Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


    Curso de HTML - Aula 5 - Inserindo Imagens

    Lief
    Lief
    Desenvolvedor
    Desenvolvedor


    Mensagens : 833
    Créditos : 50

    Curso de HTML - Aula 5 - Inserindo Imagens Empty Curso de HTML - Aula 5 - Inserindo Imagens

    Mensagem por Lief Ter Dez 25, 2012 8:13 pm

    [Autor: Gleison]
    Curso de HTML - Aula 5 - Inserindo Imagens Aulcj0




    POR QUE USAR IMAGENS?
    A razão é muito simples, é como ler um livro, você presta mais atenção quando o mesmo tem figuras certo?. Nas páginas da internet é igual com uma ressalva quando estão na frente de um monitor a paciência do usuário diminui, sendo assim o sucesso de sua página pode significar o sucesso ou o fracasso da sua página.




    QUAIS IMAGENS SÃO ACEITAS?
    O HTML aceita 3* tipos de imagens, são elas:

    GIF: O principal formato caracteriza-se pelo pequeno tamanho, tamanho esse proporcionado por ter um limite Maximo de 256 cores, ou seja, se sua imagem tem menos de 256 cores o ideal é salva-la em GIF porem se tiver mais de 256 na hora de salvar a imagem irá perder cores, caso tenha muitas cores isso acarretará numa perda considerável de qualidade.
    Outra característica é o Canal “Alpha” de transparência, como assim. Toda imagem em um com**Censurado**dor nada mais é que um “quadrado”, quando encontramos uma imagem que aparentemente não tem esse formato é porque o restante que forma o quadrado está com uma cor transparente, e é isso que o GIF. Tem com ele você pode criar uma imagem que aparentemente não é um quadrado

    JPEG: Este é o formato fotográfico, ou seja, nele não há limite de cores, sendo assim ideal para imagens com mais de 256 cores, o único inconveniente é que devido a qualidade costuma ter um tamanho relativamente grande.
    Outra característica é a ausência do canal “Alpha” de transparência, ou seja, neste formato não se pode ter imagens que não sejam quadrados já que se ocorrer isso aquilo que deveria ser transparente ficará na cor Branca.

    *PNG: Este é um novo formato que irá substituir o JPEG e o GIF futuramente, atualmente não é muito difundido e nem muito compatível com os navegadores. O PNG nada mais é do que a união do GIF e do JPEG, sendo assim em um documento PNG pode ter imagens com mais de 256 cores e com um fundo transparente.

    OBS: O PNG AINDA NÃO E TOTALMENTE DIFUNDIDO, SENDO ASSIM AINDA NÃO É MUITO COMPATÍVEL COM MUITAS VERSÕES DE NAVEGADORES.




    INSERINDO IMAGENS
    Para se inserir imagens utilizamos o tag com o atributo SRC Volte ao ex2.html e adicione os seguintes tag para que fiquem como o abaixo, copie qualquer imagem GIF ou JPEG para a mesma pasta do arquivo, lembrando que no local onde foi inserido a imagem verdetela.jpg(a imagem verdetela foi usada no meu caso apenas como uma forma de ilustrar o uso das tags) você deve
    inserir o nome da sua imagem e o respectivo formato.



    </font>Exercício 2<font color="blue">



    </b></i>




    Este é o meu Segundo exercício de HTML,

    E nele irei aprender a formatar o texto.



    Salve seu arquivo e abra-o no navegador, veja que agora temos uma imagem após o texto em vermelho.




    ADICIONANDO TEXTO ALTERNATIVO E BORDAS
    Você já deve ter reparado que algumas imagens exibem uma legenda quando posicionamos o mouse sobre elas, isso é definido pelo atributo ALT o atributo BORDER insere uma borda em volta da imagem, ambos devem ser usado junto com img.
    Volte ao ex2.html e adicione os seguintes tag para que fiquem como o abaixo.



    </font>Exercício 2<font color="blue">



    <*/i><*/b>


    alt=”Minha Imagem” border=”3”>

    Este é o meu Segundo exercício de HTML,

    E nele irei aprender a formatar o texto.



    Salve seu arquivo e abra-o no navegador, posicione o mouse sobre a imagem veja que agora é exibida uma legenda na imagem com o texto “Minha Imagem” além de uma borda na imagem.




    REFERENCIAS ABSOLUTAS OU RELATIVAS
    Este é um assunto na qual você deve prestar muita atenção, você deve estar lembrado que foi pedido que se colocasse a imagem na mesma pasta do arquivo HTML, más por quê?
    A resposta é simples, todo arquivo que inserimos no HTML é referenciado ou seja é chamado só que para isso devemos informar o local onde o arquivo está e para isso podemos fazer de dois jeito, são eles:

    Referencia Absoluta ou Link Direto: Sua característica é colocar o endereço completo do arquivo. Entendendo melhor um exemplo dessa referencia ficaria assim: “http://www.meusite.com/minhaimagem.gif”, perceba que foi indicado o local exato do arquivo.

