Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Aula 7 - Nossa Primeira Scene

    MickeyRocknn
    MickeyRocknn
    Iniciante
    Iniciante


    Mensagens : 71
    Créditos : 9

    Aula 7 - Nossa Primeira Scene Empty Aula 7 - Nossa Primeira Scene

    Mensagem por MickeyRocknn Sáb Abr 28, 2012 1:27 pm

    Vi Esta Aula No Aprendiz RPG É Vou Disponibilizar Aqui. Criador: Lucaswf1

    Começando
    Para iniciar uma scnene, não podemos utilizar métodos quaiquer. Em uma scene e em vários scripts utilizamos métodos especiais chamados de construtores, são eles:

    initialize
    Método de inicialização, usamos geralmente para inicializar atributos e coletar parâmetros do mundo externo (outros scripts).

    main
    Método principal, onde estabelecemos o conteúdo da scene e o seu loop principal.

    O loop
    Na verdade essa aula seria sobre loops, porém deixaremos para a próxima, o que nos interessa saber é que um loop é um ciclo, ele tem a mesma funcionalidade do comando ciclo dos eventos.
    Loop é um comando que executa continuamente um conjunto de comandos que estabelecemos até que utilizemos um comando para parar.

    Exemplo:


    l = 5
    loop do
    l += 5
    if l > 2000
    break
    end
    end


    Nesse exemplo, definimos que l vale 5 e depois entramos em loop, nele fomos somando 5 até chegar a 2000, ai finalizo o loop com o comando break

    return e break
    Eu já havia falado do comando return, venho agora trazer o comando break, os dois tem quase a mesma função, vamos as diferenças.


    var = rand(4)
    if var == 3
    var += 3
    return
    else
    break
    end


    var += 10
    Nesse código, definimos que var será um número qualquer, se var assumir o valor 3 ela soma mais 3 e ai aparece o comando return, com esse comando o script encerra o método e vai para o último end do próprio (não do script, do método) assim não soma 10, porém se var não assumir o valor 3 aparece o comando break, esse comando leva a execução para após o 1º end que encontrar, nesse caso, irá somar 10. (claro que mesmo sem o break ele iria somar, mas minha criatividade pra exemplos está baixa)


    Botando em prática
    Vamos criar hoje uma scene simples, será uma tela de apresentação, para isso crie um novo espaço acima do main e coloque a nossa classe
    class Scene_Presets
    Mude o nome como quiser, agora vamos ao primeiro método, o nosso construtor, como não utilizaremos parametros, até por que não vimos isso ainda, vamos assim para o método main, assim:
    def main
    Agora entramos em um problema, como nosso script será iniciado bem no início do programa, temos que inicializar o sistema, com o tempo veremos mais detalhes a respeito agora nos basta:
    $data_system = load_data("Data/System.rxdata") #vai carregar o sistema da pasta data
    $game_system = Game_System.new #estabelecemos o objeto game system, inicializando-o (ele tem um construtor como o nosso)
    Feito isso, precisamos criar o conteúdo do nosso script, vamos usar então uma imagem já que ainda não sabemos fazer janelas. Vamos chamar nossa imagem de @logo, assim:
    @logo = Sprite.new #dizemos que #logo é uma sprite(imagem)
    @logo.bitmap = RPG::Cache.title("Imagem.png") #aqui dizemos qual imagem iremos utilizar no nosso script, como deixei a imagem ficará na pasta title com o nome Imagem.png.
    Antes de prosseguir, crie uma imagem para ser o logo, fáça-a com 640x480 píxels (tamanho da tela) e insira-a dentro da pasta titles!
    @logo.opacity = 0 #estabelecemos uma opacidade para a imagem
    @opacity = 0 #estabelecemos uma variável para nosso efeito de fade
    Graphics.transition #estabelece que os gráficos irão se alterar
    Agora criamos nosso loop
    loop do
    Graphics.update #serve para atualizar a tela
    update # método update que faremos a seguir
    if $scene != self #condição, se a scene for diferente da scene que estamos trabalhando
    break #termina a execução do loop
    end
    end
    terminado o loop, finalize o método.


    Vamos agora fazer nosso método de atualização, como vimos o nosso loop, irá executar continuamente um método chamado update, temos agora que definir o que nosso método fará cada vez que for executado.
    def update
    @opacity += 1
    @logo.opacity = @opacicy
    if @opacity > 255
    $scene = Scene_Title.new
    end
    end
    Explicando...
    Precisamos definir o que será feito cada vez que o update for executado, nossa tela de logotipo terá o efeito de fade, ou seja, começa transparente e vai aparecendo, é por isso que estabeleci uma variável, a que chamei de @opacity, cada vez que eu executar a atualização, a minha variável aumentará em 1 o seu valor, após isso defino que a opacidade do objeto @logo, terá o valor da variável @opacity, para finalizar crio uma condição, quando a variável chegar em 255, abrirá a tela de título!!
    Para usar a scene, vá no main e mude o Scene_Title.new por Scene_Presents.new, você não precisa chamar nenhum método pois usamos um construtor.

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 11:54 am