmente você saberia todos AHSUIAhsuiAHSUIAhui

    Nada não Leon Successful


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    Mensagem por Alan_Hearshel Qui Fev 16, 2012 4:08 pm

    Mto bom cara, ta m ajudando mto.
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    Mensagem por Valentine Seg Abr 30, 2012 3:43 pm

    @Vinks/Felipe
    Recebi uma denúncia anônima referente a isso:
    Créditos:
    Vinks por criar/disponibilizar aqui.
    Porque existe um tópico igual a esse na Dungeon Makers
    http://www.dungeonmakers.com.br/forum/index.php?topic=3720.0
    Criado pelo TaijovuNeji em 26 de janeiro de 2010, dois anos antes desse seu tópico.
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    Mensagem por Satheios Seg Abr 30, 2012 3:52 pm

    Opa, desculpe. Pensei que tinha colocado os créditos.
    Sorry Successful


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    Mensagem por Wolf Qui maio 03, 2012 11:52 am

    + 1 credito!


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