    Referencia Relativa ou Link Relativo: Sua característica principal é colocar o arquivo na pasta da pagina ou dentro de outras pastas sendo que a pasta deverá estar junto da página. Entendendo melhor um exemplo dessa referencia ficaria assim:
    “minhaimagem.gif”, perceba que não foi indicado o local exato do arquivo.
    Outra forma de usar a relatividade e o link “imagens/verdetela.gif”, neste caso eu informei que o programa deve procurar a imagem dentro da pasta imagens que está junto da página.
    Outra forma de usar a relatividade e o link ../verdetela.gif”, neste caso eu informei que o programa deve procurar a imagem dentro de uma pasta anterior da atual onde está o arquivo.




    QUAL É A DIFERENÇA PRATICA?
    Vamos pensar, estamos criando um site na pagina nos vamos inserir uma imagem denominada a mesma usada no exercício anterior, primeiramente vamos inserir a imagem com um link absoluto, ou seja, com o endereço completo, se você estiver criando o site Off-line digite o endereço que aparece na barra de endereço do seu sistema operacional. Digite o seguinte código.



    </font>Exercício 4<font color="blue">


    ”Minha



    Lembrando que o caminho aqui apresentado deve ser mudado pelo caminho usado em seu PC.

    Salve seu arquivo com o nome ex4.html e abra-o no navegador, aparentemente tudo está normal, agora vá ate a pasta da imagem e mova o arquivo ex4.html e a imagem para qualquer outra pasta, volte ao navegador e abra á pagina, perceba que no lugar da imagem aparece um X indicando que a imagem não foi encontrada. Mas por que?
    A resposta é simples quando você inseriu o link você disse para o programa que a imagem estaria obrigatoriamente naquela pasta quando você mudou os arquivos de lugar a imagem não pode ser encontrada no local indicado. Agora retorne os arquivos e atualiza o navegador, perceba que a imagem voltou.

    Agora vamos fazer usando link relativo no código acima apague onde esta escrito
    file:///c:/Documents and Settings/Gleison/Desktop/ e salve o documento, vá ate o navegador e atualize a pagina, veja que nada mudou, porem agora mova os arquivos da pagina e da imagem para o mesmo local daquela hora e abra a pagina, veja que agora a imagem aparece, você deve estar se perguntando o que aconteceu agora?
    A resposta e simples, quando você digitou apenas o nome da imagem você informou ao programa que ele deveria procurar a imagem na mesma pasta onde estava a pagina sendo assim ela funciona normalmente, agora retorne os arquivos ao local de origem.




    QUANDO USAR ABSOLUTO OU RELATIVO?
    Deve se usar links relativos quando está sendo criado um site que será en**Censurado** para o servidor via FTP, ou seja, você vai enviar os arquivos e pastas para o servidor da maneira que estão em seu com**Censurado**dor, assim caso resolva mudar de servidor basta fazer upload de tudo de novo para o novo servidor e terá a vantagem de não ter que atualizar os links.


    Deve se usar links absolutos quando está sendo criado um site que não será en**Censurado** para o servidor via FTP, ou seja, você vai criar a pagina no servidor através de um assistente ou digitando os códigos os arquivos serão en**Censurado** via assistente e o servidor se encarregará de lhe dizer qual é o link do arquivo sendo assim você deverá informar o link completo para o arquivo a desvantagem é caso resolva mudar de servidor terá de atualizar os links tudo de novo.




    Exercício

    Crie uma pagina:
    Nome:exepratico2.html
    Titulo:Exercicio Pratico 2
    Texto Centralizado: Aulas de HTML
    Pule uma linha
    Texto restante na cor: #0000FF

    Texto Restante: Esse é o meu segundo exercicio prático, (ir para proxima linha)
    e nele pretendo praticar o que foi aprendido ate agora.(ir para proxima linha)
    Inserir 3 imagens>: 1 com borda 3 centralizado,(ir para proxima linha)
    1 com borda 5 a direita,(ir para proxima linha)
    1 sem borda a esquerda.
    Crie como foi citado inclusive respeitando as quebra de linha.




    Legenda:

    Texto azul = Códigos e atributos do HTML
    Texto Azul em negrito = Codigos a serem adcionados ao codigo já existente.
    Texto preto = Conteúdo da pagina.
    Texto verde = Observações e considerações importantes.




    Perdeu alguma aula?, Quer saber qual é a proxima? Visite o Indice
    Clique aqui

    Clique aqui para visitar o site oficial


    _________________
    A cidade tem medo de mim. Eu vi sua verdadeira face. As ruas são sarjetas dilatadas cheias de sangue e, quando os bueiros transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundice de todo sexo e matanças vai espumar até a cintura e as putas e os políticos vão olhar para cima gritando "salve-nos"... e eu vou olhar para baixo e dizer "não".

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 10:06 am